Imagem de fundo

Ao protocolo de um órgão chegaram, simultaneamente, uma...

Ao protocolo de um órgão chegaram, simultaneamente, uma correspondência particular endereçada a servidor, um ofício de órgão externo que demanda decisão da autoridade competente e um documento avulso relativo a processo administrativo em curso.

Com base nessa situação hipotética e nos procedimentos gerais de protocolo aplicáveis aos órgãos e às entidades da Administração Pública Federal, assinale a opção correta.


A

A correspondência particular deve ser aberta e registrada no protocolo, a fim de que se possa aferir sua pertinência às atribuições institucionais do órgão.


B

O ofício oriundo do órgão externo deve ser arquivado de imediato no próprio setor de protocolo, dispensada a formação de processo, por se tratar de documento de origem externa.


C

O documento avulso, relativo ao processo em curso, deve dar origem à autuação de um novo processo administrativo, de modo a preservar a autonomia de cada peça documental.


D

O registro pode ser dispensado quando a tramitação se der por meio eletrônico, uma vez que o próprio sistema informatizado supre a formalização da entrada do documento.


E

O ofício externo, que demanda decisão da autoridade, deve ser autuado, formando o processo; e o documento avulso deve ser juntado ao processo já em curso.