

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Na concepção estrutural de uma edificação,
se a base de uma estrutura laminar em cúpula não permitir sua livre deformação, essa parte da estrutura estará sujeita ao fenômeno de ‘perturbação de borda’, causada pelo momento fletor próximo ao apoio.
uma laje cogumelo pode ser apoiada diretamente sobre um pilar, não sendo necessário capitel ou viga para a transição das cargas.
carga acidental corresponde a toda carga resultante das alterações de uso da edificação e, portanto, não prevista em projeto.
denomina-se armadura passiva a parcela de aço excedente na estrutura, dimensionada por meio do coeficiente de segurança. Sua função é reduzir os riscos relacionados à execução do projeto.
em uma estrutura paraboloide hiperbólica, as forças se comportam como “arcos a tração” em uma direção e “cabos a compressão” na direção transversal à primeira.