A letra a seguir é uma paródia de “Atirei o pau no gato”.Para a contração do mús-cu-lo ...

A letra a seguir é uma paródia de “Atirei o pau no gato”.


Para a contração do mús-cu-lo
Acti-na-na
Miosi-na-na
Não encurtam-se
Só deslizam-se
Sempre com, sempre com
Grande gasto de ATP
Iááááá...



Criar paródias para facilitar a assimilação de determinados conceitos e/ou conteúdos, pode ser uma estratégia válida no ensino de Ciências Biológicas, já que é uma disciplina que estuda a vida e os fenômenos a ela relacionados. Assim, a utilização da música na Biologia, através de paródias, é uma importante ferramenta, podendo ter um efeito negativo caso o aluno a utilize:
A

na divulgação e compreensão da disciplina, tornando-a ainda mais humana.

B

como um instrumento de motivação que pode despertar nele um interesse maior pela disciplina.

C

para despertar sensações ou mesmo emoções, que poderão contribuir na construção de conhecimentos significativos.

D

para compreender meias ideias, procurando o caminho mais fácil e vendo o aprendizado como algo mecânico.

E

para instigar a curiosidade quanto ao novo ritmo da vez, podendo incentivá-lo a criar uma nova paródia para fixação de um novo conteúdo e/ou conceito.