Imagem de fundo

Segundo Chiavenato (2012), a liderança “é definida como uma...

Segundo Chiavenato (2012), a liderança “é definida como uma influência interpessoal exercida em dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”. O autor aborda três estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática. Assinale a alternativa correta acerca desses estilos.


A

Na liderança liberal, apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.


B

Na liderança autocrática, o líder procura ser um membro normal do grupo, é objetivo e estimula com fatos, elogios ou críticas.


C

Na liderança democrática, o líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual será seu companheiro de trabalho.


D

Na liderança liberal, tanto a divisão das tarefas como a escolha dos colegas ficam por conta do grupo, sem qualquer participação do líder.


E

Na liderança autocrática, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder.