Questões de Concurso sobre Gestão democrática

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
378 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A gestão democrática do ensino público é um princípio constitucional (art. 206, inciso VI, da Constituição Federal), reafirmado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 3º, inciso VIII). Assinale a alternativa que está de acordo com esse princípio, considerando a legislação vigente e as políticas públicas atualmente implementadas. Na gestão democrática do ensino público,


A

a tomada de decisões sobre os mais diferentes assuntos, próprios das funções específicas da escola, que constituem atividades administrativas e pedagógicas é de responsabilidade dos profissionais da educação (gestores e professores).


B

o órgão colegiado mais importante da escola é o conselho de classe, constituído por docentes e demais servidores para analisar e apresentar aos gestores sugestões para a solução de questões relevantes para a instituição.


C

predomina o diálogo e a transparência, a instituição promove a participação ativa da comunidade escolar, implementa processos administrativos e pedagógicos mais compreensíveis e acessíveis a todos.


D

a autonomia da instituição prevalece sobre a legislação vigente, possibilitando o estabelecimento de normas próprias de gestão e a definição de suas prioridades curriculares com base na sua realidade específica.

A gestão democrática na escola, fundamentada na colaboração entre família, comunidade e educadores, é essencial para uma educação de qualidade e cidadania ativa. Associe as práticas de participação da comunidade escolar (Coluna A) às suas contribuições para a gestão democrática (Coluna B).


Coluna A


I.Reuniões com famílias.

II.Conselhos escolares.

III.Projetos comunitários.

IV.Assembleias escolares.

V.Parcerias institucionais.


Coluna B


A.Ampliação da integração entre escola e sociedade.

B.Discussão coletiva de decisões pedagógicas e administrativas.

C.Participação das famílias no acompanhamento da aprendizagem.

D.Cooperação com instituições da comunidade.

E.Fortalecimento do diálogo e da transparência institucional.


Assinale a alternativa com a associação CORRETA:


A

I.B, II.D, III.E, IV.A, V.C.


B

I.C, II.B, III.A, IV.E, V.D.


C

I.A, II.C, III.D, IV.B, V.E.


D

I.C, II.A, III.B, IV.D, V.E.

A gestão educacional democrática constitui princípio da educação brasileira previsto na Constituição e na LDB. Ela envolve organização coletiva, participação, descentralização, transparência e construção compartilhada de decisões. Nesse modelo, toda a comunidade escolar ― professores, estudantes, funcionários, famílias e demais atores ― participa da definição das prioridades e da avaliação do trabalho pedagógico. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:


A

Centralização das decisões apenas na direção escolar, por meio de seu representante.


B

Participação da comunidade escolar nos processos decisórios, valorizados todos os atores envolvidos, sejam do espaço interno ou externo à instituição.


C

Exclusão do corpo docente nos planejamentos, devendo o diretor(a) impor sua percepção.


D

Redução dos Conselhos escolares e demais órgãos colegiados.


E

Foco exclusivo na administração financeira, que, em tese, constitui o principal foco de trabalho da Gestão democrática.

Sobre a atuação do Supervisor Educacional no contexto dos processos de gestão democrática na escola, analise as afirmativas a seguir.


I- A atuação é permeada pela constituição de poderes, dada pela política, pela forma de organização, pelos contextos nos quais as unidades educacionais estão inseridas.

II- Entre os supervisores escolares, observam-se diferentes concepções de supervisão, sendo a mais viável a da fiscalização das escolas quanto à documentação e ao cumprimento de exigências legais e da política educacional vigente.

III- Na relação da ação supervisora com as unidades educacionais, existe o jogo interrelacional, constituído de poder, devendo o supervisor desconstruir a relação de cunho autocrático e abdicar do poder obtido pela hierarquia funcional.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

I, II e III.

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as atividades de tratamento de dados pessoais devem observar a boa-fé e alguns princípios. Assinale a alternativa que não apresenta um desses princípios.


A

Responsabilização e prestação de contas: demonstração, pelo agente, da adoção de medidas eficazes e capazes de comprovar a observância e o cumprimento das normas de proteção de dados pessoais e, inclusive, sua eficácia.


B

Acesso restrito: o acesso não é necessariamente gratuito e quaisquer interessados, mesmo os titulares dos dados, para realização de consulta, necessitam de autorização específica do controlador sobre a forma e a duração do tratamento.


