Imagem de fundo

Os projetos operacionais permitem a viabilização das metas definidas no planejamento es...

Os projetos operacionais permitem a viabilização das metas definidas no planejamento estratégico de uma unidade de informação. Com relação a esses projetos, assinale a opção correta.

A

Para a elaboração de projeto de implantação de novo serviço de informação, é necessário realizar análise externa e interna da comunidade, fazendo-se prognósticos das variáveis que afetam a necessidade do serviço e montando-se cenários alternativos futuros.

B

A elaboração do plano de contingência é a etapa do projeto operacional em que são estabelecidas formas de acompanhar a execução do projeto.

C

No controle financeiro das atividades do projeto operacional, todas as etapas são agrupadas, calculando-se os volumes de recursos necessários para o custeio básico das operações, formando-se, assim, o orçamento anual, que deve indicar as possíveis fontes de financiamento, desde os recursos provenientes das agências de fomento até os da receita de serviços da própria unidade de informação.

D

Na elaboração de um projeto operacional, deve-se estabelecer pelo menos uma dezena de parâmetros, critérios e estratégias, os quais, em conjunto, devem compor o chamado negócio da unidade de informação.

E

Os projetos operacionais devem determinar responsabilidades, recursos humanos, financeiros e materiais e um cronograma de realização.