Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Tendências Pedagógicas

Saviani (2005) considera que, do ponto de vista da pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: na primeira, a preocupação se centra nas “teorias de ensino”, e na segunda a ênfase é posta nas “teorias de aprendizagem”.

Sobre essas duas tendências na história da educação brasileira, é incorreto afirmar:

  • A.

    As reformas pombalinas instituíram as “aulas régias” – disciplinas avulsas por um professor nomeado e pago pela coroa Portuguesa.

  • B.

    O método de ensino mútuo, oficializado com a aprovação da lei das escolas de primeiras letras em 1827, se baseava no aproveitamento dos alunos mais adiantados como auxiliares do professor no ensino.

  • C.

    as piadas críticas obtiveram certa hegemonia na mobilização dos educadores durante os anos 1980, criando motivo suficiente para dar origem a um período diferenciado ao da concepção produtivista de educação, até então.

  • D.

    A concepção pedagógica renovadora teve seu período de emergência e predominância no período de 1932 a 1969.