Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Psicologia genética de Piaget

Luckesi (2009, p. 130; 136) afirma que o interesse político de que o “educando aprenda e se desenvolva, individual e coletivamente” é, em síntese, mediado pela assimilação ativa dos conteúdos socioculturais. Todos os tipos de conteúdos escolares, independente de que área científica for, oferecem cultura ao educando assim como garantem desenvolvimento das suas capacidades cognoscitivas. Nesta dinâmica da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais e do desenvolvimento das capacidades cognoscitivas do educando, existem quatro elementos fundamentais a serem levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem. 


Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE estes quatro elementos:

  • A.

    assimilação introspectiva de conhecimentos e metodologias; capacidade de criticidade; impessoalidade docente; individualidade discente.

  • B.

    assimilação cognitiva; aprendizagem significativa; habilidades tecnicistas (saber fazer); atitudes (querer fazer).

  • C.

    conhecimento introspectivo; assimilação por repetições e criticidade; habilidades (saber fazer); atitudes (querer fazer).

  • D.

    assimilação receptiva de conhecimentos e metodologias; exercitação de conhecimentos, metodologias e visões de mundo; aplicação de conhecimentos e metodologias; inventividade.

  • E.

    assimilação cognitiva de conhecimentos e metodologias; capacidade de criticidade; impessoalidade discente; individualidade docente.