Imagem de fundo

A evolução histórica dos modelos de gestão de recursos humanos, passando do modelo indu...

A evolução histórica dos modelos de gestão de recursos humanos, passando do modelo industrial, próprio da Administração Científica e da Escola Clássica, para o conceito de gestão de pessoas a partir da Escola de Relações Humanas, e, subsequentemente, para o conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, denota um movimento

A

de fortalecimento e centralização da área de recursos humanos, retirando a anterior autoridade dos gestores dos demais departamentos na organização das tarefas dos subordinados.

B

de maior horizontalização da gestão de pessoas, atribuindo aos gerentes a denominada função de staff, o que acabou gerando um certo empobrecimento de tarefa da área de Recursos Humanos.

C

de descentralização da função de gestão de recursos humanos, com atribuição de responsabilidade de linha para os gestores e função de staff (assessoria e consultoria) para o órgão de Recursos Humanos.

D

que culminou com a ausência de uma estrutura central de gestão de recursos humanos, cabendo aos departamentos gerenciar todos os aspectos dos recursos humanos a estes alocados.

E

que resultou na instituição de um modelo de gestão focada no indivíduo e nas relações interpessoais, colocando fim às antigas funções de staff e de linha próprias dos modelos anteriores.