Imagem de fundo

Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue. Para Libâneo, o plane...

Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue.

Para Libâneo, o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Neste sentido, o planejamento tem a função de

A

dificultar o processo de execução das aulas, planejando com antecedência o professor poderá selecionar o material didático em tempo hábil e saber que tarefas professor e alunos devem executar. Poderá, ainda, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.

B

assegurar a realização do trabalho docente, de modo que a improvisação e a rotina das ações docentes possibilitem ao professor a efetivação de um ensino de qualidade.

C

adaptar os conteúdos do plano, considerando a realidade social do aluno, adequando-os às condições de aprendizagens, aos métodos, técnicas e recursos de ensino, visto que esses conteúdos são diferenciados e variam de acordo com a classe social dos alunos e a realidade de cada escola.

D

expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.

E

evitar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível inter-relacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e avaliação que intimamente relacionada aos demais.