Imagem de fundo

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Ciência da Administração por volta da década d...

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Ciência da Administração por volta da década de 1940, em função da

A

empresa privada norte-americana passar a receber pressões acentuadas com intervenções e controles governamentais. Os empresários viram cair suas margens de lucros e a necessidade de reduzir despesas e de focar mais os resultados do que esforços supérfluos e dispersivos.

B

necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável a todas as formas de organização.

C

necessidade de adequação dos meios aos fins visados segundo critérios universais e baseados na lógica e na crescente utilização das agências de assessoria como elementos para resolver problemas empresariais a baixo custo.

D

experiência de Hawthorne, que teve o mérito de demonstrar que a recompensa salarial, mesmo quando efetuada em bases justas ou generosas, não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho.

E

descobertas de Roethlisberger e Dickson, relacionadas à concepção da fábrica como um sistema social. Para eles, a organização industrial tinha duas funções principais: produzir bens ou serviços e distribuir satisfações entre seus participantes.