Questões de Concurso de Treinamento e Desenvolvimento - Administração

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Questão 716429

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. O treinamento visa fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 757785

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Qualquer Formação / Questão 86

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. A realização de um levantamento acerca da necessidade de treinamento possibilita a avaliação da eficiência do processo de seleção para uma nova função.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 583069

Ministério Público Estadual - MS (MPE/MS) 2013

Cargo: Analista - Área Administração / Questão 58

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“A avaliação de desempenho realiza a verificação formal e permanente dos funcionários diante das tarefas e responsabilidades definidas para seu cargo e os resultados alcançados.”

Com relação aos padrões de desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Relacionam os principais deveres e responsabilidades dos cargos.

  • B.

    Verificam, periodicamente, o desempenho do avaliador pelo avaliado.

  • C.

    Estabelecem um acordo mútuo entre o superior e o subordinado.

  • D.

    Influenciam o desempenho e as variáveis da situação funcional.

  • E.

    Indicam a quantidade e a qualidade do trabalho a ser executado.

Questão 584071

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610228

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Psicologia Organizacional / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

 

Com base na situação hipotética apresentada no texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito dos fundamentos de educação corporativa (EC).

Com base nos fundamentos de EC, é recomendável que a diretoria da referida empresa adote um amplo programa de gestão informacional, calcado na gestão da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1028777

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2018

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais / Questão 111

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que diz respeito a comunicação e interação grupal, gestão do conhecimento e universidade corporativa, julgue os itens subsecutivos. Além de um treinamento empresarial, a educação corporativa é um processo de aprendizagem que visa melhorar o clima organizacional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 505950

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 505951

Banco da Amazônia S/A - AM (BASA/AM) 2012

Cargo: Técnico Científico - Área Administração / Questão 67

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A avaliação de retorno sobre o investimento em treinamentos é feita com base no impacto do treinamento sobre os resultados das equipes e departamentos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1024698

Conselho Regional de Corretores de Imóveis - GO (CRECI/GO) 2018

Cargo: Profissional de Suporte Técnico - Área Recursos Humanos / Questão 109

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

De acordo com artigo publicado por Josh Bersin, as empresas investem mais de US$ 200 bilhões por ano, em todo o mundo, em treinamento. No Brasil, segundo a pesquisa “Panorama do treinamento no Brasil”, da Revista Exame, em julho de 2018, os não líderes são os mais beneficiados, representando 60% dos treinamentos, sendo que 44% desses treinamentos são relacionados a conteúdos técnicos. Considerando essas informações, julgue os itens de 109 a 113 a respeito de treinamento, desenvolvimento e educação. O treinamento não pode ser visto pela empresa como uma série de cursos e eventos. A expectativa da empresa é a de que o treinamento possa, identificando‐se com seus objetivos, contribuir com a capacitação dos empregados, visando a um aumento de moral, de eficiência, de eficácia e de produtividade e à melhoria do ambiente de trabalho e da própria empresa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1024699

Conselho Regional de Corretores de Imóveis - GO (CRECI/GO) 2018

Cargo: Profissional de Suporte Técnico - Área Recursos Humanos / Questão 110

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

De acordo com artigo publicado por Josh Bersin, as empresas investem mais de US$ 200 bilhões por ano, em todo o mundo, em treinamento. No Brasil, segundo a pesquisa “Panorama do treinamento no Brasil”, da Revista Exame, em julho de 2018, os não líderes são os mais beneficiados, representando 60% dos treinamentos, sendo que 44% desses treinamentos são relacionados a conteúdos técnicos. Considerando essas informações, julgue os itens de 109 a 113 a respeito de treinamento, desenvolvimento e educação. O caráter intensivo e permanente é característico do provimento educacional oferecido pelas empresas. Essa característica revela os dois principais objetivos das universidades corporativas: ser um agente de mudança e aumentar as qualificações e competências relacionadas ao cargo.
  • C. Certo
  • E. Errado