Imagem de fundo

Uma das principais classificações apresentadas pela...

Uma das principais classificações apresentadas pela doutrina acerca dos tipos de decisão no ambiente organizacional as distingue entre decisões programadas e não programadas, levando em conta, como fator de discrímen.


A

tratar-se, no caso das decisões não programadas, de soluções de mera mitigação do problema e que comprometem as metas estabelecidas.


B

a qualidade do processo decisório, eis que as decisões programadas decorrem de um processo estruturado, enquanto as não programadas são tomadas sem reflexão.


C

o grau de efetividade da solução que decorre da decisão, sendo as não programadas consideradas as menos efetivas.


D

tratar-se, no caso das decisões programadas, de situações recorrentes com soluções disponíveis no acervo da organização.


E

O sucesso ou insucesso decorrente da decisão, o que significa que a determinação do tipo da decisão se dá, necessariamente, ex post.