C

Necessidade: limitação do tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados.


D

Transparência: garantia, aos titulares, de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial.

Veiga (2002) compreende a gestão democrática como princípio estruturante do projeto político-pedagógico, envolvendo dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras, e exigindo transformações na organização do trabalho escolar. Considerando essa concepção, assinale a alternativa correta sobre essa gestão.


A

Pressupõe a socialização do poder na escola, superando a separação entre concepção e execução, desde que tal participação esteja subordinada às diretrizes definidas pelos órgãos centrais do sistema de ensino.


B

Exige a construção coletiva do projeto político-pedagógico, a participação efetiva dos diferentes segmentos da escola e o repensar da estrutura de poder escolar, de modo a romper com práticas autoritárias e com a dicotomia entre teoria e prática.


C

Fortalece a participação da comunidade escolar ao priorizar instâncias consultivas, preservando a centralização das decisões estratégicas como forma de garantir a eficiência administrativa e pedagógica.


D

Ocorre quando a escola amplia os espaços de diálogo interno, ainda que permaneça como executora das políticas educacionais formuladas externamente, assegurando maior transparência aos processos decisórios.


E

Promove a corresponsabilização dos sujeitos escolares, porém mantém a distinção funcional entre quem concebe e quem executa as ações pedagógicas, a fim de evitar conflitos no interior da organização escolar.

A gestão participativa pressupõe a quebra da estrutura verticalizada de poder nas instituições de ensino, envolvendo todos os segmentos em decisões estratégicas. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)A gestão participativa é limitada ao acompanhamento financeiro, sendo vedada a interferência da comunidade nos processos de organização pedagógica.

(__)O Conselho Escolar é a instância máxima de participação, possuindo caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações da unidade.

(__)O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve ser elaborado por técnicos externos à escola para garantir a isenção e o rigor científico das diretrizes.

(__)A autonomia escolar na gestão participativa não significa independência total, mas a capacidade de gerir-se dentro das normas comuns do sistema de ensino.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, V, F.


B

F, V, F, V.


C

F, F, V, V.


D

V, F, F, V.


E

V, F, V, F.

Analise as afirmativas abaixo, com base na Gestão Escolar e no funcionamento da escola.


1. A concepção autogestionária valoriza a autoridade unilateral do diretor e a comunicação linear de cima para baixo.

2. A concepção técnico-científica de gestão escolar enfatiza a racionalização do trabalho, a hierarquia de funções e a centralização das decisões.

3. A concepção democrático-participativa busca decisões coletivas, articulação entre direção e participação, e acompanhamento sistemático com finalidade pedagógica.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e .


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

No contexto da gestão democrática e da organização do trabalho pedagógico escolar, o serviço de coordenação pedagógica desempenha um papel fundamental na articulação entre o ensino, a aprendizagem e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Sua atuação envolve não apenas o acompanhamento das práticas docentes, mas também a promoção de ações coletivas que visam à melhoria da qualidade da educação.


Com base nessa compreensão, analise as afirmativas a seguir:


I. A coordenação pedagógica tem como finalidade principal acompanhar, orientar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem, visando à melhoria da prática educativa.

II. O serviço de coordenação pedagógica atua de forma isolada, desvinculada do Projeto Político-Pedagógico da escola.

III. O apoio ao trabalho docente, a mediação de conflitos e a promoção da formação continuada dos professores estão entre as atribuições da coordenação pedagógica.

IV. A função do coordenador pedagógico em educação básica se restringe ao controle disciplinar dos alunos e ao cumprimento de normas administrativas.

V. O serviço coordenação pedagógica busca integrar família, comunidade e escola, fortalecendo o processo educativo coletivo.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

I, II e III, apenas.


B

I, III e V, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, II, III e V, apenas.

No livro "Essa escola chamada vida", Frei Betto e Paulo Freire (2000) explicam que há uma grande diferença entre a adjetividade democrática e a substantividade democrática, defendendo a transição da democracia apenas como um adjetivo formal (adjetividade) para a sua vivência como substantivo real e prática cotidiana (substantividade).

Aponte a questão errada a respeito desta temática:


A

Substantividade Democrática é a defesa ativa de uma escola pública-popular, que luta pela democratização das relações e pela superação das desigualdades.


B

A substantividade democrática representa a democracia real, vivida e estrutural, que supera preconceitos e se radicaliza na prática.


