Imagem de fundo

As opções a seguir apresentam situações escolares que favorecem a formação do pensament...

As opções a seguir apresentam situações escolares que favorecem a formação do pensamento lógico-matemático, à exceção de uma. Assinale-a.

A

Distribuição de materiais, pedindo que as crianças levem a quantidade suficiente para cada um dos colegas, fazendo intervenções sobre se a quantidade é suficiente, se faltam ou sobram objetos ou, ainda, como pode ser feito para que não sobre nenhum material.

B

Ensino de conservação do número com o auxílio de correspondência um a um, colocando duas fileiras com a mesma quantidade de objetos (contudo, em uma das fileiras os objetos deverão estar mais afastados entre si e, portanto, ocupando maior espaço) e ligando cada elemento de um grupo a um elemento de outro grupo.

C

Manutenção de quadros de registro, indicando a quantidade total de crianças da turma, bem como os estudantes que estão presentes e ausentes em sala de aula.

D

Arrumação da sala de aula, em que as crianças devem separar e categorizar os objetos a partir de critérios; o docente pode rotular caixas, representando, com imagens e números, a quantidade de objetos que nelas devem ser guardados.

E

Votação para atividades do cotidiano, como escolha de um nome para a turma ou de uma brincadeira a ser realizada. Tal atividade tem a função de comparação de quantidades, mas também torna os estudantes participantes das decisões coletivas, favorecendo a autonomia.