Questões de Concurso #956581
1
Q956581
Administração Geral Abordagem Estruturalista
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - COMPERVE UFRN
Prova: COMPERVE UFRN - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Administrador

O tema da estrutura organizacional foi considerado muito importante, principalmente na década de 1960 e na primeira metade dos anos 1970. Apesar da mudança de ênfase para outros temas da área organizacional, a importância da estrutura para a dinâmica das organizações ainda é reconhecida. A respeito desse tema, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si.

( ) A formalização, uma característica importante da estrutura das organizações, não é um conceito neutro. Quando se acredita que os membros sejam capazes de exercer julgamento e autocontrole excelentes, a formalização é baixa; quando eles são encarados como incapazes de tomarem suas próprias decisões, exigindo um grande número de normas para orientar seu comportamento, a formalização é elevada.

( ) Diversas variáveis estruturais críticas estão diretamente vinculadas à natureza da tecnologia das organizações. Diante disso, aspectos vitais das estruturas organizacionais, como o número de níveis da hierarquia administrativa, a amplitude de controle dos supervisores de primeiro escalão e a proporção de gerentes e supervisores em relação ao restante de pessoal, são afetados pelo tipo de tecnologia utilizada pela organização.

( ) A estrutura organizacional é um meio complexo de controle que é continuamente produzido e recriado em interação e que, ainda assim, modela essa interação. Por isso, afirma-se que as estruturas organizacionais são constituídas e constitutivas.

( ) A complexidade de uma estrutura organizacional está relacionada à quantidade de unidades que a organização possui espalhadas geograficamente e, também, pelo número de divisões e departamentos que podem ser especializados funcionalmente. Outro critério a ser considerado em termos de complexidade da estrutura organizacional é a extensão de sua hierarquia.

A
V – V – F – V – F
B
F – F – F – V – F
C
F – V – V – F – V
D
F – V – V – V – V
E
V – F – V – F – V