Questões de Concurso sobre Planejamento Estratégico

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.477 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma empresa do setor de serviços estabeleceu, em seu planejamento estratégico, a meta de aumentar em 15% o índice de satisfação dos clientes ao longo de um ano. Após seis meses de execução das ações planejadas, o gestor analisou os relatórios de desempenho, comparou os resultados obtidos com os indicadores previamente definidos e decidiu revisar alguns procedimentos operacionais para corrigir desvios identificados. De acordo com a situação apresentada, a atuação do gestor caracteriza predominantemente a função administrativa de


A

planejamento.


B

organização.


C

liderança.


D

controle.

O planejamento estratégico constitui um processo sistemático de definição de rumos organizacionais, no qual a análise do ambiente interno e externo subsidia a formulação de diretrizes capazes de orientar decisões e ações institucionais ao longo do tempo. Assinale a alternativa que expressa corretamente um princípio fundamental do planejamento estratégico.


A

Centralização das decisões operacionais como forma de garantir uniformidade administrativa.


B

Definição de objetivos de curto prazo como elemento central do processo decisório.


C

Alinhamento entre missão organizacional, objetivos de longo prazo e análise do ambiente.


D

Ênfase exclusiva na execução das atividades rotineiras da organização.


E

Restrição do planejamento às previsões orçamentárias anuais.

Considerando-se os níveis hierárquicos nas organizações, aquele onde ocorrem as definições dos objetivos da organização, onde estão aqueles que estão no topo da hierarquia, é corretamente chamado de:


A

Intermediário.


B

Operacional.


C

Estratégico.


D

Tático.

Uma Secretaria Estadual de Educação iniciou um processo de planejamento estratégico.

Na primeira reunião, a equipe responsável elaborou uma declaração descrevendo a razão de existir do órgão e o papel que ele desempenha perante a sociedade. Em seguida, definiu um conjunto de princípios éticos e comportamentais que deveriam orientar todas as decisões e ações dos servidores.

Por fim, projetou uma situação futura desejada, indicando onde o órgão pretende chegar em um horizonte de dez anos.


Conforme a literatura de planejamento estratégico aplicado às organizações públicas, os três elementos elaborados correspondem, respectivamente, a:


A

visão, missão e valores.


B

missão, visão e valores.


C

valores, missão e visão.


D

missão, valores e visão.


E

visão, valores e missão.

Os tipos e níveis de planejamento organizacional dividem-se em três categorias Estratégico, Tático e Operacional. Referindo-se aos tipos e níveis de planejamento, analise as sentenças:


I - O planejamento tático relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a empresa como um todo, enquanto o planejamento estratégico relaciona-se a objetivos de curto prazo e com estratégias que, geralmente, afetam somente parte da empresa.

II - Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona a sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada.

III - O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.

IV - O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo.

V - O planejamento operacional trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

VI - O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.

VII - O planejamento operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.

VIII - Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.


Após análise, assinale a alternativa CORRETA:


A

Somente as sentenças I, II, III, V, VII e VIII estão corretas.


B

Somente as sentenças I, III, IV, V, VI, VII e VIII estão corretas.


C

Somente as sentenças II, III, V, VI, VII e VIII estão corretas.


D

Somente as sentenças II, III, IV, VI, VII e VIII estão corretas.


E

As sentenças I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII estão corretas.

No planejamento estratégico do CRT, a frase “ser reconhecido, até 2030, como referência nacional em fiscalização do exercício profissional” refere‑se à missão da instituição.


C

Certo


E

Errado

Em uma prefeitura municipal, a administração estabeleceu objetivos institucionais para os próximos quatro anos, definiu metas relacionadas à melhoria dos serviços públicos e identificou indicadores para acompanhar os resultados das ações governamentais. Sobre planejamento estratégico, analise as sentenças a seguir:


I. O planejamento estratégico está relacionado às decisões de curto prazo da organização.

II. A definição de missão, visão e objetivos organizacionais integra o planejamento estratégico.

III. O planejamento estratégico concentra-se nas atividades operacionais dos setores administrativos.

IV. O planejamento estratégico considera fatores internos e externos que podem influenciar os resultados organizacionais.


Está correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

II e IV.


C

I, II e IV.


D

I e IV.


E

I, II e III.

