Questões de Concurso sobre História e Teoria do Paisagismo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
95 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A relação entre patrimônio e paisagem é discutida por diferentes disciplinas, como a Geografia e a Arquitetura, ambas com larga tradição em estudos sobre o assunto.


A adoção do conceito de paisagem como patrimônio cultural no Brasil, consolidou-se depois


A

da criação da categoria de paisagem cultural pela UNESCO.


B

da introdução dos aspectos simbólicos da paisagem do movimento humanista na Geografia.


C

das teorias de Carl Sauer sobre o método morfológico de análise da paisagem.


D

das formulações da Nova Geografia Cultural.


E

das ideias expressas no anteprojeto de Mario de Andrade, que resultaram na criação do Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

A domesticação da composição vegetal em civilizações antigas permitiu que as necessidades estéticas e os simbolismos religiosos, que surgiram além das necessidades de sobrevivência, determinassem as fronteiras espaciais da urbanidade, revelando a rica diversidade cultural dos povos.


C

Certo


E

Errado

Assinale a opção que apresenta a peculiaridade dos projetos elaborados por Roberto Burle Marx, que teve papel relevante na construção da arquitetura paisagística nacional.


A

Incorporação total da velha ordem do ecletismo.


B

Intercalação equilibrada entre vegetações de origem europeia e da flora nativa.


C

Liberdade de trabalho na composição dos espaços, ora orgânicos ora geometrizados.


D

Distribuição fluida dos passeios pavimentados sem direcionamento do caminhante.


E

Exclusão de elementos compostos por água para evitar a contaminação ambiental dos espaços.

O trecho a seguir apresenta uma caracterização dos pressupostos da ideia de documentação produzida no século XIX.


Entende-se que a constituição documental sobre a paisagem foi um movimento político movido pelo interesse de dominá-la (relação objetiva) e pelo sentimento de fascínio exercido pela ideia do belo e do sublime (relação subjetiva). Nesse sentido, o documento é o ponto de interconexão entre o objetivo e o subjetivo, cujas informações inserem na representação do espaço natural as mesmas características presentes na noção de patrimônio (histórico ou cultural).


KARPINSKI, C. Patrimônio natural, documentação e pesquisa. Transinformação, vol. 30, nº 3, 2018.


Com base no texto, assinale a afirmativa correta.


A

A documentação de paisagens foi uma prática de teor científico e orientada por critérios técnicos.


B

A dimensão política da documentação de paisagens teve a exploração econômica como sua finalidade.


C

A documentação de paisagens uniu a idealização da natureza e o ideário da soberania nacional.


D

A ideia de patrimônio foi pensada como restrita a monumentos e produtos da atividade humana.


E

A documentação de paisagens foi usada para promover a separação entre natureza e cultura.

A paisagem cultural corresponde ao conjunto espacial resultante de elementos materiais construídos associados a morfologias e dinâmicas naturais que se vinculam a conteúdos e significados socialmente construídos.


C

Certo


E

Errado

A configuração apresentada na imagem é marcada por um traçado geométrico rigoroso, com dois eixos principais ortogonais que se cruzam no centro, dividindo a área em quatro partes simétricas. Canais de água percorrem esses eixos, conectando-se a fontes ou espelhos d ’água, e a composição é envolta por muros ou limites definidos. Essa estrutura reflete uma concepção de espaço como representação do paraíso, comum em culturas que associam água e simetria à ordem cósmica.


Imagem associada para resolução da questão


(Fonte: https://scispace.com/pdf/jardins-do-ocidente-e-do-oriente-ordenamento-ou-recriacao-da-3wr696opk2.pdf)


Com base nessas características, o modelo de jardim representado é:


A

renascentista italiano


B

japonês


C

persa (chahar bagh)


D

inglês


E

barroco francês

A concepção de parques e(ou) jardins desenvolvidos pelo paisagista Burle Marx é mais bem caracterizada


A

pelo simulacro de jardim selvagem com caminhos simétricos e sinuosos, chafarizes, cascatas artificiais e canteiros conjugados, além do uso intensivo de vegetação nativa.


B

pela miniatura de mundo, com montanhas, lagos, planícies e florestas.


C

pela utilização de canteiros conjugados e simetrias com espelhos d’água, chafarizes e buxos esculpidos.


