A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123 na logística está diretamente ligada à eficiência do gerenciamento de estoque, um dos fatores mais críticos para o sucesso de qualquer operação logística. A gestão de estoque é um desafio constante, pois afeta tanto os custos quanto a receita de uma empresa, influenciando diretamente a margem de lucro.
O gerenciamento inteligente de estoque é aquele que permite que gestores e colaboradores tomem decisões rápidas e informadas, possibilitando uma resposta “just in time” às necessidades da empresa. Para alcançar essa eficiência, a segmentação de estoque através de métodos como as curvas ABC, XYZ, PQR e 123 é fundamental.
Uma empresa de e-commerce gerencia um determinado produto que foi classificado como AYQ3. O que esse código de classificação indica sobre o produto?
A: Produto de alta representatividade no estoque, Y: Itens cuja falta causa transtornos moderados, Q: Popularidade média de movimentação, 3: Produto de obtenção fácil.
A: Produto de alta representatividade no estoque, Y: Itens de baixa criticidade, Q: Alta popularidade, 3: Produto de obtenção difícil.
A: Produto de alta representatividade no estoque, Y: Produto essencial para a produção, Q: Popularidade baixa de movimentação, 3: Produto de obtenção fácil.
A: Produto de alta representatividade no estoque, Y: Itens cuja falta é vital, Q: Popularidade média de movimentação, 3: Produto de obtenção difícil.
A: Produto de baixa representatividade no estoque, Y: Produto com alto impacto de falta, Q: Popularidade média de movimentação, 3: Produto de obtenção muito difícil.