Durante todo o século XIX, o conceito de raça foi muito utilizado por intelectuais que procuravam analisar as diferenças entre as sociedades
humanas. A crítica às teorias racistas constitui importante capítulo na história da Antropologia fazendo emergir o relativismo cultural. Um
dos aspectos mais importantes desta critica consistiu em distinguir a noção de evolução biológica da noção de evolução social e cultural.
Para Claude Lévi Strauss no artigo “Raça e História”,
A
a noção de evolução constitui um perigo que deve ser evitado pelos cientistas.
B
a noção de evolução social e cultural corresponde a uma hipótese dotada de um dos mais altos coeficientes de probabilidade que podem
encontrar-se no domínio das ciências sociais.
C
o problema não está na noção de evolução, mas na tentativa equivocada de se fazer uma analogia entre os fatos biológicos e os fatos de
cultura.
D
a noção de evolução biológica da espécie humana opõe-se à noção de diversidade das culturas humanas.
E
ao romper com a noção de evolução cultural das raças humanas, a Antropologia Cultural deve também romper com o conceito de
progresso.