Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Papel da afetividade na aprendizagem

“É no ambiente escolar que os estudantes podem construir suas identidades individuais e de grupo, podem exercitar o direito e o respeito à diferença. A comunidade escolar precisa refletir no sentido de desvelar o currículo oculto que, ao excluir as diversidades de gênero étnico racial e de orientação sexual, entre outras, legitima as desigualdades e as violências decorrentes delas.” 

http://www.emdialogo.uff.br/content/diversidade -e -pluralidade- no -ambiente -escolar


A escola, cumprindo sua responsabilidade de formar cidadãos, deve, portanto:


  • A.

    criar situações que estimulem os alunos a se apresentarem em público para superar a timidez e a intimidação.

  • B.

    oferecer espaços de reflexão que levem ao conhecimento e respeito das diferentes culturas, à pluralidade social e das leis e normas vigentes.

  • C.

    formar grupos de trabalho e discussão sobre questões relativas ao cotidiano e às dificuldades psicoafetivas dos alunos.

  • D.

    elaborar agenda de visitas guiadas e excursões aos locais de valor histórico e cultural para a cidade em que a escola se situa.

  • E.

    promover festividades de folclore brasileiro e regional, envolvendo a comunidade escolar, famílias e moradores locais.