Planejamento Estratégico é um processo que busca alinhar missão, visão, objetivos, indicadores e iniciativas, considerando o ambiente interno e externo da organização. O modelo de gestão estratégica adotado pela Administração Pública brasileira frequentemente integra elementos como análise SWOT, desdobramento de objetivos e Balanced Scorecard (BSC). Segundo esses fundamentos, assinale a alternativa CORRETA:


A

No planejamento estratégico, a missão representa o estado futuro desejado pela organização, enquanto a visão descreve a razão de existir e as atividades presentes desempenhadas pela instituição.


B

A análise SWOT, por sua natureza dinâmica, exige que forças e oportunidades sejam avaliadas como fatores internos, enquanto fraquezas e ameaças representam variáveis exclusivamente externas ao ambiente organizacional.


C

O Balanced Scorecard (BSC) traduz a estratégia em objetivos distribuídos exclusivamente nas perspectivas financeira e de processos internos, sendo as demais perspectivas opcionais e utilizadas apenas em organizações privadas.


D

No setor público, o planejamento estratégico busca gerar valor público, e sua eficácia depende da integração entre ambiente interno, ambiente externo, objetivos estratégicos e mecanismos de monitoramento e avaliação, formando um ciclo contínuo de aprendizagem institucional.

Muitos empreendedores confundem o Plano de Negócios com burocracia. No entanto, sua função primordial para a gestão e captação de recursos é:


A

Substituir a necessidade de um planejamento estratégico dinâmico na empresa.


B

Eliminar completamente a incerteza inerente a qualquer novo empreendimento.


C

Servir como garantia jurídica automática para aprovação de empréstimos bancários.


D

Sistematizar a análise de mercado, operacional e financeira para mitigar riscos e fundamentar a tomada de decisão.

O planejamento estratégico sincroniza metas físicas, recursos humanos e prazos para a entrega das infraestruturas no tempo oportuno. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) A pactuação de metas entre gestores e equipes é uma atividade rotineira necessária para organizar o trabalho e resolver conflitos e diferenças de forma produtora.

(__) O cronograma da obra deve ser executado de forma sigilosa pelo nível central, vedando-se o acesso da comunidade e do conselho de saúde aos prazos de conclusão das vias rurais.

(__) O Projeto de Saúde no Território (ou projeto de intervenção viária territorial) catalisa a melhoria da qualidade de vida ao articular ações intersetoriais e suporte pedagógico.

(__) O controle de obras viárias restringe-se à dispensação de benzodiazepínicos para motoristas estressados com o trânsito, dispensando a vigilância sobre os riscos ambientais.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, F, V.


B

F, F, F, F.


C

F, V, V, F.


D

V, V, V, V.


E

V, F, V, F.

No planejamento estratégico, a avaliação é uma atividade pontual, realizada ao final de cada exercício fiscal para validar o alcance dos objetivos, dispensando ações de redirecionamento de curso durante o período de execução do planejamento.


C

Certo


E

Errado

São voltados para o nível intermediário da entidade e referem-se a cada uma das unidades organizacionais — sejam departamentos, divisões ou equipes. Geralmente estão orientados para o médio prazo, a exemplo do controle orçamentário e financeiro.


Fonte: Adaptado de CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.


A leitura do texto apresentado sugere se tratar de controle:


A

estratégico.


B

operacional.


C

funcional.


D

tático.


E

negocial.

O planejamento estratégico é instrumento fundamental da gestão pública, pois orienta a atuação organizacional no médio e longo prazo, enquanto os indicadores de desempenho permitem o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados. Analise as assertivas a seguir:


I.O planejamento estratégico define a missão, a visão, os objetivos institucionais e as diretrizes gerais que orientarão as ações da organização ao longo do tempo.

II. Os indicadores de desempenho têm como finalidade exclusiva mensurar resultados financeiros, sendo inadequados para avaliar aspectos qualitativos da atuação organizacional.

III. O uso de indicadores de desempenho permite monitorar o alcance dos objetivos estratégicos e subsidiar a tomada de decisões gerenciais.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


B

Apenas as assertivas II e III estão corretas.


C

Apenas as assertivas I e III estão corretas.


D

Apenas a assertiva I está correta.

No que tange à gestão estratégica, assinale a alternativa CORRETA.


A

Inclui a avaliação ambiental como um procedimento relevante e a análise SWOT é utilizada como ferramenta gerencial para priorizar problemas com base na gravidade, na urgência e na tendência de cada projeto analisado.


B

Inclui a avaliação ambiental como um procedimento relevante e a análise SWOT é utilizada como ferramenta gerencial que detalha planos de ação estruturados, contendo objetivo, justificativa, locais, prazos, responsabilidades metodologia e orçamento para cada ação identificada.


C

Inclui a avaliação ambiental como um procedimento relevante e a análise SWOT é utilizada como ferramenta gerencial que descreve os fluxos de atividades vinculadas aos processos críticos de determinada organização.


D

Inclui a avaliação ambiental como um procedimento relevante e a análise SWOT é utilizada como ferramenta gerencial que apresenta, em forma de diagrama, a identificação das causas de problemas relacionados à organização em categorias específicas.


E

A gestão estratégica inclui a avaliação ambiental como um procedimento relevante e a análise SWOT é utilizada como ferramenta gerencial de identificação de oportunidades e ameaças ambientais, bem como dos pontos fortes e fracos da organização.

Com o objetivo de aprimorar a gestão pública municipal, a administração de determinado município iniciou um processo estruturado de planejamento. Inicialmente, foram definidos objetivos de longo prazo relacionados ao desenvolvimento econômico, à melhoria da infraestrutura urbana e à ampliação da qualidade dos serviços públicos. Em seguida, foram estabelecidas metas institucionais, indicadores de desempenho e programas de governo destinados a orientar a atuação das secretarias municipais ao longo do período de gestão. Durante esse processo, os gestores também analisaram cenários futuros, avaliaram a disponibilidade de recursos institucionais e definiram estratégias para alcançar os resultados pretendidos pela administração municipal. Considerando o contexto apresentado, assinale a opção CORRETA, a prática administrativa descrita está diretamente associada à adoção de um modelo de:


A

Planejamento estratégico governamental orientado por objetivos de longo prazo, metas institucionais e estratégias para alcance de resultados públicos.


B

Organização administrativa voltada à redistribuição de competências entre as unidades institucionais responsáveis pela execução das políticas públicas.


C

Avaliação de desempenho institucional voltada à verificação dos resultados obtidos pelos servidores públicos municipais.


D

Controle administrativo destinado exclusivamente ao acompanhamento da execução orçamentária e financeira das ações governamentais.


E

Descentralização administrativa voltada à ampliação da autonomia das unidades executoras das políticas públicas municipais.

O planejamento constitui a função administrativa que define objetivos e estabelece os meios para alcançá‑los, precedendo as demais funções administrativas.


C

Certo


E

Errado

O planejamento estratégico diferencia‑se do tático e do operacional devido ao criterioso detalhamento das atividades, visando à eficiência imediata em todos os setores da organização.


C

Certo


E

Errado

O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, criada nos Estados Unidos em meados de 1960. Sua principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização. No que tange ao planejamento estratégico, analise as sentenças e assinale a alternativa CORRETA:


I - O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente.

II - É o processo que proporciona suporte metodológico para definir a melhor direção a ser seguida, objetivando à otimização do grau de interação com o ambiente, e atuando de forma inovadora e diferenciada.

III - Ele é projetado para o longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos por vários anos à frente.

IV - Envolve a empresa em sua totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.

V - Para obter êxito, esse planejamento exige forte comprometimento e participação da cúpula da organização em todas as fases do processo, desde sua concepção, mas especialmente na elaboração e implementação, visto que se trata do plano maior, do direcionamento fundamental ao qual todos os demais planos estarão subordinados.

VI - O planejamento estratégico compreende o processo de formulação das estratégias que a organização utilizará para direcionar e fortalecer seu desempenho e sua posição competitiva, e como essas estratégias são desdobradas em planos de ação e metas para todas as áreas da organização.


A

As sentenças I, II, III, IV, V e VI estão incorretas.


B

As sentenças I, II, III, IV, V e VI estão corretas.


C

Somente as sentenças II, III, IV e VI estão corretas.


D

Somente as sentenças III, IV, V e VI estão corretas.


E

Somente as sentenças I, III, IV e V estão corretas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado