

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
À luz das transformações contemporâneas no uso do solo urbano, o processo denominado amazonização — associado à expansão do comércio eletrônico por plataformas como a Amazon — reconfigura a funcionalidade urbana e as dinâmicas de centralidade, especialmente no que se refere à substituição de usos comerciais tradicionais por estruturas logísticas e seus efeitos sobre a vitalidade dos espaços urbanos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A “amazonização” invariavelmente promove a intensificação do uso comercial do solo em áreas centrais, ampliando a presença de lojas físicas e reforçando a multifuncionalidade urbana por meio da integração entre varejo digital e espaços tradicionais de consumo.
II. A “amazonização” resulta na homogeneização do uso do solo urbano, eliminando a necessidade de infraestruturas logísticas e consolidando o comércio exclusivamente em plataformas digitais, sem resultar em efeitos territoriais relevantes.
III. A “amazonização” tende a reconfigurar o uso do solo urbano ao reduzir a demanda por comércio físico, substituindo lojas por centros logísticos e alterando a funcionalidade de áreas comerciais, com impactos na vitalidade urbana e nas dinâmicas de centralidade.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Um município pretende estimular o desenvolvimento orientado ao transporte coletivo (TOD – Transit Oriented Development). Nesse sentido, entre as diretrizes abaixo, assinale aquela que apresenta maior compatibilidade com esse modelo urbanístico:
Incentivo à expansão horizontal da malha urbana.
Redução da diversidade de usos próximos aos corredores de transporte.
Diminuição da densidade construtiva nas áreas servidas por transporte coletivo.
Adensamento urbano associado ao uso misto do solo e à mobilidade não motorizada.
Priorização da circulação de veículos individuais.
Considere que, hipoteticamente, que determinada prefeitura decida aumentar a tarifa do transporte coletivo sem realizar audiência pública. Nos termos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, assinale a afirmativa correta.
Os conselhos municipais de transporte têm caráter apenas consultivo e não podem impedir reajustes tarifários.
O aumento é válido, pois o controle de tarifas é ato discricionário exclusivo do Poder Executivo, sem interferência social.
É obrigação do Município assegurar a participação dos usuários no processo de planejamento por meio de consultas e audiências públicas.
É facultada a utilização de mecanismos de participação direta da sociedade civil em aglomerações urbanas com população total inferior a um milhão de habitantes.
É facultado à prefeitura realizar consulta ou audiência pública sobre a política tarifária, sendo obrigatória somente para o planejamento de mobilidade urbana em municípios que compõem regiões metropolitanas.
Determinado município cearense pretende implantar um sistema de Bus Rapid Transit (BRT). O projeto prevê a desapropriação de áreas para a construção de terminais. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, os terminais e as estações de transferência são classificados como:
Infraestruturas de mobilidade urbana, assim como vias, ciclovias, faixas exclusivas e sinalização.
Elementos acessórios à rede viária, geridos pelo Estado, para desempenhar função auxiliar à malha urbana.
Equipamentos urbanos de vizinhança que devem ser aprovados individualmente por Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
Bens de uso especial cuja função está restrita à organização do transporte coletivo, sem integração direta com outros modos de deslocamento.
Dispositivos de apoio à operação do transporte, que podem ser enquadrados tanto como infraestrutura quanto como serviço, a depender do modelo de gestão adotado.
No planejamento urbano contemporâneo brasileiro, especialmente em intervenções habitacionais de interesse social, considerando os impactos na morfologia urbana, nas redes de mobilidade e no acesso a oportunidades socioeconômicas, assinale a opção que distingue, conceitualmente, inserção urbana de integração urbana.
A inserção urbana e a integração urbana são etapas sucessivas de um mesmo processo, sendo a primeira voltada à implantação física do projeto e a segunda à sua adaptação progressiva às dinâmicas urbanas ao longo do tempo.
A inserção urbana é à incorporação do projeto ao tecido urbano existente em termos formais e regulatórios; a integração urbana envolve a articulação entre espaços públicos, dinâmicas sociais e usos urbanos diversos.
