

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O arquiteto austríaco Camillo Sitte, autor de planos de ampliação de algumas cidades austríacas, observa a paisagem da cidade moderna e releva seus inconvenientes.
Assinale a opção que apresenta um desses inconvenientes.
Composições assimétricas a qualquer custo.
Monumentos deslocados do centro geométrico das praças.
Espaços inarticulados e desproporcionais à arquitetura.
Ambientes pitorescos, mas sem uniformidade.
Recintos com irregularidade excessiva.
No Rio Grande do Sul, quais são as palmeiras ou coqueiros nativos normalmente utilizados em projetos urbanos nos canteiros entre pistas de rolamento.
Árvore de Madagascar (Terminalia mantaly) e Coqueiro Jerivá (Syagrus romanzoffiana).
Palmeira Washingtônia (Washingtonia robusta) e Coqueiro Jerivá (Syagrus romanzoffiana).
Árvore de Madagascar (Terminalia mantaly) e Butiazeiro (Butia capitata).
Coqueiro Jerivá (Syagrus romanzoffiana) e Butiazeiro (Butia capitata).
Árvore de Madagascar (Terminalia mantaly) e Palmeira Washingtônia (Washingtonia robusta).
Qual é a vegetação de forração que o arquiteto pode escolher para projetos de áreas sombreadas em praças urbanas?
Grama preta (Ophiopogon japonicus), de cor verde escura, com altura de um metro e flores amarelas.
Grama esmeralda (Zoysia japonica), de cor amarelo clara, com altura de trinta centímetros e flores brancas.
Grama preta (Ophiopogon japonicus), de cor verde escura, trepadeira vivaz.
Grama esmeralda (Zoysia japonica), de cor amarelo clara, trepadeira vivaz.
Grama preta (Ophiopogon japonicus), de cor verde escura, rasteira.
O projeto do calçadão para a orla da Praia de Iracema, na cidade de Fortaleza, tornou-se projeto emblemático em área urbana paisagística.
Assinale a opção que indica um aspecto desse projeto.
Organização em estreita faixa descontínua, interrompida pelas vias de serviço.
Arvoredos que configuram micro espaços dotados de equipamentos diversos.
Traçado voltado diretamente para a praia e o mar.
Desenho do piso simples, regular e retilíneo.
Ênfase nas atividades que requerem iluminação natural, pelo uso restrito ao período diurno.
[...] ocorreu a solução de criar-se uma sequência contínua de grandes quadras emolduradas por uma larga cinta densamente arborizada [...], prevalecendo em cada quadra determinada espécie vegetal, com chão gramado e uma cortina suplementar intermitente de arbustos e folhagens, a fim de resguardar melhor, qualquer que seja a posição do observador, o conteúdo das quadras, visto sempre num segundo plano e como que amortecido na paisagem. [...] tratada com bosques e campos de feição naturalista e rústica para os passeios e amenidades bucólicas de toda a população urbana.
COSTA, Lucio. Relatório do plano piloto de Brasília. 1957 (com adaptações).
Considerando os trechos do relatório referenciado bem como aspectos relacionados à arquitetura paisagística da capital nele descritos, assinale a opção correta.
Considera-se a arquitetura paisagística como aspecto importante para intermediação entre escala humana e edificações.
A feição rústica e naturalista descrita aproxima os bosques de amenidades bucólicas à composição geometrizada dos jardins franceses.
Há possibilidade de adequação fitossanitária nas superquadras pela distribuição de indivíduos e grupos de árvores idênticos.
Propõe-se o sombreamento constante e regular de áreas verdes nos setores residenciais por meio de arbustos decíduos.
O termo “chão gramado” diz respeito a pavimentos intertravados que permitem drenagem por meio de gramíneas.
Sobre os jardins de chuva, assinale a alternativa correta.
Adicionam-se plantas aos jardins de chuva, para que essas cumpram a função de embelezamento dos jardins.
São depressões topográficas, existentes ou readequadas especialmente para receberem o escoamento da água pluvial.
São bacias de retenção que recebem o escoamento superficial de água da chuva por drenagens naturais ou tradicionais.
Quando possuem capacidade limitada, pelo espaço disponível e pelas condições geotécnicas, os jardins perdem sua eficiência na melhoria da qualidade da água.
São depressões lineares preenchidas com vegetação, solo e demais elementos filtrantes que processam uma limpeza da água da chuva e aumentam seu tempo de escoamento.
A partir da década de 1980, os governos locais de diferentes países assumiram um papel regulador na configuração da paisagem urbana. As intervenções realizadas no período atrelavam a ideia do redesenho urbanístico à indução da valorização do solo urbano.
De acordo com as autoras do livro Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil, assinale a alternativa que apresenta o projeto que não pode ser caracterizado por intervenções emblemáticas implantadas nesse período como solução de desenho urbano na busca de incentivo à noção de pertencimento e cidadania e reversão do processo de degradação urbana.
Projeto do Kuala Lampur City Center, Kuala Lampur – Malásia.
Projeto do Tanque dos Padres, Poconé – MT.
