Embora não haja definição operacional e universalmente aceita, o sistema da administração da qualidade abrange todos os recursos que a organização utiliza para administrar a qualidade – pessoas, manuais, instrumentos, diretrizes, especificações de produtos e serviços, procedimentos de medição e controle da qualidade real, papel da alta administração, meios para aprimorar o próprio sistema etc. e que segundo (Maximiano), há definições convencionais. Os sistemas de gestão da qualidade podem ser auditados e certificados, de acordo com padrões ou normas. A auditoria do sistema da qualidade é o instrumento para a certificação do sistema da qualidade ISO 9000/9001. Assinale a alternativa incorreta, que não condiz com os princípios da administração da qualidade adotados pela ISO.
Foco no cliente, atender e superar as expectativas dos clientes
Liderança, não havendo necessidade de estabelecer unidade de propósito e criar condições para realizar os objetivos de qualidade
Foco contínuo no aprimoramento
Foco no relacionamento, gerenciando as partes interessadas
Decisões baseadas em evidências, com base na análise e avaliação de dados