A inserção urbana está relacionada à compatibilização do empreendimento com instrumentos de planejamento urbano, como zoneamento e uso do solo; a integração urbana se refere à consolidação jurídica e institucional da ocupação no território.
A inserção urbana é a adequação do empreendimento aos parâmetros físico-territoriais locais, como densidade e tipologia; a integração urbana corresponde à provisão e à continuidade das redes de infraestrutura e serviços urbanos no entorno imediato.
A inserção urbana refere-se à localização geográfica do empreendimento na malha urbana; a integração urbana implica a conexão funcional do projeto com a cidade existente, incluindo acessibilidade, diversidade de usos e articulação com as redes urbanas.
A ordenação do uso e da ocupação do solo urbano apoia-se em instrumentos da política de desenvolvimento urbano. Sobre esses instrumentos, assinale a alternativa CORRETA.
O parcelamento, a edificação ou a utilização compulsórios incidem sobre o solo não edificado, subutilizado ou não utilizado, na forma do plano diretor municipal.
A taxa de ocupação expressa a relação entre a área total construída e a área do lote, somando os pavimentos para a aferição do potencial construtivo do terreno.
O coeficiente de aproveitamento básico fixa a altura limite das edificações em cada zona, com a contagem dos pavimentos a partir do nível natural do terreno do lote.
A outorga onerosa do direito de construir transfere a propriedade do solo público ao particular, mediante o pagamento de contrapartida ao tesouro do município.
Considere que a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) precisa coordenar o sistema de saneamento básico entre os diversos municípios que a compõem. Com base no Estatuto da Metrópole, para que uma Função Pública de Interesse Comum (FPIC) seja gerida de forma compartilhada, é necessário instituir uma governança interfederativa. Diante no exposto, é correto afirmar que:
A governança interfederativa retira a autonomia dos prefeitos, sendo necessário realizar uma eleição extraordinária para representante legal da RMF.
Os municípios que integram a RMF deverão elaborar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, que poderá atuar, também, como Plano Diretor.
A RMF deverá elaborar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado como instrumento responsável por estabelecer as diretrizes para o planejamento das FPICs.
Municípios que se recusarem a participar da elaboração do Plano de Governança Interfederativa ficam impedidos de receber qualquer transferência voluntária da União.
É facultativo que municípios inclusos em região metropolitana formalizem um Plano único de desenvolvimento, sendo possível realizar a gestão dos assuntos em comum por meio de decretos.
Considere que determinado arquiteto precisou recorrer a uma planta de loteamento feita em 1994 para conferências e integrações. Como será necessário atualizar alguns dados e sugerir modificações, o responsável deverá integrar a planta desse loteamento, feita em coordenadas topográficas locais, a um Sistema de Informações Geográficas (SIG) que utiliza o sistema de coordenadas geodésicas SIRGAS2000. Para realizar essa integração sem que haja distorções de escala ou posicionamento que comprometam a precisão do parcelamento do solo, é necessário:
Desconsiderar a diferença de sistema de coordenadas, pois para áreas urbanas menores que dez hectares a curvatura da terra não influencia na precisão das coordenadas UTM.
Exportar o arquivo em formato PDF e realizar a vetorização manual sobre um mapa impresso da prefeitura, garantindo que as distâncias sejam medidas com escalímetro profissional.
Realizar o escalonamento da planta no software AutoCAD, utilizando uma imagem atualizada obtida pelo satélite do Google Earth como referência de fundo para ajustar os limites dos lotes.
Aplicar a transformação de coordenadas utilizando os parâmetros oficiais de conversão, como o ProGriD, entre o datum antigo e o SIRGAS2000, realizando o georreferenciamento por pontos de controle.
Realizar diretamente a alteração de unidade de medida do projeto WGS 84, de metros para polegadas, uma vez que sistemas globais utilizam o padrão americano de representação espacial de dados cartográficos.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma diferença entre os condicionantes do processo de evolução urbana das cidades de Vitória e de Vila Velha, ambas no Espírito Santo.
