

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A procura por um novo vocabulário levou Oscar Niemeyer a se lançar em diferentes direções, sem tentar dar, conscientemente, uma unidade a sua obra. Após uma viagem pela Europa, em 1955, o arquiteto teve seu estilo e atitudes modificadas, levando-o a diferentes reflexões e autocríticas. Embora tenha mudado significativamente o seu estilo, seus princípios permaneceram inabaláveis, favorecendo o amadurecimento de suas reflexões e o surgimento de um equilíbrio ainda maior.
As ideias de Niemeyer podem ser resumidas em:
Recusa de se deixar prender por preocupações de ordem social; rejeição de todo tradicionalismo; valorização da arquitetura como arte plástica.
Recusa de se deixar prender por preocupações de ordem técnica; rejeição de todo tradicionalismo; priorização de preocupações de ordem social.
Recusa de se deixar prender por preocupações de ordem técnica; rejeição de todo funcionalismo; valorização da arquitetura como arte plástica.
Recusa de se deixar prender por preocupações de ordem funcional; rejeição de todo tradicionalismo; valorização da arquitetura como agente de reforma social.
“O ano de 1936 constitui um marco fundamental na história da arquitetura brasileira, especialmente pela visita de [....], convidado pelo Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, para assessorar a equipe de arquitetos encarregada do projeto do edifício do ministério.” (BRUAND, 2012, p. 81).
“As teorias de [...], particularmente os cinco pontos da arquitetura nova – pilotis, terraçojardim, planta livre, fachada livre, janelas na horizontal – eram do conhecimento dos jovens arquitetos brasileiros que, no entanto, aplicavam-nos mecanicamente, como se fossem fórmulas polivalentes.” BRUAND, 2012, p. 90).
Os dois trechos acima foram retirados do livro “Arquitetura contemporânea no Brasil”. Eles tratam de qual arquiteto e urbanista?
Mies van der Rohe.
Alvar Aalto.
Walter Gropius.
Lucio Costa.
Le Corbusier.
No edifício do Teatro Popular de Niterói, inserido no Caminho Niemeyer concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ficam claras as alusões e as retomadas do vocabulário dos seus projetos das décadas de 1930 e 1940.
O uso da rampa externa para acesso ao pavimento superior e a cobertura de concreto armado em forma de onda remontam às seguintes obras, respectivamente,
Pavilhão da Feira, em Nova York, e Grande Hotel, em Ouro Preto.
Casa do Baile, na Pampulha, e Obra do Berço, no Rio de Janeiro.
Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, e Casa do Baile, na Pampulha.
Pavilhão da Feira, em Nova York, e Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha.
Grande Hotel, em Ouro Preto, e Obra do Berço, no Rio de Janeiro.
A Casa das Rosas é um projeto do Escritório Técnico Ramos de Azevedo para sua filha Lúcia. De características, marcadamente, ecléticas, a construção guarda fortes influências do Renascimento __________, expressas no seu telhado em pedras de ardósia, que abrigam uma mansarda. Quase todos os materiais foram importados e destacam singularmente os 5.500 m2 de um terreno situado na avenida mais significativa das residências de uma elite paulistana – a Avenida Paulista.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
Francês.
Inglês.
Italiano.
Português.
Espanhol.
A Piazza d’Itália de 1979, em Nova Orleans, tornou-se símbolo do pós-modernismo internacional. O exemplo nacional mais importante desse estilo é a Praça Itália, de 1990, situada em Porto Alegre, concebida pelo arquiteto Carlos Fayet.
Uma característica da linguagem pós-moderna das Praças Contemporâneas é a:
unidade formal;
cenarização;
setorização das atividades;
pureza das formas geométricas;
postura funcionalista.
A Expo 2020, realizada em Dubai no período de 01/10/2021 a 31/03/2022, reuniu pavilhões de 192 países distribuídos em três distritos: sustentabilidade, oportunidade e mobilidade.
Relacione os pavilhões apresentados a seguir às suas respectivas características arquitetônicas.
1. Pavilhão do BRASIL
2. Pavilhão da Sustentabilidade TERRA
3. Pavilhão dos EMIRADOS ÁRABES
4. Pavilhão da Oportunidade MISSÃO POSSÍVEL
( ) Uma imensa árvore rodeada por outras menores cobertas por placas de geração de energia solar, que se movimentam, treliças e resinas de carbono.
( ) Uma praça d’água, que dilui os limites entre interior e exterior, coberta por uma estrutura tênsil em aço suspensa, convertida em telas de projeção.
( ) Uma estrutura metálica do telhado formada por sistema híbrido composto por 28 asas que se movimentam, e que convergem para uma abertura zenital.
( ) Uma cobertura em forma de nuvem composta por seis camadas de tecido sobre estruturas metálicas que remetem a uma grande praça pública, com fachadas em cerâmica terracota.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
1 – 2 – 4 – 3.
1 – 4 – 3 – 2.
2 – 1 – 3 – 4
3 – 2 – 1 – 4.
