Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Papel da afetividade na aprendizagem

"A intolerância , a ausência de parâmetros que orientem a convivência pacífica e a falta de habilidade para resolver os conflitos são algumas das principais dificuldades detectadas no ambiente escolar. Atualmente, a matéria mais difícil da escola não é a Matemática ou a Biologia: a convivência , para muitos alunos e de todas as séries, talvez seja a matéria mais difícil de ser aprendida". (CLEO FANTE , 2005)

Para que se possam desenvolver estratégias de intervenção e prevenção do bullying em uma determinada escola, é necessário que a comunidade escolar:

  • A.

    busque auxílio da Guarda Municipal para a solução de impasses e manutenção da ordem, uma vez que determinadas situações extrapolam as possibilidades de ação do corpo docente da escola.

  • B.

    esteja consciente do fenômeno que ocorre - com maior ou menor incidência - em todas as escolas de todo o mundo, independentemente das caracterísitcas culturais , sociais e econômicas dos alunos.

  • C.

    peça ajuda aos líderes religiosos locais, para um trabalho em conjunto, que identifique os valores morais que despertam o respeito às pessoas e às instituições, com vistas ao desenvolvimento da cidadania.

  • D.

    colabore, ajudando a contratar uma terapeuta , uma psicóloga escolar que esteja acostumada a lidar com a resolução de conflitos e com ampla experiência no tratamento de crianças e jovens e seus familiares.

  • E.

    se organize, através de reuniões regulares e de assembleias eventuais - apenas quando for necessário - para decidir coletivamente os objetivos que devem ser alcançados em busca do apoio do Conselho Tutelar.