Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação

A abordagem desenvolvida por Lev Vygotsky (1896-1934), ao estudar, pelo viés psicológico, a questão da interação entre aprendizado e desenvolvimento, corresponde à tese de que existem relações dinâmicas altamente complexas entre os processos de desenvolvimento e de aprendizado, as quais não podem ser englobadas por uma formulação hipotética imutável. Dessa maneira, considerando as questões correspondentes à teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky (2007), é correto dizer que:

  • A.

    Os processos de desenvolvimento coincidem com os processos de aprendizado. Ou melhor, o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e à frente do processo de aprendizado; desta sequenciação, resultam, então, as zonas de desenvolvimento proximal.

  • B.

    A Zona de Desenvolvimento Proximal permite- nos delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, propiciando o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também àquilo que está em processo de maturação.

  • C.

    O nível de desenvolvimento potencial da criança corresponde ao nível determinado através da elaboração de problemas, sem precisar da orientação de um adulto.

  • D.

    O nível de desenvolvimento real refere-se ao nível de desenvolvimento das características físicas da criança que se estabeleceram como resultados de certos ciclos de desenvolvimento incompletos.