SWOT é um acrônimo, em inglês, para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Por meio da análise SWOT, são avaliados os pontos fortes e os pontos fracos da organização, como demonstra a figura a seguir:
Em relação às etapas da análise SWOT, é correto afirmar que
para uma análise SWOT equilibrada, em que tanto os pontos positivos quanto os negativos evidenciem exatamente a realidade, superestimam-se os pontos positivos e subestimam-se os pontos negativos da organização.
cada ponto positivo dá origem a uma ou várias oportunidades de negócio que, quando realizadas, possibilitarão à organização alcançar o objetivo criado no planejamento estratégico.
cada ponto negativo dá origem a uma ou várias ameaças de negócio que, quando subestimadas, possibilitarão à organização alcançar o objetivo criado no planejamento estratégico.
cada ponto negativo dá origem a uma ou várias oportunidades de negócio que, quando realizadas, possibilitarão à organização alcançar o objetivo criado no planejamento estratégico.
cada ponto positivo dá origem a uma ou várias ameaças de negócio que, quando detectadas, possibilitarão à organização alcançar o objetivo criado no planejamento estratégico.