C

Os autores criticam a glorificação da democracia sem a vivência popular, o que ele considera uma mentira se não houver participação real.


D

A substantividade democrática exige acolhimento, respeito aos saberes e à autonomia de ser dos(as) educandos(as), “com quem aprendemos e a quem ensinamos na prática comum da liberdade”


E

Os autores defendem que o ponto de partida do processo educativo não é a prática social dos(as) educandos(as) e que o ponto de chegada para novas partidas é a práxis transformadora.

Considerando-se os princípios da gestão democrática, é correto afirmar que é por meio da auditoria dos serviços educacionais ofertados que se dão a participação e a autonomia de estudantes, das famílias e da comunidade local.


C

Certo


E

Errado

A LDBEN 9394/96 reflete e indica o princípio da gestão democrática como estruturante da organização escolar, reconhecendo a importância da participação da comunidade escolar na tomada de decisões. Tais princípios e propostas devem se materializar em Órgãos colegiados tais como: conselhos, participação no planejamento e transparência em todas as ações institucionais. Assinale a alternativa que comenta CORRETAMENTE esse princípio:


A

A gestão democrática pressupõe participação efetiva da comunidade escolar nos processos decisórios, bem como discussões coletivas em torno das demandas da instituição, propiciando um ambiente de fato democrático.


B

A gestão deve ser centralizada exclusivamente na figura do diretor, de preferência indicado por um representante político.


C

A participação social deve ser consultiva e não deliberativa.


D

A gestão escolar deve priorizar exclusivamente metas financeiras, pois é para isso, somente isso, que existe a figura do diretor ou diretora escolar.


E

A gestão democrática é opcional para instituições públicas, devendo apenas indicar e ou aceitar quem foi indicado ao cargo administrativo.

Sobre o princípio de Gestão democrática, pode-se afirmar como incorreto o que se apresenta em:


A

A gestão democrática na educação pública configura-se como um processo político-educativo que organiza recursos tangíveis e intangíveis.


B

A gestão democrática visa a promover diálogos críticos entre os diversos saberes presentes nos espaços intra e extramuros da escola.


C

Embora a escola possa reproduzir desigualdades sociais, a gestão possui potencial emancipatório, apropriando-se e reelaborando saberes historicamente acumulados.


D

A gestão democrática busca garantir direitos, descentralizar decisões e flexibilizar processos por meio do diálogo, sempre com perspectiva mediadora e voltada à transformação social.


E

O gestor deve unilateralmente promover ações que prezem pelo bem comum do colégio, centralizando decisões em nome da comunidade escolar.

No âmbito das políticas públicas educacionais brasileiras, a gestão escolar democrática é compreendida como princípio norteador da organização institucional da escola pública. À luz desse princípio e de sua fundamentação político-pedagógica, assinale a alternativa CORRETA.


A

A democracia no contexto escolar, por envolver múltiplos interesses, deve adotar modelos gerenciais com hierarquias flexíveis que preservem a autoridade pedagógica do gestor frente à imprevisibilidade das dinâmicas participativas.


B

A gestão participativa na escola pública deve articular os sujeitos coletivos da comunidade escolar como protagonistas do processo educativo, o que exige reconhecer a dimensão política da escola como espaço de disputa, negociação e construção de consensos parciais.


C

O princípio democrático, quando aplicado à gestão escolar, exige que os processos participativos sejam condicionados por estruturas representativas fixas, cuja função é garantir estabilidade administrativa e previsibilidade nas ações pedagógicas.


D

A gestão democrática implica processos de escuta e deliberação que favorecem a descentralização decisória, mas sua efetivação requer a filtragem técnica das demandas comunitárias, a fim de manter a coerência com os planos institucionais

Existem relações entre a elaboração do Projeto Político-Pedagógico-PPP e os princípios da Gestão Democrática, os quais se efetivam CORRETAMENTE por:


A

Aprovação exclusiva do diretor.


B

Participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, envolvendo famílias, comunidade escolar, pares da escola, dentre outros.


C

Elaboração por consultoria externa.


D

Definição exclusiva das Secretarias de Educação.


E

Restrição ao corpo docente.

Na gestão de uma unidade de Educação Infantil, a Liderança deve promover o trabalho coletivo e o diálogo. A principal meta da liderança democrática, no contexto do PPP, é a seguinte:


A

Centralizar todas as decisões administrativas no diretor.