D

por jardins selvagens utilizando uma estética funcional com formas sinuosas, espaços contemplativos e vegetação nativa.


E

pelo simulacro de jardins selvagens com cascatas e grutas artificiais, caminhos sinuosos e mistura turbulenta de flores.

Com o objetivo de resgatar áreas verdes na cidade e melhorar a resiliência urbana frente aos eventos climáticos, o método Miyawaki tem sido desenvolvido e realizado em vários centros urbanos no mundo. No Brasil, essa metodologia foi adaptada pelo botânico e paisagista Ricardo Cardim, que realizou projetos na cidade de São Paulo. Esse método consiste em florestas


A

densamente plantadas (3-5 plantas por m²) em solos que foram submetidos a remediação intensiva. No ambiente urbano é possível realizar esse projeto em áreas de, no mínimo, 15 metros quadrados.


B

plantadas escassamente (1-3 plantas por m²) em solos que foram submetidos ao tratamento com calcário. No ambiente urbano é possível realizar esse projeto em áreas de, no mínimo, 100 metros quadrados.


C

diversamente plantadas (1-3 plantas por m²) em solos que foram submetidos a retirada de árvores remanescentes. No ambiente urbano é possível realizar esse projeto em áreas de, no mínimo, 500 metros quadrados.


D

plantadas simetricamente (3-5 plantas por m²) em solos que foram submetidos a remediação com fertilizantes. No ambiente urbano é possível realizar esse projeto em áreas de, no mínimo, 1000 metros quadrados.

A criação, no século XIX, do paisagismo utilitário, em substituição à jardinagem, deveu-se ao grande desenvolvimento industrial e à migração do campo para a cidade, que passaram a exigir espaços públicos verdes para o lazer das populações urbanas.


C

Certo


E

Errado

O projeto de paisagismo não se resume à escolha da vegetação. Contudo, a escolha acertada da vegetação consiste em um passo importante para o sucesso de um projeto de paisagismo bem elaborado. Considerando-se os pontos importantes a serem levados em consideração no momento da seleção de espécies, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Porte da planta: a escolha de plantas jovens, de porte pequeno, muitas vezes facilita a adaptação da planta no local. Na grande maioria dos projetos paisagísticos, não se faz necessário saber o porte final que a planta irá atingir.

( ) Raízes: podem ser extremamente invasivas, derrubando muros, quebrando calçadas e prejudicando as edificações. Elas podem também atrapalhar o crescimento de outras espécies ao redor.

( ) Espécies invasoras: muitas espécies são consideradas invasoras, pois, se colocadas no jardim, vão se alastrando de tal forma que matam as outras.


A

C - C - E.


B

E - E - C.


C

C - E - E.


D

E - C - C.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito de paisagem fundamental para o desenvolvimento de um projeto paisagístico que integra jardins, grandes áreas e arborização urbana.


A

Separação rígida entre espaços verdes e construções


B

Continuidade visual e física entre diferentes elementos paisagísticos


C

Uso exclusivo de espécies nativas para todas as áreas verdes


D

Implementação de mobiliário urbano padronizado sem variação

“A vegetação da caatinga é composta por plantas xerófitas. Isto porque ela é formada por espécies que acabaram desenvolvendo mecanismos para sobreviverem em um ambiente com poucas chuvas e baixa umidade. No bioma são comuns árvores baixas e arbustos. Espinhos estão presentes em muitas espécies vegetais. Nos cactos, por exemplo, eles são folhas que se modificaram ao longo da evolução, fazendo com que a perda de água pela transpiração seja menor”. Extraído de Moraes, 2021.


Com base no texto acima, é CORRETO afirmar que são vegetações representativas desse bioma:


A

Castanheira, Juazeiro e Umbuzeiro.


B

Araucária, Juazeiro e Umbuzeiro.


C

Araucária, Aroeira e Castanheira.


D

Araucária, Castanheira e Sumaúma.


E

Aroeira, Juazeiro e Umbuzeiro.

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: NIEMEYER, C. A. da C. Paisagismo: métodos e técnicas de intervenção. 3 ed. Uberlândia/MG: EDUFU, 2019. p. 89. (adaptado pelo elaborador)


Com base na imagem acima que ilustra sistema de drenagem de jardineira, é CORRETO afirmar que as camadas 1, 2 e 3 são respectivamente:


A

substrato, manta permeável, proteção mecânica.


B

material drenante, manta permeável, substrato.


C

substrato, manta permeável, material drenante.


D

material drenante, substrato, proteção mecânica.


E

material drenante, manta permeável, proteção mecânica.

O estilo de paisagismo que foi desenvolvido no Brasil, no século XIX, e se caracteriza por espaços criados para a contemplação, compostos por elementos bucólicos e românticos, buscando recriar os jardins dos palácios reais europeus, é denominado


A

Eclético.


B

Moderno.


C

Clássico.


D

Contemporâneo.

“Roberto Burle Marx (1909-1994) é um dos principais paisagistas do Século XX, reconhecido nacional e internacionalmente”. (Fonte: ARTISTA e paisagista. In: Burle Marx. [S.l.], [S.d.]. Disponível em: https://sitioburlemarx.org/artista-e-paisa-gista/. Acesso em: 27 dez. 2022).


Sobre a obra de Burle Marx, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O trabalho de Burle Marx teve influência dos princípios formais da abstração pictórica e de valores defendidos pelas vanguardas europeias dos anos 1920.

( ) O conhecimento sistemático e abrangente da flora brasileira e das especificidades ecológicas e compreensão da realidade natural do local são preceitos notáveis ao longo do desenvolvimento da obra de Burle Marx.

( ) Observam-se na obra de Burle Marx dois momentos articulados: uma visão ecológica inicial, que vai cedendo, aos poucos, espaço para preocupações formais trazidas em um discurso plástico.

( ) Ao longo de sua extensa vida profissional, Roberto Burle Marx percorreu caminhos variados, fez experiências diversas, dentre as quais pode ser identificado o princípio do nacionalismo esquemático.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


A

V, F, V, F.


B

V, V, F, F.


C

V, V, F, V.


D

V, V, V, F.

Considerado patrimônio cultural de Belo Horizonte, uma das obras de caráter mais expressivos da cidade é o Parque Municipal das Mangabeiras. Localizado ao pé da Serra do Curral e com projeto paisagístico assinado por Roberto Burle Marx, é a maior área verde da cidade com 2,4 milhões de m² de matas nativas.


Imagem associada para resolução da questão


(Portal Belo horizonte.)


Imagem associada para resolução da questão


(ICB – Instituto de Ciências Biológicas. Universidade Federal de Minas Gerais.)


Considerando o estilo paisagístico de Roberto Burle Marx, bem como clima, fauna e morfologia do Parque das Mangabeiras, analise as afirmativas a seguir.


I. O uso de vegetação nativa é um dos princípios deste projeto. Um dos biomas utilizados no parque é o Cerrado, sendo representado por árvores como barbatimão; candeia; caviúna; guabiroba; murici; e, pau-santo.

II. O estilo francês é o adotado pelo paisagista para elaboração de suas obras, uma vez que as características deste estilo procuravam imitar a natureza em seu traçado livre e sinuoso e a água presente se encontrava disposta em lagos ou riachos.

III. Conhecido como paisagista das elites, Roberto Burle Marx também foi responsável pelos seguintes projetos na capital mineira: jardim na Ilha dos Amores, jardins do Iate Clube e paisagismo do Golf Club, atual Sede da Fundação Zoobotânica.

IV. O uso da cor, da vegetação e dos pisos, tirando partido do mosaico português, e o caráter, ora orgânico, ora geométrico, de suas águas, sempre fizeram parte da obra de Roberto Burle Marx, como pode ser visto também no parque.

V. O parque, concebido dentro dos padrões pelos quais foram projetados os parques europeus, está estruturado por caminhos suavemente curvilíneos que levam a um espaço central, e cortado por águas serpenteantes emolduradas por extensos gramados e grandes maciços arbóreos.

VI. O uso de vegetação nativa é um dos princípios deste projeto. Um dos biomas utilizados no parque é a Mata Atlântica, sendo representada por árvores como copaíba; jacarandá; jequitibá; pau-jacaré; e, quaresmeira.


Está correto o que se afirma apenas em


A

II e III.


B

I, III, IV e VI.


C

II, IV, V e VI.


