A matriz importância / desempenho é uma ferramenta simplificada que pode estimular o gestor a traçar o panorama de uma empresa ou processo em relação aos seus concorrentes, podendo ser aplicada para direcionar as ações de melhoria de desempenho com foco nos clientes externos e nos internos.
-
Matriz Importância / Desempenho
-
-
Ela funciona posicionando cada fator competitivo conforme os seus escores nesses critérios, dividindo em zonas de prioridade de melhoramento; a primeira fronteira é a “fronteira inferior de aceitabilidade” mostrada pela linha AB, essa é a fronteira entre desempenho aceitável e inaceitável; a fronteira representada pela linha CD representa uma distinção entre a zona urgente de prioridades e a zona menos urgente de melhoramento; a linha EF pode ser vista como fronteira aproximada entre níveis “bons “e “excessivos”. Considerando que a matriz aborda as quatro zonas, relacione adequadamente as colunas a seguir.
-
1. Zona adequada.
2. Zona de melhoramento.
3. Zona de ação urgente.
4. Zona de excesso.
-
( ) Fatores importantes para o cliente, mas o desempenho é inferior ao dos concorrentes; logo, eles devem ser candidatos a melhoramento imediato.
( ) Ao cair abaixo da fronteira inferior da zona de aceitabilidade, qualquer fator nessa zona irá ser candidato a melhoramento.
( ) Fatores nessa área são de alto desempenho, mas não são importantes para o cliente; deve-se perguntar se vale o investimento.
( ) Fatores competitivos nesta área caem acima da fronteira inferior de aceitabilidade; portanto, são considerados satisfatórios.
-
A sequência está correta em
3, 2, 4, 1.
4, 1, 2, 3.
3, 2, 1, 4.
1, 2, 3, 4.