

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em relação à gestão de processos de mudança organizacional, assinale a alternativa que apresenta informações, premissas ou estratégias corretas.
A compreensão do contexto e a descrição da situação complexa de análise são pré-requisitos essenciais para o planejamento da estratégia de mudança organizacional; a gestão do processo de mudança deve ser planejada e não contingencial e emergente, visto que possui uma fórmula única e previamente validada em outro campo organizacional.
A gestão do processo de mudança é contingencial e emergente; não possui uma fórmula única e previamente validada; O senso de mudança deve ser tomado com base no paradigma mecanicista ou na perspectiva clássica de gestão, que pressupõe ações deliberadas, objetividade, racionalidade plena, neutralidade, controle amplo e irrestrito (conhecimento e domínio sobre as variáveis).
A mudança pode ser percebida como um processo de aprendizagem das pessoas em suas relações de interação mútua, que se projeta no que se define como organização. Como processo, implica assumir: o imperativo do amplo envolvimento das pessoas; a obtenção de resultados mais substanciais principalmente no médio e longo prazos (período de maturação e assimilação); e a possibilidade de desvios em relação à trajetória inicial estabelecida.
A mudança organizacional não pode ser tomada como resultante do processo de apropriação de elementos exógenos por parte da organização, pois traria receitas prontas não adaptáveis à cultura organizacional que é singular; a abordagem do pensamento sistêmico, sobretudo a linguagem sistêmica, constitui elemento fundamental do processo de compreensão do fenômeno da mudança.
O processo de transformação organizacional a partir da perspectiva humana considera que o objetivo da mudança é trazer satisfação e harmonia ao ambiente de trabalho tanto como fatores de realização e progresso pessoais como causadores de eficiência; o senso de mudança deve ser tomado com base no paradigma mecanicista, ou na perspectiva clássica de gestão, que pressupõe ações deliberadas, objetividade, racionalidade plena, neutralidade, controle amplo e irrestrito (conhecimento e domínio sobre as variáveis).