D

I, II, III, IV e V.

Entende-se que a obra de Roberto Burle Marx é referência para, a partir dela, situar outras obras, de outros paisagistas, inclusive abordando projetos situados fora do eixo Rio – São Paulo, que predominaram em outros trabalhos sobre a arquitetura paisagística brasileira até então.

Esta atuação, tornou-se mais evidente com os desdobramentos da Semana de 22, desembocando na formação da corrente modernista brasileira, para então entrar na atuação de Burle Marx. Em Recife (1934 – 1937), Burle Marx pode materializar sua visão inovadora de paisagismo, utilizando espécies nativas brasileiras, até então vistas como “mato”, dispostas sobre um novo desenho, resultado da visão artística que consolidava o surgimento do jardim moderno brasileiro, onde desenho e vegetação tinham a mesma importante dimensão. A partir disso, nosso paisagismo deixar para trás as influências europeias, adquirindo personalidade própria.


Aponte nas opções abaixo as importantes obras de Burle Marx em Recife:


A

o jardim terraço do hoje Palácio Gustavo Capanema.


B

jardins como os do conjunto da Pampulha e do Cassino de Araxá.


C

jardins das residências Odete Monteiro e Edmundo Cavanellas.


D

sítio Santo Antônio da Bica.


E

praças Casa Forte, Euclides da Cunha, do Derby e Salgado Filho e o jardim do Palácio das Princesas.

Na arquitetura paisagística brasileira são identificadas diferentes linhas projetuais.

Assinale a opção que indica uma característica básica da linha projetual moderna


A

Introdução de elementos decorativos pitorescos.


B

Viés ecológico.


C

Emprego de antigos ícones do passado.


D

Uso intenso de vegetação tropical nativa.


E

Recriação de jardins palaciais.

Projetado em 1880 por Auguste François Marie Glaziou e situada no centro de Nova Friburgo, a Praça Princesa Izabel, atual Praça Getúlio Vargas, foi o primeiro espaço público da cidade que revela a inserção de um jardim organizado. Em 1972, o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça Getúlio Vargas foi tombado pelo Iphan.

Imagem associada para resolução da questão

Em termos de estilos paisagísticos e suas características, é possível verificar que este jardim pertence ao estilo:


A

Francês, pela simetria das linhas, monumentalidade dos espaços e distribuição dos maciços arbóreos e arbustivos.


B

De jardim tropical, que se apropria da vegetação nativa, para criar uma composição informal semelhante a um ambiente natural.


C

Inglês, pelo uso dos elementos românticos adotados no paisagismo, este estilo não se atém à formalidade na disposição dos elementos.


D

De jardim sensorial, sua composição inclui variadas texturas, cores e cheiros, se organizando como um percurso de surpresas e sensações.

A importância de se conhecer a história do paisagismo é a influência que até hoje ele exerce sobre os estilos paisagísticos. Em relação ao Estilo Árabe ou Mouresco, assinale a alternativa correta.


A

As residências possuíam jardins internos que eram utilizados para a realização de festas, possuindo estátuas, mesas de mármore, pérgolas, espelhos d’água, vasos e floreiras. Entre as espécies utilizadas, destacam-se os ciprestes, os álamos, videira, hera, macieira, rosas e as flores anuais.


B

São jardins da sensibilidade, explorando os elementos: água, cor e perfume. As cores também eram valorizadas através dos pisos e paredes com placas de cerâmica. Utilizavam plantas com perfume como jasmins, cravos, jacintos, alfazemas, rosas e espécies trepadeiras junto às colunas.


C

Apresentam um eixo central que se eleva para o horizonte, valorizando a perspectiva e a sensação de grandiosidade, destacando o domínio do homem sobre a natureza. O jardim é limitado por bosques nos arredores.


D

Buscavam explorar diferentes impressões visuais como reflexos luminosos, textura, além da sonoridade do movimento das plantas. Também utilizavam alegorias mitológicas e literárias. As principais características desse estilo são os amplos gramados, e a exploração dos elementos surpresa, variedade, simulação e sequências de perspectivas.


E

Exploravam o sentido religioso e simbólico de muitas plantas como o papiro, lótus, tamareira, videira, romã, figueira e cipreste.

 
 
Gerar simulado