Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Psicologia genética de Piaget

No que se refere ao Quarto Período (1969 a 2001) da História das Ideias Pedagógicas no Brasil, Dermeval Saviani o considera como aquele em que se configurou a concepção pedagógica produtivista. Nessa perspectiva de análise, o autor caracteriza as concepções pedagógicas de acordo com o contexto histórico. Diante disso, qual assertiva a seguir corresponde à análise de Saviani (2008)?

  • A.

    Com base no pressuposto da neutralidade científica e distante dos princípios da racionalidade, a pedagogia produtivista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne subjetivo.

  • B.

    Enquanto na pedagogia tradicional o elemento principal passava a ser a organização racional dos meios; na pedagogia tecnicista, a iniciativa cabia ao professor, que era o sujeito do processo.

  • C.

    Com a aprovação da Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, buscou-se estender essa tendência produtivista por meio da pedagogia tecnicista, na qual a organização do processo converte-se na garantia da eficiência.

  • D.

    Do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia tradicional, a questão central é aprender a fazer; na pedagogia nova, o que importa é aprender; e ainda, na pedagogia tecnicista, o que prevalece é o aprender a aprender.