Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Sexualidade

Sobre o desenvolvimento cognitivo de adolescentes, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Na perspectiva piagetiana, os adolescentes chegam ao estágio mais elevado das operações mentais, que é o das operações formais, quando são capazes de formular pensamentos abstratos. Podem aprender álgebra e cálculo, apreciam metáforas e alegorias, pensam em termos do que poderiam ser, imaginam possibilidades, geram e testam hipóteses.

II. O pensamento do adolescente se organiza a partir da linguagem ou de outro sistema simbólico, como a matemática. Por estes caminhos, ele é competente para formular hipóteses, chegando a conclusões que independem da verdade de fato ou da observação.

III. Ao final da adolescência, as estruturas cognitivas permitem que o pensamento do adolescente seja flexível, versátil e reversível, possibilitando o uso de várias operações cognitivas na resolução de problemas. Tal capacidade de refletir livremente torna possível o estabelecimento de projetos de vida que orientam a sua ação.

  • A. Apenas a afirmativa I está correta
  • B. Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • C. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • D. As afirmativas I, II e III estão corretas