B

Garantir a autonomia total do professor em sala de aula.


C

Impor as decisões da Secretaria de Educação.


D

Compartilhar as decisões, as conquistas e os fracassos entre todos os membros da escola.


E

Desconsiderar a participação dos pais e da comunidade.

A gestão democrática é um princípio constitucional do ensino público (Art. 206, VI, CF/88) que pressupõe a participação da comunidade escolar e local na tomada de decisões. O Conselho Escolar é uma das instâncias fundamentais para a efetivação desse princípio, atuando não apenas como órgão consultivo, mas também deliberativo e fiscalizador. Considerando as atribuições e a natureza da gestão democrática na legislação educacional, analise as afirmativas a seguir:


I.A gestão democrática limita-se à eleição direta para diretores, não englobando a participação da comunidade nas decisões pedagógicas, financeiras ou administrativas da escola.

II.O Conselho Escolar deve ter representação paritária ou proporcional de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários) e possui poder de deliberação sobre o projeto político-pedagógico.

III.A autonomia da escola na gestão democrática inclui a capacidade de gerir recursos financeiros descentralizados, exigindo transparência e prestação de contas à comunidade e aos órgãos de controle.


Está correto o que se afirma em:


A

II e III apenas.


B

I, II e III.


C

I e III apenas.


D

I e II apenas.

Considerando os fundamentos teórico-críticos da gestão escolar participativa e sua relação com o projeto político-pedagógico, assinale a alternativa que apresenta uma proposição CORRETA e coerente com esse paradigma.


A

A gestão escolar participativa fundamenta-se em princípios deliberativos que valorizam a articulação entre pluralidade social e responsabilidade técnica, reconhecendo que os diferentes sujeitos escolares possuem autoridade decisória equivalente em todas as instâncias.


B

A democratização da gestão educacional exige a superação da dicotomia entre técnico e político, assumindo que a prática participativa é atravessada por disputas de poder, e que o exercício democrático não se reduz a procedimentos, mas a processos de politização da cultura institucional.


C

A gestão democrática, ao contemplar múltiplos atores escolares, precisa garantir processos decisórios regulares e previsíveis, estabelecidos previamente por estatutos, a fim de assegurar a legitimidade das decisões frente aos órgãos superiores do sistema.


D

A função política da gestão democrática está em compatibilizar as metas institucionais com as iniciativas da comunidade escolar, promovendo ações integradas que, embora participativas, evitem conflitos e resguardem o foco na aprendizagem mensurável.

A gestão democrática constitui um dos princípios fundamentais da organização da educação pública brasileira, implicando a participação coletiva, a transparência e a corresponsabilização dos diferentes sujeitos no processo educativo. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A gestão democrática pressupõe transparência nos processos administrativos, pedagógicos e financeiros.


B

A gestão democrática promove a valorização dos diferentes saberes presentes na comunidade escolar.


C

A articulação entre escola e comunidade é um dos pilares para o fortalecimento da gestão democrática.


D

A participação da comunidade escolar deve ocorrer de forma consultiva e simbólica, sem interferência efetiva nos processos de tomada de decisão.


E

A gestão democrática pressupõe o fortalecimento de práticas dialógicas, da escuta qualificada e da mediação de conflitos no cotidiano escolar.

A Lei nº 9.394/1996 (LDB) estabelece a gestão democrática como um dos princípios do ensino público na educação básica. De acordo com o texto legal e os preceitos teóricos sobre a democratização da escola, a implementação desse princípio exige mecanismos institucionais de participação. A respeito da regulamentação e dinâmica da gestão democrática, assinale a alternativa incorreta.


A

A escolha de diretores escolares por meio de processos que combinam critérios técnicos e participação da comunidade é um mecanismo comum que visa fortalecer a autonomia local.


B

A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da instituição de ensino é uma exigência legal expressa no artigo 14 da LDB.


C

Os conselhos escolares, compostos por representantes dos segmentos da comunidade escolar e local, possuem funções de natureza deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora.


D

A autonomia financeira e administrativa das unidades escolares é absoluta e irrestrita, o que desobriga os órgãos colegiados de prestar contas às secretarias de educação e tribunais.


E

A participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes constitui um dos princípios basilares fixados na legislação educacional vigente.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado