Questões de Concurso sobre Acabamentos

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
110 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Qual das seguintes opções é considerada um trabalho de acabamento em uma construção civil?


A

Escavação de fundações.


B

Montagem de andaimes.


C

Construção de pilares de concreto.


D

Aplicação de revestimento cerâmico.


E

Instalação de formas para concreto.

Em um determinado projeto, um ambiente será destinado para uma sala de raio X, prevendo, dessa forma, radiação no local. Para revestimento e acabamento das paredes desse local, o material indicado em razão das características do ambiente é a argamassa


A

cimento Portland comum.


B

baritada.


C

polimérica.


D

vermiculita.


E

colante.

Analise as informações a seguir:


I. Revestimento é o material de acabamento aplicado sobre a construção bruta, como alvenaria e estrutura, com a finalidade estética e de conferir proteção à edificação contra intempéries e demais agentes.

II. A parede deverá estar encharcada, quando do assentamento do revestimento, pois a saturação dos poros da base auxilia na aderência. Desaconselha-se, porém, a prémolhagem somente para alvenarias de blocos de concreto.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa


D

As duas afirmativas são falsas.

Em um supermercado, localizado em uma área comercial da cidade, cujas portas são voltadas para uma rua de tráfego de alta intensidade, exigiu-se um piso de pouca manutenção e grande durabilidade. A respeito da situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


É recomendável a utilização de um piso de porcelanato com PEI 5.


PORQUE


Ele possui uma alta resistência, propicia para áreas públicas ou de grande circulação, como áreas comerciais, shoppings centers e aeroportos.


Após a leitura das asserções, assinale a alternativa correta.


A

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


B

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.


C

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


D

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


E

As duas asserções são proposições falsas.

O gestor de uma obra pública de arquitetura convocou toda a sua equipe de projetistas para uma reunião de alinhamento acerca dos materiais de acabamento da construção em andamento, uma vez que ele observou incongruências nas suas especificações e/ou nas técnicas de construção. Durante a reunião, foram levantados os seguintes questionamentos:


I. Nas especificações de alguns materiais estavam discriminados todos os dados técnicos dos acabamentos desejados, como, por exemplo, classificação, tipo, dimensão, quantidade, mas não foi indicada nenhuma marca (ou procedência de referência).

II. Não estavam discriminados materiais de menor volume/quantidade, assim como de menor custo. Mas isso não se configurava como um problema, uma vez que, em relação a estes, não residem as maiores dúvidas de interpretação e nem os pormenores de diferenciação.

III. Não foi descrito qual deveria ser o processo de alisamento do gesso em pasta (ou em argamassa) especificado para o revestimento das paredes internas – se com colher ou desempenadeira, ou se com a raspagem final quando o material já adquiriu dureza suficiente. De qualquer forma, o acabamento é sempre muito bom, podendo alcançar polimentos excepcionais.


Ao final da reunião, após muita discussão, concluiu-se que seria necessário revisar as especificações de materiais descritas nos seguintes questionamentos:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

I, II e III.


D

II, apenas.

Leia o texto a seguir.


Camadas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral-PVB, resina muito resistente e flexível, ou outra resina plástica aprovada.


BAUER, L. A. Falcão. Materiais de construção: Novos materiais para a construção civil. v.1, 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009, p.876. [Adaptado].


O texto se refere a que tipo de vidro de segurança Bauer (2009)?


A

Temperado.


B

Laminado.


C

Comum.


D

Aramado.

O mercado brasileiro possui uma grande diversidade de produtos cerâmicos para a construção civil, devendo o projetista conhecer a variedade desse material tão comum nas obras para garantir uma obra de qualidade. O bloco cerâmico tem características diferentes de acordo com o material utilizado e o tipo da queima e, mesmo que não fiquem expostos, a escolha não pode ser feita de forma aleatória ou apenas pelo custo, pois são essenciais para a durabilidade e a segurança da construção.


De acordo com o livro “Materiais de construção: normas, especificações, aplicação e ensaios de laboratório” (2012), levando em consideração as normas técnicas específicas, qual deve ser a absorção máxima de água do bloco cerâmico para alvenarias de vedação ou estruturais?


A

25%.


B

30%.


C

35%.


D

40%.

Sobre os revestimentos argamassados, relacione a segunda parte de acordo com a primeira.


( I ) Chapisco

( II ) Emboço

( III ) Reboco


( ) é a preparação da base para receber o revestimento, confere aderência da camada de revestimento ao substrato.

( ) deve ser aplicada com uma consistência fluída.

( ) possui a função de regularização da alvenaria.

( ) possui a função de dar acabamento ao conjunto e utiliza como agregado areia fina para melhor acabamento.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


A

I, I, II, III.


B

I, II, II, III.


C

I, I, II, II.


D

II, I, III, III.

As especificações técnicas e de acabamento de uma obra representam fatores importantes para o planejamento e a execução dos serviços, incidindo diretamente nos itens listados abaixo, EXCETO:


A

Padrão de acabamento.


B

Métodos construtivos para execução dos serviços.


C

Escolha do terreno.


D

Custos da construção.


E

Prazo técnico da obra.

São várias as técnicas de pintura e acabamento que usam a cal como aglutinante. Abaixo estão listadas algumas dessas técnicas. Relacione cada uma delas com as suas definições:


1. Afresco

2. Esgrafito

3. Marmorino

4. Argamassa de proteção

5. Escaiola

( ) Argamassa rica em cal e acrescidos os agregados constituídos de areia de granulometria fina e pedras trituradas ou solos arenosos.

( ) Pintura executada a fresco sobre uma superfície preparada de cal e pó de mármore, bem fino, seguida de solução aquosa de sabão, e finalizada com a cazzuola.

( ) É um estuque com sobreposição de várias camadas de pigmentadas, decorada com a remoção ou raspagem parcial da camada superficial de acabamento.

( ) Pintura mural executada sobre uma base de nata de cal ainda úmida onde se aplicam pigmentos puros diluídos somente em água.

( ) Parte fina do reboco, composto por três extratos finos de acabamento, que variam entre si na granulometria dos agregados e nas quantidades de pó de mármore e de cal hidratada.

A sequência correta dessa relação é:


A

( 4 ), ( 3 ), ( 1 ), ( 2 ), ( 5 ).


B

( 4 ), ( 5 ), ( 2 ), ( 1 ), ( 3 ).


C

( 3 ), ( 2 ), ( 1 ), ( 5 ), ( 4 ).


D

( 3 ), ( 5 ), ( 1 ), ( 4 ), ( 2 ).


E

( 5 ), ( 2 ), ( 4 ), ( 1 ), ( 3 ).

Para verniz brilhante à base de solvente, e para o caso do galão de 3,6 litros, o rendimento mínimo, estabelecido por Norma, deve ser de:


A

12,5 m2 (acabado).


B

13,0 m2 (acabado).


C

15,0 m2 (acabado).


D

18,0 m2 (acabado).

Quais dos seguintes processos são exemplos de acabamentos utilizados na construção civil?


A

Instalação elétrica e hidráulica.


B

Fundação e estruturação.


C

Aplicação de argamassa e reboco.


D

Terraplanagem e nivelamento do terreno.


E

Construção de paredes e lajes.

Na construção racionalizada com alvenaria estrutural, na qual se utiliza a modulação de alvenarias, a amarração adequada das fiadas nos encontros de paredes é garantida por meio de


A

assentamento de blocos canaleta a cada quatro fiadas, com mínimo de três fiadas de canaleta, concretadas com armadura longitudinal.


B

concretagem das juntas de amarração entre paredes com fôrmas projetadas, com ancoragem da alvenaria nos pilaretes por meio de armadura horizontal nas juntas.


C

corte de peças para garantir o ajuste da modulação, que deve seguir uma malha retangular de 20 x 20 cm, sendo as peças cortadas obrigatoriamente grauteadas e amarradas aos panos de alvenaria por grampos metálicos.


D

quebra de meios-blocos nas dimensões inferiores a 19 cm e preenchimento com argamassa, que serão assentados em posições distantes da junta de amarração, menos solicitadas mecanicamente que estas.


E

grampos metálicos ancorados em furos verticais adjacentes grauteados e/ou blocos especiais para amarração em “L”, “T” ou “em cruz”.

Os procedimentos listados a seguir são empregados em parte do processo de execução do emboço ou do revestimento de camada única.


( ) constituir as guias ou mestras;

( ) fixar taliscas de peças planas cerâmicas;

( ) determinar pontos de referência;

( ) regularizar a argamassa pela passagem do sarrafo;

( ) preencher as faixas demarcadas com argamassa.


Assinale a opção que indica a ordem cronológica correta desses procedimentos.


A

1 – 2 – 3 – 4 – 5.


B

2 – 3 – 5 – 4 – 1.


C

3 – 1 – 5 – 2 – 4.


D

4 – 3 – 1 – 2 – 4.


E

5 – 2 – 1 – 4 – 3.

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo racionalizado, que se caracteriza pelo uso de paredes como principal estrutura de suporte do edifício. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:


A

Na execução com alvenaria estrutural a modulação das dimensões em projeto diminui as perdas da construção e o prazo de conclusão, porém, gera aumento de custos.


B

A armação utilizada na alvenaria estrutural constitui-se de barras de aço sem dobras e, por isso, não permite edifícios altos, sendo no máximo 5 pavimentos.


C

Os blocos onde passarão as ferragens e agregados miúdos (cimento, areia, cal e pedrisco) servem de pilares ou vigas de uma estrutura em que as fôrmas serão os próprios blocos.


D

O assentamento dos blocos é mais simples e não são necessários tantos cuidados quanto na alvenaria comum, no que se refere a alinhamento, nivelamento e prumo.

Analise a planta da residência apresentada a seguir, em que as salas de estar e jantar são separadas por um desnível, e o pé-direito é de 2,70 metros.


Imagem associada para resolução da questão


Se cada rolo de papel de parede rende 2,5 m2, para revestir as paredes dos dormitórios e da sala de estar, a quantidade necessária de rolos, desconsiderando os vãos e as perdas, será


A

48.


B

51.


C

55.


D

60.


E

62.

Com relação às tintas para construções não industriais, a capacidade do revestimento de, ao ser espalhado, distribuir-se formando uma película homogênea e uniforme, é denominada de:


A

Alastramento.


B

Ancoragem.


C

Airless.


D

Barreira.

Rendimento teórico, conforme Norma que trata das tintas para construções não industriais, é a área acabada, pintada conforme as instruções do fabricante, que apresente razão de contraste mínima de:


A

90,5%.


B

95,5%.


C

97,5%.


D

99,5%.

Observe a imagem abaixo, que simula um revestimento cerâmico assentado sobre estrutura de concreto e alvenaria:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: CAMPANTE, Edmilson; BAÍA, Luciana (2008), editado.


Os elementos indicados em [1], [2], [3] e [4] referem-se, respectivamente, a:


A

[1] emboço; [2] chapisco; [3] rejunte; [4] argamassa colante


B

[1] chapisco; [2] emboço; [3] rejunte; [4] argamassa colante


C

[1] emboço; [2] chapisco; [3] argamassa colante; [4] rejunte


D

[1] chapisco; [2] emboço; [3] argamassa colante; [4] rejunte

   
Gerar simulado