Vitória apresentou expansão urbana predominantemente horizontal devido à grande disponibilidade de terras planas, enquanto Vila Velha teve crescimento limitado por barreiras naturais, sendo quase exclusivamente verticalizada.
As duas cidades passaram por processos de urbanização semelhantes ao longo do século XX, marcados pelo crescimento populacional e pela expansão das áreas residenciais, mas, a disponibilidade de terras, o relevo e a localização continental, exerceram papel determinante sobre a forma e a intensidade da expansão urbana apenas em Vila Velha.
Vila Velha desenvolveu-se como um importante centro industrial e logístico, com empreendimentos ligados ao comércio regional, enquanto Vitória manteve, por mais tempo, as características periurbanas, com presença significativa de áreas pouco urbanizadas, de vegetação nativa e de ocupações dispersas em parte de seu território.
Vitória, por ser uma ilha, teve sua expansão territorial limitada, resultando em um crescimento mais verticalizado, enquanto Vila Velha, localizada em área continental e com maior disponibilidade de terras planas, apresentou uma expansão urbana mais dispersa.
O crescimento urbano de Vitória foi determinado exclusivamente por fatores climáticos, sem relação com sua localização geográfica, enquanto o de Vila Velha foi determinado por sua geografia.
Leia o fragmento a seguir.
A concepção de cidade igualitária enfatiza a necessidade de reorganizar o território urbano para reduzir desigualdades estruturais e assimetrias nos diferentes territórios. Especialmente no que se refere à relação entre mobilidade urbana e justiça espacial.
Bernardo Secchi, arquiteto-urbanista italiano. (Adaptado)
A partir do fragmento acima, assinale a opção que melhor expressa uma estratégia coerente com essa abordagem.
Implementar corredores exclusivos de transporte rápido em áreas de alto valor imobiliário, com o objetivo de atrair investimentos privados e estimular a valorização urbana.
Adotar políticas de tarifação dinâmica no transporte público baseadas na capacidade de pagamento dos usuários, buscando maximizar a sustentabilidade financeira do sistema.
Priorizar investimentos em sistemas de transporte de alta capacidade que conectem centralidades já consolidadas, reforçando a eficiência econômica e a competitividade urbana global.
Incentivar a descentralização de empregos e serviços, combinada com redes de mobilidade multimodal acessíveis, de modo a reduzir a dependência de deslocamentos longos e promover maior equidade territorial.
Promover a expansão de infraestruturas viárias periféricas voltadas para o transporte individual motorizado, de modo a reduzir o tempo médio de deslocamento da população de baixa renda, ainda que isso implique maior fragmentação territorial.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana orienta o planejamento dos deslocamentos nas cidades. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.
I.A política de mobilidade urbana prioriza os modos de transporte não motorizados sobre os motorizados e os serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.
II.A política de mobilidade urbana elege o transporte individual motorizado como eixo prioritário do sistema, com a ampliação contínua do sistema viário voltada ao automóvel.
III.A integração entre os modos de transporte e o uso do solo é vedada pela política nacional, que reserva o planejamento dos deslocamentos a leis distintas das de ordenamento territorial.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
Um arquiteto urbanista será responsável pela elaboração de um projeto de loteamento em área de expansão urbana em determinada localidade no Estado do Ceará. O projeto prevê a reserva de quinze por cento da área total para espaços livres de uso público e vias de circulação, apesar do município não possuir legislação específica que defina percentuais superiores aos federais. Verifica-se, no entanto, que o projeto omite o escoamento de águas pluviais, alegando que o solo possui alta capacidade de infiltração. Analisando as informações fornecidas à luz dos termos da legislação federal, é correto afirmar que o projeto:
Está irregular e precisa ser revisado, uma vez que a reserva de áreas públicas deve ser, obrigatoriamente, de trinta e cinco por cento.
Poderá ser aprovado, pois, na ausência de lei municipal, o percentual de quinze por cento é o mínimo absoluto para áreas públicas.
