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“A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM) foi uma prática de gest...

“A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM) foi uma prática de gestão bastante popular nas décadas de 1980 e 1990 nos países ocidentais. Os conceitos dessa prática, desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran e Feigenbaum, nas décadas de 1950 e 1960, encontraram no Japão o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento durante os anos que se seguiram. No início da década de 1980, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços relativamente baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias.”

Dentre os conceitos básicos de TQM, é CORRETO destacar:

A
enfoque no cliente, melhoria contínua de processos e mensurações de desempenho.
B
parceria com compradores, envolvimento da equipe de vendas e administração envolvida e compromissada.
C
mensurações de desempenho, melhoria contínua de processos e enfoque no custo de pessoal.
D
administração envolvida e compromissada, treinamento de todo o pessoal técnico para melhoria de produtos e processos e competição com fornecedores.