Analise as assertivas sobre a Arquitetura Moderna que surgiu a partir da Revolução Industrial, neste período novos materiais surgiram, como o aço e o concreto. Isso permitiu que arquitetos inovassem e buscassem novas formas de projetar ambientes, para acomodar a humanidade em um tempo de novas ideias e experimentos e assinale a alternativa que aponta a(s) figura(s) importante(s) para esse período da arquitetura.
I. Frank Lloyd Wright e Walter Gropius.
II. Louis Sullivan e Mies Van Der Rohe.
III. Le Corbusier e Lina Bo Bardi.
IV. Oscar Niemayer e Villanova Artigas.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas III está correta.
Todas estão corretas.
A arquitetura moderna foi um movimento arquitetônico que rompeu com as formas tradicionais de arquitetura e trouxe novas formas de construção mais eficientes e adaptadas às necessidades da sociedade moderna. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A arquitetura moderna surgiu no início do século XIX.
( ) A arquitetura moderna buscava novas formas de construção adaptadas às necessidades da sociedade moderna.
( ) Da arquitetura moderna surgiram as formas tradicionais da arquitetura vernacular.
( ) A arquitetura moderna buscou romper com as formas tradicionais rebuscadas de arquitetura.
V – F – F – V.
F – V – F – V.
F – V – F – F.
V – V – F – V.
De acordo com a cronologia histórica da arquitetura do século passado, correlacione as obras com seus respectivos arquitetos:
a) Villa Savoye (1928) | 1) Jørn Utzon |
b) Pavilhão de Barcelona (1929) | 2) Oscar Niemeyer |
c) Casa da Cascata (ou Casa Kaufmann, 1964) | 3) Le Corbusier |
d) Ópera de Sydney (ou Teatro de Sydney, 1973) | 4) Ludwig Mies van der Rohe |
e) Palácio da Alvorada (1958) | 5) Frank Lloyd Wright |
a-3 b-4 c-5 d-1 e-2
a-2 b-3 c-4 d-5 e-1
a-4 b-5 c-1 d-2 e-3
a-5 b-1 c-2 d-3 e-4
a-1 b-2 c-3 d-4 e-5
Através do mapeamento de elementos formais e suas composições, foi possível realizar a associação tipológica que caracteriza a linguagem arquitetônica adotada por Oscar Niemeyer, definindo-a em três partidos compositivos básicos, empregados nas obras de maior referência do arquiteto. Relacione adequadamente os partidos com suas respectivas obras.
1. Princípio de composição elementar.
2. Monolítico.
3. Variante do princípio de composição elementar.
( ) Hospital Federal da Lagoa, antigo Hospital Sul América.
( ) Museu de Arte da Pampulha, antigo Cassino da Pampulha.
( ) Palácio da Alvorada.
( ) Palácio do Congresso Nacional.
( ) Copan.
( ) Palácio Itamaraty.
A sequência correta está em
2, 3, 1, 1, 3, 2.
3, 2 ,1 ,2, 1 ,1.
1, 2, 1, 3, 3, 2.
3, 1, 2, 1, 2, 2.
2, 1, 3, 1, 3, 3.
Artista visual nascida em Paris, em 1927, e falecida no Recife em 2022. Colaborou com Oscar Niemeyer, criando vários vitrais para edifícios de Brasília. Entre os edifícios de Brasília com obras da artista, destacam-se a Catedral Metropolitana, o Memorial JK, o Panteão da Pátria, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Brasília. Rio de Janeiro-Brasília: Livroarte Editora, 1986, com adaptações.
A artista mencionada no texto é
Anna Maria Niemeyer.
Marianne Peretti.
Mayumi Souza Lima.
Maria Elisa Costa.
Carmen Portinho.
A natureza é uma das formas mais eficientes de aprendizado sobre os sistemas estruturais, visando a estética, a economia, a funcionalidade, e servindo de inspiração para diversas edificações.
A caixa toráxica humana é uma dessas inspirações e pode ser vista nas
obras de Félix Candela.
obras de Frank Loyd Wright.
obras de Santiago Calatrava.
cúpulas geodésicas de Buckminster Fuller.
estruturas pneumáticas estudadas por Frei Otto.
O Parque Cultura, Esporte e Fazer Ponta Negra, situado às margens do rio Negro em Manaus e projetado por Severiano Porto, na década de 90, se insere na linha projetual contemporânea brasileira marcada por forte pluralismo, tanto formal como funcional.
A respeito das características formais e funcionais implantadas neste Parque, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O magnífico calçadão com desenho esmerado de pisos e equipamentos, amplo sucesso do público, está situado no ponto mais alto das barrancas do rio.
( ) A parte mais baixa, onde se localizam as instalações populares, bares e restaurantes, possui pisos simples e rústicos, em contraste com a parte superior tratada com pisos sofisticados com excelente paginação.
