Imagem de fundo

A Constituição Federal permite que a União institua empréstimos compulsórios mediante l...

A Constituição Federal permite que a União institua empréstimos compulsórios mediante lei complementar. O art. 148 de seu texto tem a seguinte dicção:


“Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:


I. para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;

II. no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b".

Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.”


De acordo com a Lei Federal nº 4.320/64, o montante do referido empréstimo, exigível pela União após transcurso do prazo para pagamento, será inscrito, na forma da legislação própria, em registro próprio, após apurada a sua liquidez e certeza, como


A

Crédito sujeito à prescrição.


B

Dívida Ativa Tributária


C

Dívida Ativa não Tributária.


D

Crédito Tributário a ajuizar.


E

Crédito não Tributário a ajuizar.