Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação infantil

No contexto da educação infantil, a teoria de Piaget pode auxiliar o professor na organização e na preparação de materiais e estratégias adequadas para os seus alunos. Dessa maneira, em relação à teoria piagetiana, é correto afirmar que:

  • A.

    A aprendizagem é entendida como um dos processos inerentes à construção do conhecimento, pois é realizada por um sujeito ativo que sempre está em interação com os objetos e as pessoas.

  • B.

    No contato com os objetos, com o intuito de conhecê-los, o sujeito realiza um único tipo de ação: mental.

  • C.

    Na busca pela aprendizagem, a criança deve ter um papel ativo, ao contrário do professor, que deve ter um papel de expectador e aguardar a concretização dos objetivos da criança.

  • D.

    A aprendizagem ocorre sempre considerando fundamentalmente a importância dos movimentos corporais e das emoções.

  • E.

    O principal instrumento para a transmissão cultural simbólica e para o desenvolvimento do pensamento é a linguagem.