Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação

É bastante comum ouvir a ideia de que as experiências vividas pelas crianças na Educação Infantil devem ser compreendidas como uma etapa preparatória para o Ensino Fundamental. Pressupõe-se, então, que devem-se desenvolver determinadas habilidades preparatórias ao aprendizado da leitura e da escrita, que se dará no momento da entrada da criança no primeiro ano.

Desse modo, vai se constituindo uma concepção de que o desenvolvimento precede a aprendizagem e que este se dará privilegiadamente na escola.

Atualmente, e tendo por base os princípios sobre a aprendizagem ressaltados por Vygotsky, pode-se afirmar que a criança:

  • A.

    tem instintos que devem ser moldados com a socialização.

  • B.

    progride de maneira sucessiva, gradual e sistemática.

  • C.

    se desenvolve aprendendo e aprende se desenvolvendo.

  • D.

    percebe as novidades e as condiciona em seu pensamento.

  • E.

    somente aprende por experiência vivenciada e memorização.