Poderá ser aprovado mediante assinatura de termo de compromisso para execução da drenagem em até cinco anos após o registro.
Poderá ser aprovado sem o planejamento de escoamento de águas pluviais, já que é dispensável em loteamentos convencionais.
Está irregular e precisa ser revisado, pois, independentemente da permeabilidade do solo, o escoamento das águas pluviais é requisito básico para parcelamento de solo.
Com base na Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, não será permitido o parcelamento do solo, entre outras situações, em:
I- terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas;
II- terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados;
III- terrenos com declividade igual ou superior a 20% (vinte por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes.
Dos itens acima:
Apenas o item I está correto.
Apenas o item III está correto.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Diferentes períodos da história da arquitetura e do urbanismo são marcados por características específicas que os definem. Na arquitetura, os principais períodos são o clássico da antiguidade, medieval, renascentista, neoclássico, moderno e contemporâneo. No urbanismo, os principais períodos são o antigo, medieval, clássico, barroco, moderno e contemporâneo.
Quanto a esses períodos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os romanos, na antiguidade, foram os primeiros a utilizar o concreto.
II. Uma das maiores preocupações do urbanismo grego é proteger o espaço público de grandes empreendimentos particulares.
III. O Renascimento representa a gênese do urbanismo clássico, com muitas cidades fundadas por razões militares.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas;
III, apenas;
I e II, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III.
O zoneamento é o instrumento legal que define as regras de uso e ocupação do solo, organizando as funções urbanas. Analise as afirmativas a seguir sobre os parâmetros de zoneamento.
I.A Taxa de Ocupação (TO) é o índice que controla o percentual máximo da área de um terreno que pode ser ocupado pela projeção horizontal da edificação (a "pegada" do edifício no solo).
II.O "gabarito" refere-se à altura máxima permitida para a edificação, geralmente expressa em metros ou em número de pavimentos, controlando o perfil vertical (skyline) da cidade.
III.O "uso misto", que combina diferentes usos (como residencial, comercial e serviços) em uma mesma zona ou edificação, é considerado uma prática urbanística ultrapassada e prejudicial à mobilidade urbana.
Está correto o que se afirma em:
II e III apenas.
I e II apenas.
I apenas.
I, II e III.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012) estabelece princípios e diretrizes para o planejamento da mobilidade nas cidades. Sobre esses princípios, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A lei estabelece a prioridade dos modos de transporte não motorizados (pedestres e ciclistas) sobre os motorizados.
(__)A lei estabelece a prioridade dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.
(__)O planejamento da mobilidade deve visar a redução das desigualdades e a promoção da inclusão social, garantindo o acesso universal à cidade.
(__)A lei incentiva o uso do transporte individual motorizado (automóvel) como principal indutor do desenvolvimento urbano, desde que sejam construídas vias expressas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
V, V, F, F
V, F, V, F
F, F, V, V
V, V, V, F
É permitido o parcelamento do solo em terrenos com declividade igual ou superior a 30%, mesmo que não sejam atendidas exigências específicas das autoridades competentes.
Certo
Errado
A taxa de permeabilidade (TP), também chamada de área de cobertura vegetal, corresponde à porcentagem de área do lote que deve permanecer sem edificações para permitir que a água penetre no solo, diminuindo, assim, as chances de enchentes.
Certo
Errado
Se um terreno de 100 m? tem taxa de ocupação (TO) máxima igual a 70%, a área de implantação no lote corresponde à área total construída dividida pela área total do lote.
Certo
Errado
O conceito de olhos da rua, de Jane Jacobs, associa-se a um conjunto de princípios para o desenho e o planejamento urbanos, entre os quais se incluem a proposição de quadras longas (para a redução do número de cruzamentos) e de edifícios com janelas voltadas para as ruas (para a promoção de vigilância natural), bem como a diversidade de usos (para, segundo um zoneamento diverso, a geração de fluxos variados de pessoas).
Certo
Errado