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A Teoria das Relações Humanas surgiu em oposição à Teoria Clássica de Administração, da...

A Teoria das Relações Humanas surgiu em oposição à Teoria Clássica de Administração, dada a necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho decorrente da aplicação de métodos rigorosos, aos quais os trabalhadores deveriam ser submetidos. A partir dessa mudança de perspectiva, começou-se a enfatizar a importância da satisfação humana para a produtividade, então:

A

pontos como respeito à hierarquia, subordinação à autoridade e relações interpessoais passaram a ser relevantes para o sucesso, porque garantem um clima organizacional saudável e propício ao desenvolvimento

B

princípios como divisão do trabalho, disciplina e prevalência dos interesses gerais passaram a ser ressaltados, pois cada trabalhador passou a ser visto como uma peça importante da máquina (organização)

C

questões como sentimentos, atitudes e relações interpessoais passaram a ser enfocadas, uma vez que teriam uma relação direta com o atingimento dos objetivos pretendidos pela organização

D

conceitos como ordem, disciplina e responsabilidade passaram a ganhar destaque, tendo em vista a prevalência dos interesses organizacionais sobre os interesses individuais