Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Gestão democrática

A letra a seguir é uma paródia de “Atirei o pau no gato”.


Para a contração do mús-cu-lo 
Acti-na-na 
Miosi-na-na 
Não encurtam-se 
Só deslizam-se 
Sempre com, sempre com 
Grande gasto de ATP 
Iááááá... 



Criar paródias para facilitar a assimilação de determinados conceitos e/ou conteúdos, pode ser uma estratégia válida no ensino de Ciências Biológicas, já que é uma disciplina que estuda a vida e os fenômenos a ela relacionados. Assim, a utilização da música na Biologia, através de paródias, é uma importante ferramenta, podendo ter um efeito negativo caso o aluno a utilize:
  • A.

    na divulgação e compreensão da disciplina, tornando-a ainda mais humana.

  • B.

    como um instrumento de motivação que pode despertar nele um interesse maior pela disciplina.

  • C.

    para despertar sensações ou mesmo emoções, que poderão contribuir na construção de conhecimentos significativos.

  • D.

    para compreender meias ideias, procurando o caminho mais fácil e vendo o aprendizado como algo mecânico.

  • E.

    para instigar a curiosidade quanto ao novo ritmo da vez, podendo incentivá-lo a criar uma nova paródia para fixação de um novo conteúdo e/ou conceito.