Sobre relações humanas, Annibal Bomfim adota os seguintes conceitos: “relações” correspondem à ideia de estabelecimento ou manutenção de contatos e “humanas” se aplica a tudo o que se refere ao homem, como ser humano. Nessas condições, é correto afirmar que
relações humanas referem-se a aspecto aplicável a todos os casos em que haja necessidade de se estabelecer ou manter contato comercial ou de trabalho.
as relações poderão ser consideradas humanas levando em consideração o fato de que a pessoa é um ser humano com personalidade própria, quando desenvolvidas em ambiente familiar.
as relações poderão ser ditas humanas quando consideram o ser humano com qualidade, passível de cometer erros somente por deficiência fisiológica.
praticar relações humanas implica em atitude a qual deve estar baseada no princípio do reconhecimento e respeito à personalidade dos seres humanos e na comunicação formal.
relações humanas têm a ver com necessidade e com atitude que deve prevalecer no estabelecimento e na manutenção de contato social, comercial ou de trabalho.