Questões de Concurso de Treinamento e Desenvolvimento - Administração

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Questão 716429

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757785

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. A realização de um levantamento acerca da necessidade de treinamento possibilita a avaliação da eficiência do processo de seleção para uma nova função.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1007940

Conselho Regional de Enfermagem - RS (COREN/RS) 2018

Cargo: Analista - Área Recursos Humanos / Questão 39

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Muitos programas de treinamento estão distanciados das necessidades estratégicas da empresa e não é feita uma sondagem sobre a área de informação ou de habilidades que um indivíduo ou grupo precisa desenvolver para melhorar ou aumentar a sua eficiência, eficácia e produtividade no trabalho. Isso acontece pela falta de
  • A. informação para a determinação de como utilizar recursos para atingir os objetivos estabelecidos.
  • B. utilização da avaliação de reação do treinamento.
  • C. programação do conteúdo do curso e dos métodos de aprendizagem.
  • D. elaboração do objetivo instrucional do treinamento.
  • E. desenvolvimento do diagnóstico de necessidade de treinamento.

Questão 583069

Ministério Público Estadual - MS (MPE/MS) 2013

Cargo: Analista - Área Administração / Questão 58

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“A avaliação de desempenho realiza a verificação formal e permanente dos funcionários diante das tarefas e responsabilidades definidas para seu cargo e os resultados alcançados.”

Com relação aos padrões de desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Relacionam os principais deveres e responsabilidades dos cargos.

  • B.

    Verificam, periodicamente, o desempenho do avaliador pelo avaliado.

  • C.

    Estabelecem um acordo mútuo entre o superior e o subordinado.

  • D.

    Influenciam o desempenho e as variáveis da situação funcional.

  • E.

    Indicam a quantidade e a qualidade do trabalho a ser executado.

Questão 584071

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610228

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Psicologia Organizacional / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1006282

Assembléia Legislativa - RO 2018

Cargo: Assistente Legislativo - Área Sem Especialidade / Questão 23

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

Leia o fragmento a seguir.

O processo participativo com foco nas estratégias organizacionais e nas metas a alcançar, que visa a apoiar ações eficazes e efetivas na gestão de pessoas e está vinculado à avaliação institucional, desenvolvendo-se sem intermitências temporais.

Esse processo é chamado de

  • A. interstício temporal.
  • B. desempenho crítico.
  • C. qualificação organizacional.
  • D. gestão de competências.
  • E. gestão de desempenho.

Questão 922482

Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia (CONTER) 2017

Cargo: Agente Administrativo / Questão 36

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Há concordância entre muitos autores e profissionais de que as principais atividades para fins de Capacitação de Pessoas, tradicionalmente e ainda hoje denominada por muitos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, podem ser subdividas em:
  • A. levantamento de necessidades/diagnóstico; planejamento/programação; execução/aplicação; e avaliação dos resultados.
  • B. elaboração de questionários ou de entrevistas semiestruturadas; aplicação dos instrumentos.
  • C. seleção de profissional para ministrar a capacitação; realização da capacitação; aplicação de avaliação.
  • D. levantamento de necessidades; seleção de profissional para ministrar a capacitação; realização da capacitação.
  • E. seleção de profissional para ministrar a capacitação; elaboração de questionários ou de entrevistas semiestruturadas; aplicação dos instrumentos.

Questão 1010332

Prefeitura de Macapá - AP 2018

Cargo: Especialista na Educação - Área Administrador / Questão 38

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Entre as técnicas de treinamento e desenvolvimento aplicadas no âmbito das organizações, pode-se citar aquela que implica a elevação das responsabilidades e desafios do cargo, que pode ser vertical, com a adição de responsabilidades de nível de complexidade mais elevado, ou horizontal. Trata-se de
  • A. mentoring.
  • B. rotação de cargos.
  • C. coaching.
  • D. enriquecimento de cargos.
  • E. role playing

Questão 505950

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado