

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa correta em relação a um dos parâmetros a serem adotados para a elaboração de um projeto de arborização urbana.
No canteiro central de avenidas que não tenham rede de energia, plantar apenas espécies vegetais arbóreas de grande porte.
Plantar apenas espécies nativas e ocorrentes na região bioclimática na qual se localiza o município.
Respeitar os valores culturais, ambientais e a memória da cidade.
Manter o distanciamento de 30 centímetros de cada lado da entrada de garagens para a colocação das grades de proteção para as mudas de árvores as serem plantadas.
Planejar a colocação de iluminação suficiente na copa das árvores, mesmo daquelas que forem plantadas logo abaixo das lâmpadas da iluminação pública já existente.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente parâmetros para o plantio de árvores em vias públicas do tipo “calçadas”.
A distância mínima em relação a equipamentos de segurança, hidrantes, por exemplo, para o plantio de árvores de porte médio, é de 10 metros.
Quando a largura da calçada for inferior a 4 metros, não é recomendável o plantio de árvores de porte médio.
Nos calçamentos, no assim chamado “passeio livre” ou área de acessibilidade, a largura mínima que esse permite ter, para que possa haver o plantio de árvores de porte pequeno, é de 2,50 metros.
Sempre que a largura da calçada permitir, é recomendável o plantio de árvores no alinhamento da rede elétrica para facilitar a poda.
A distância mínima em relação à esquina de uma rua, para o plantio de árvores de porte médio, deve ser de 5 metros.
Parques urbanos, que têm importante papel ambiental e cultural, são espaços verdes, de tamanhos variados, presentes em centros urbanos ou periferias.
Certo
Errado
Destacam-se entre as características dos jardins orientais texturas e vegetações secas, resistentes à luz forte e ao calor intenso.
Certo
Errado
De acordo com Cullen, a paisagem urbana consiste em organizar visualmente o conjunto de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano. Um dos aspectos a serem considerados sobre a paisagem urbana é a visão serial. Sobre esse assunto, assinalar a alternativa CORRETA:
Em uma perspectiva visual, dois pontos de vista devem ser considerados, a imagem existente e a imagem emergente, significando que, ao percorrer a cidade, o transeunte passa por uma sucessão de surpresas.
Ao percorrer determinado espaço urbano, as imagens imergem de modo que o transeunte sofre uma sucessão de acontecimentos, tornando o trajeto monótono.
A visão serial independe do espaço percorrido e das imagens existentes, pois o espaço delimitado tem “vida própria”.
A visão serial se estabelece em imagens que não se alteram no decorrer do trajeto, tornando-a dinâmica e com movimento.
Conforme a obra de CULLEN, observada na imagem abaixo, é mostrada a faixa costeira de Hove convertida em pintura mural, relacionada às teorias da paisagem urbana. Sobre isso, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

O processo de _________________ serve para interligar o espaço próximo e o espaço remoto, aproximando de nós a distância; insere, no nosso espaço próximo, uma cena longínqua, particularizando-a, obrigando-nos a uma observação detalhada daquilo que, através da sua trama, coloca-se mais perto de nós. As suas aplicações são evidentes: aproxima de nós a paisagem ou a cidade longínquas e permite selecionar ou rejeitar imagens com uma determinada finalidade.
focalização
entrelaçamento
truncagem
divisão de espaços
deflexão
Assinale a alternativa correta e que apresenta uma espécie de pequeno porte muito utilizada na arborização urbana.
Nome Científico: Lagerstroemia indica
Nome popular: Resedá;
Altura (m): 3 a 5;
Diâmetro do caule (cm): 15 a 30;
Tipo de copa: Globosa.
Nome Científico: Caesalpinia peltophoroiddes
Nome popular: Pata de vaca;
Altura (m): 3 a 5;
Diâmetro do caule (cm): 5 a 15
Tipo de copa: Flabeliforme
Nome Científico: Handroanthus heptaphyllus;
Nome popular: Ipê-amarelo;
Altura (m): 5 a 8;
Diâmetro do caule (cm): 15 a 25;
Tipo de copa: Umbeliforme
Nome Científico: Handroanthus umbellatus;
Nome popular: Falso barbatimão;
Altura (m): 4 a 6;
Diâmetro do caule (cm): 10 a 40;
Tipo de copa: Cônica.
Nome Científico: Jacaranda mimosifolia;
Nome popular: Flor de rainha;
Altura (m): 8 a 10;
Diâmetro do caule (cm): 15 a 30;
Tipo de copa: Globosa
A flora fornece o principal material de trabalho ao arquiteto paisagista.
Certo
Errado
A presença da fauna é indiferente para a contribuição no projeto paisagístico.
Certo
Errado
Segundo MASCARÓ e YOSHINAGA, a criação de parques e praças influencia significativamente os custos da infraestrutura urbana. Considerando-se as figuras abaixo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FIGURA A

Área verde concentrada em um parque interior da cidade.
FIGURA B

Área verde distribuída em dez praças de um hectare cada.
FIGURA C

Área verde distribuída em dez praças de ½ hectare cada e um parque de cinco hectares.
( ) A Figura A possui baixo custo econômico, sendo a mais recomendada pelos urbanistas por estar centralizada, o que diminui as distâncias a serem percorridas e possibilita o uso frequente pelos usuários.
( ) A Figura B é uma das melhores soluções com relação ao uso dos espaços verdes, porém é a opção mais cara, sendo a menos recomendada pelos urbanistas. Custa cerca de 70% a mais que a opção da Figura A.
( ) A Figura C representa a opção ideal, pois custa 15% menos que a Figura B, por aproveitar o baixo custo dos espaços verdes concentrados e por ter maior quantidade de áreas verdes distribuídas em lotes, permitindo maior flexibilidade de uso.
C - C - E.
C - C - C.
E - C - E.
E - C - C.
E - E - E.
De acordo com Benevolo, no livro “A Arquitetura no novo milênio”, no intervalo de tempo considerado na História da Arquitetura moderna — do último terço do século XVIII ao final do século XX —, a paisagem construída ou o conjunto das modificações introduzidas pelo homem sobre a superfície terrestre sofreu quatro transformações sucessivas, cujos efeitos se encontram combinados na paisagem de hoje.
A respeito dessas transformações, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O desmantelamento das estruturas de assentamento tradicionais, produzidas pelas sociedades antigas com as técnicas pré-industriais e as formalidades precedentes ao “novo regime” vigente no mundo industrial, é uma transformação da paisagem citada por Benevolo.
( ) Um primeiro modelo de urbanização “moderno”, concebido por volta da metade do século XIX, mas ainda amplamente operante nos séculos XX e XXI, seja na Europa, seja no resto do mundo, é uma transformação apresentada pelo autor.
( ) Um segundo modelo de urbanização, baseado na experiência dos reparos ao primeiro modelo já ocorrida entre os dois séculos e colhida pelo movimento moderno no primeiro pós-guerra como método alternativo de gestão de território, é uma transformação de que trata Benevolo.
( ) Um último procedimento de urbanização, que não é certo chamar de “modelo” porque seu caráter principal é a desvinculação em relação às formalidades legais, é uma transformação descrita no livro.
Assinale a sequência correta.
F F F F
F F F V
F V F V
V F V V
V V V V
A importância de se conhecer a história do paisagismo é a influência que até hoje ele exerce sobre os estilos paisagísticos. Em relação ao Estilo Árabe ou Mouresco, assinale a alternativa correta.
As residências possuíam jardins internos que eram utilizados para a realização de festas, possuindo estátuas, mesas de mármore, pérgolas, espelhos d’água, vasos e floreiras. Entre as espécies utilizadas, destacam-se os ciprestes, os álamos, videira, hera, macieira, rosas e as flores anuais.
São jardins da sensibilidade, explorando os elementos: água, cor e perfume. As cores também eram valorizadas através dos pisos e paredes com placas de cerâmica. Utilizavam plantas com perfume como jasmins, cravos, jacintos, alfazemas, rosas e espécies trepadeiras junto às colunas.
Apresentam um eixo central que se eleva para o horizonte, valorizando a perspectiva e a sensação de grandiosidade, destacando o domínio do homem sobre a natureza. O jardim é limitado por bosques nos arredores.
Buscavam explorar diferentes impressões visuais como reflexos luminosos, textura, além da sonoridade do movimento das plantas. Também utilizavam alegorias mitológicas e literárias. As principais características desse estilo são os amplos gramados, e a exploração dos elementos surpresa, variedade, simulação e sequências de perspectivas.
Exploravam o sentido religioso e simbólico de muitas plantas como o papiro, lótus, tamareira, videira, romã, figueira e cipreste.
Quanto à manutenção do paisagismo urbano, assinale a opção correta.
A seca é o período adequado ao plantio de mudas em ambientes urbanos, em razão do favorecimento de sombreamento em espaços públicos.
A demarcação e o preparo do canteiro para plantio estão diretamente ligados ao porte da espécie vegetal a ser plantada.
A roçada é uma técnica de jardinagem que dá formas ornamentais variadas aos maciços vegetais.
O período adulto é a melhor fase para a realização de podas em árvores, em razão de sua maior resistência.
Nos jardins rurais, destacam-se formas geométricas, clara simetria e separação dos espaços.
Certo
Errado
A arborização urbana contribui para a melhoria de vários aspectos da cidade, como por exemplo: redução da poluição e aumento do bem-estar psicológico e físico dos cidadãos. A criação de parques e praças próximos à área urbana pode contribuir também para a redução do consumo de energia elétrica. Isso acontece porque
a liberação do gás carbônico, no processo de respiração das árvores, ameniza a temperatura, reduzindo o gasto com refrigeração.
a área arborizada é desvalorizada e passa a ser ocupada por habitantes com menor poder aquisitivo, com perfil de consumo de energia menor.
as árvores melhoram o conforto térmico da cidade e, consequentemente, leva a uma redução do gasto com energia para a climatização dos ambientes das edificações.
as áreas urbanizadas diminuem o sedentarismo das pessoas, que passam a consumir menos energia elétrica.
Se baseando nos conhecimentos e noções de espécies vegetais, assinale a assertiva que apresenta de forma correta a principal função do conhecimento das espécies vegetais, plantio e manejo em projetos de paisagismo.
Criar ambientes esteticamente agradáveis.
Minimizar o uso de recursos hídricos.
Promover a biodiversidade local.
Reduzir os custos de manutenção.
Aumentar a resistência a pragas e doenças.
O desenvolvimento sustentável nas cidades enfatiza a necessidade dos espaços verdes para preservar a biodiversidade, as fontes de recursos não renováveis, a economia de energia e a utilização de tecnologias limpas. Nesse contexto, a infraestrutura verde torna-se uma estratégia urbana necessária para minimizar os efeitos negativos do crescimento urbano, industrial e tecnológico, visando à melhoria da saúde, ao bem-estar e à qualidade do ar para a população.
Com relação a esses conceitos, é correto afirmar que a infraestrutura verde deve, EXCETO:
ter como foco o desenvolvimento de espaços verdes, destinados à áreas de elevada densidade urbana.
priorizar a conservação da estrutura e dos processos da paisagem, para manter ou estabelecer conectividade física e funcional de fatores bióticos, abióticos e culturais.
implementar parques alagáveis e sistemas para redução da velocidade do fluxo de águas pluviais.
ser projetada a partir do sistema híbrido de águas, hídrico e de drenagem, integrando as áreas verdes para favorecer funções ecológicas.
A água só é o centro das atenções nos jardins e exerce fascínio sobre as pessoas, espelha o céu e proporciona tranquilidade, quando exposta em superfícies horizontais sem movimento.
Certo
Errado
O fogo proporciona luz, calor e aconchego à noite, quando é utilizado em tochas, piras, fogueiras e mesmo em lareiras ao ar livre.
Certo
Errado
A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, à melhoria da qualidade do ar, bem como à saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, deve-se atentar para as características das espécies que serão utilizadas para este fim, como por exemplo, o formato da copa da árvore.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o formato de copa mais recomendado para plantio na arborização de ruas.
colunar
umbeliforme
pendente
globosa
piramidal