( ) Os espaços elaborados paisagisticamente ficam perto do rio, voltados para sua margem, cuja linha sinuosa é marcada por caminho em pedra de ardósia, exceto no trecho vizinho ao anfiteatro, onde estes espaços ficam de costas para o rio.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
F – V – F.
F – V – V.
V – F – F.
V – V – F.
F – F – V.
A Bauhaus foi uma escola de arte que teve grande influência na arquitetura moderna ocidental do século 20. Fundada em 1919, por Walter Gropius, em Weimar-Alemanha, procurou romper as barreiras entre arte-artesanato, arquitetura-construção e desenho-produção. Entre 1928 e 1930, o sucessor de Gropius na direção da Bauhaus propôs uma radical transformação da arquitetura e reestruturou as bases do curso, a fim de implementar um maior compromisso social de fazer e produzir uma arquitetura entendida como a ciência de construir. Com o avanço do nazismo na Alemanha, o sucessor de Gropius teve de deixar o cargo em 1930, e a escola encerrou suas atividades em 1933.
Texto próprio
Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica o nome do diretor da Bauhaus entre os anos de 1928 e 1930.
Herbert Bayer
Mies van der Rohe
Vassily Kandisnky
Paul Klee
Hannes Meyer
“Concebido a partir de uma demanda do poder público, em 1940, como um conjunto de edifícios em torno de um lago urbano artificial, com a função de se tornar um polo de lazer e cultura, habitação em novos padrões de ‘cidade jardim’ e vetor de crescimento da cidade. Propiciou a conjunção de várias formas de expressão artística em um todo integrado e em uma nova síntese arquitetônica caracterizada por uma linguagem inovadora e propositiva, onde a tecnologia construtiva e a expressividade específica de cada modalidade artística (arquitetura, paisagismo, pintura, escultura, cerâmica) se integram e relativizam em função da expressividade do todo, em harmonia com a paisagem pré-existente. Para esse empreendimento único, contribuiu a reunião de alguns dos principais artistas brasileiros do século XX, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari. De grande significado para as gerações presentes e futuras da humanidade, apresentando-se como um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial, da história brasileira e das Américas.” As informações se referem a:
Parque Eduardo Guinle.
Conjunto Moderno da Pampulha.
Conjunto Residencial Pedregulho.
Conjunto Marquês de São Vicente.
Considerando-se a história da arquitetura, associe corretamente o edifício ao seu respectivo período histórico.
EDIFÍCIO
(1) Vila Savoye, Poissy
(2) Pont du Gard, Nimes
(3) Pirâmides de Gisé, Egito
(4) Casa Schroeder, Utrecht
(5) Catedral de Chartres, França
(6) Zigurate de Ur, Mesopotâmia
(7) Catedral de São Paulo, Londres
PERÍODO
( ) 1924
( ) 1929-31
( ) 20-16 a.C.
( ) 1194-1230
( ) 1675-1709
( ) Cerca de 2100 a.C.
( ) Cerca de 2550-2460 a.C.
A sequência correta dessa associação é
1, 4, 2, 5, 7, 3, 6.
4, 1, 5, 7, 6, 3, 2.
1, 4, 5, 2, 6, 7, 3.
4, 1, 2, 5, 7, 6, 3.
A Casa Modernista, localizada na cidade de São Paulo na Rua Santa Cruz (imagem a seguir), foi projetada por:

Lúcio Costa.
Gregori Warchavchik.
Oscar Niemeyer.
Paulo Mendes da Rocha.
Carlos Bratke.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
A obra apresentada foi exposta pela primeira vez em 1917. Sua autora foi integrante do “Grupo dos Cinco” e importante expositora na Semana de Arte Moderna de 1922. De acordo com a figura, assinale a alternativa que apresenta o nome da obra e o da autora, respectivamente.
Tropical, Anita Malfatti
Abaporu, Tarsila do Amaral
O jardineiro, Zina Aita
A boba, Guiomar Novaes
A feira, Beatriz Milhazes
Os cinco pontos da nova arquitetura moderna, propostos por Le Corbusier, são:
planta livre, pilotis, terraço jardim, fachada livre e janela em fita.
pilotis, lajes planas, terraço jardim, janela em fita e pintura branca.
terraço jardim, simetria, estrutura metálica, pilotis e fachada livre.
circulação reta, pilotis, regra de ouro, vazios internos e planta livre.
afastamentos laterais, planta livre, pilotis, terraços jardins e janelas retas.
Na Memória Descritiva do Plano Piloto de Brasília, o arquiteto urbanista Lucio Costa explica que sua ideia “nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto”.
Com o desenvolvimento da ideia, um destes eixos foi “arqueado”. Assinale a opção que indica o motivo que levou Lucio Costa a projetar este arqueamento.
Conter o eixo no triângulo que define a área urbanizada.
Dar organicidade por meio do uso de uma linha levemente sinuosa.
Reproduzir, graficamente, a forma das asas de um avião.
Representar o abraço de acolhimento do sítio territorial pela cidade.
Delinear o perímetro urbano da cidade, com vistas a futuras extensões.