Ao discorrer sobre a relação entre as teorias do conhecimento e as práticas pedagógicas de leitura e escrita, Maria Luiza Oswald (1996) identifica a teoria empirista, a teoria interacionista-construtivista e a teoria sociointeracionista como teorias determinantes nas práticas de leitura e escrita. Marque a alternativa que caracteriza a teoria sociointeracionista:
A aprendizagem, segundo os pressupostos sociointeracionistas, pauta-se na repetição, memorização, na cópia, no treino ortográfico, reduzindo as experiências das crianças segundo o modelo estabelecido pelo adulto.
A criança constrói o seu conhecimento com base na interação com o ambiente.
Nesta abordagem teórica, a criança é caracterizada pelos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético sem levaremconta a oralidade, as suas experiências culturais e as condições sócio-históricas em que essas experiências se realizam.
Concebe o conhecimento como síntese de interações sociais, interações essas perpassadas pela história, pela cultura, pelas diferentes linguagens, etc.
A linguagem é concebida como comportamento verbal, e as práticas da escrita, como simples atividades motoras.