Em face as constantes mudanças no cenário mundial, em especial no ambiente organizacional, o estilo de administrar pessoas passou a desempenhar papel relevante na moderna reconfiguração das organizações. Essa transição nos papéis da gestão de pessoas fica evidenciado em:
Desempenho de papéis operacionais e estratégicos; foco no negócio; foco externo e no cliente; foco nos resultados e nos fins; parceria e compromisso; proativo e preventivo; consultivo; longo prazo.
Desempenho de papel administrativo; foco na função; foco interno; reativo; solucionador de problemas; foco na atividade e nos meios; curto prazo; policiamento e controle; operacional.
Desempenho de papel com foco na especialização das funções; busca da eficiência interna; administração de recursos humanos; vários níveis hierárquicos; rotina operacional; preservação da cultura organizacional; ênfase nos meios e procedimentos.
Desempenho de papel na prestação de serviços especializados a todos os órgãos da empresa; orientado operacionalmente; objetivos departamentais e táticos; ênfase nas regras e procedimentos; prestação de serviços internos; busca da eficiência interna.
Desempenho com ênfase nos controles operacionais; burocrático; foco na atividade; ênfase nos procedimentos organizacionais; planejamento de curto prazo; foco na manutenção da cultura organizacional.