"A intolerância , a ausência de parâmetros que orientem a convivência pacífica e a falt...

"A intolerância , a ausência de parâmetros que orientem a convivência pacífica e a falta de habilidade para resolver os conflitos são algumas das principais dificuldades detectadas no ambiente escolar. Atualmente, a matéria mais difícil da escola não é a Matemática ou a Biologia: a convivência , para muitos alunos e de todas as séries, talvez seja a matéria mais difícil de ser aprendida". (CLEO FANTE , 2005)


Para que se possam desenvolver estratégias de intervenção e prevenção do bullying em uma determinada escola, é necessário que a comunidade escolar:

A

busque auxílio da Guarda Municipal para a solução de impasses e manutenção da ordem, uma vez que determinadas situações extrapolam as possibilidades de ação do corpo docente da escola.

B

esteja consciente do fenômeno que ocorre - com maior ou menor incidência - em todas as escolas de todo o mundo, independentemente das caracterísitcas culturais , sociais e econômicas dos alunos.

C

peça ajuda aos líderes religiosos locais, para um trabalho em conjunto, que identifique os valores morais que despertam o respeito às pessoas e às instituições, com vistas ao desenvolvimento da cidadania.

D

colabore, ajudando a contratar uma terapeuta , uma psicóloga escolar que esteja acostumada a lidar com a resolução de conflitos e com ampla experiência no tratamento de crianças e jovens e seus familiares.

E

se organize, através de reuniões regulares e de assembleias eventuais - apenas quando for necessário - para decidir coletivamente os objetivos que devem ser alcançados em busca do apoio do Conselho Tutelar.