Projeto Rio-Orla, Rio de Janeiro – RJ.
Projeto de reurbanização do Vale do Anhangabaú, São Paulo – SP.
O desenho é uma representação da seção transversal de uma infraestrutura denominada
calha técnica.
calha de dutos.
banco de dutos.
galeria técnica.
vala comum de dutos.
Em relação à importância e influência da vegetação sobre a qualidade do ambiente da cidade, assinale a afirmativa correta.
A vegetação funciona como termorregulador climático, interferindo na radiação perdida durante o dia e recebida durante a noite.
As árvores de grande porte aumentam a inércia térmica da área urbana, provocando aumento diurno das variações de temperatura.
As árvores de pequeno porte e os arbustos criam zonas de baixa ventilação nos passeios, impedindo a passagem dos ventos e causando desconforto aos pedestres.
As barreiras vegetais densas conseguem atenuar a poluição sonora, especialmente quando se usam barrancos combinados à vegetação.
As árvores emitem substâncias químicas que contribuem para a poluição do ar, o que exige menor número de espécies arbóreas nas áreas urbanas.
Leia o texto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
O desenho urbano é uma prática ao mesmo tempo nova e antiga. As pessoas vêm há milênios configurando de maneira consciente as paisagens em que vivem. Isso incluem os assentamentos que formam uma grande parte dessa paisagem. Esses assentamentos estruturam a existência humana. Como uma disciplina independente, o desenho urbano remonta a meados do século XX. Ele se situa na intersecção da arquitetura com o paisagismo e do planejamento urbano com o da paisagem (WALL; WATERMAN, 2012, p.15).
I- As dimensões das quadras têm impacto na vida urbana: tipologias, gabaritos, densidade, massa e ritmo das edificações podem ser influenciados.
II- As condições espaciais especificadas em um projeto podem estimular ou dificultar o convívio social em espaços públicos
III- A relação de dimensionamento que quadras, ruas e edifícios mantêm com escala humana nos detalhes e nas sensações influenciam no padrão de circulação adotado pela população.
IV- A infraestrutura urbana são equipamentos, serviços e/ou redes fundamentais que organizam e suportam a vida em sociedade. A diversidade, sua quantidade/capacidade e sua área de cobertura/área atendida são as formas de mensurá-las.
V- Considerando que a cidade é vivenciada pelo movimento, a legibilidade desta experiência é influenciada pelas as ruas, suas dimensões, a relação com os edifícios, as distâncias entre os atrativos e os sistemas de deslocamentos.
Assinale a resposta correta:
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II, III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. A estrutura urbana está diretamente ligada ao crescimento ou mesmo a uma mudança contínua. Essas modificações constantes na paisagem e nas necessidades da população é o grande desafio do profissional (Arquiteto) que vai pensar nessa estrutura urbana. Dentre os desafios mais frequentes estão
I. estrutura de acessibilidade e transporte.
II. conforto térmico e/ou acústico.
III. poluição e sanitaridade.
IV. adequação de regiões residenciais, comerciais e industriais.
V. sensação de segurança.
VI. locais de permanência e mobiliário urbano.
VII. adequação da geografia e desníveis - circulação de pedestres.
VIII. iluminação e possibilidade de tráfego de pedestres.
Apenas II, III, IV, V e VII estão corretas.
Apenas I, II, III, IV e V estão corretas.
Apenas I, II, III, IV, V e VII estão corretas.
Todas estão corretas.
De acordo com CULLEN, a cidade é uma ocorrência emocionante no meio-ambiente, sendo a paisagem urbana estruturada através de três aspectos importantes. Acerca disso, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Local significa que percorrer de um extremo a outro da cidade, a passo uniforme, produz ao caminhante uma sucessão de contrastes súbitos, que têm grande impacto visual e dão vida ao percurso.
( ) Conteúdo é a própria constituição da cidade, as suas cores, texturas, escalas, estilos que caracterizam edifícios e setores da malha urbana e a tudo que individualiza.
( ) Ótica se caracteriza pelas reações do indivíduo em relação a sua posição no espaço, seja ele aberto ou fechado, alto ou baixo, esse sentido de percepção é o que produz a sensação de identificação com o meio-ambiente.
C - C - E.
E - C - C.
C - E - E.
E - C - E.
Toda vegetação significa obstrução visual em alguns níveis e direções e, devido a isso, existem algumas restrições na tipologia e localização da vegetação em relação ao trânsito de veículos e pedestres. Com relação aos critérios de localização da vegetação nos espaços urbanos, assinalar a alternativa CORRETA:
A altura do fuste das árvores (plano vertical), permitindo a visibilidade e o trânsito acima do leito carroçável para a passagem de automóveis, ônibus e caminhões, deve ser de 4m, no mínimo.
No plano vertical, a altura do fuste das árvores acima de passeios, calçadas e passagem de pedestres deve ser de 2m, no mínimo.
No plano horizontal, a desobstrução de visão, inclusive para pedestres, deve obedecer a uma distância de, no máximo, 80cm, e nas proximidades dos cruzamentos e mudanças de direção o valor máximo é de 60cm.
Existem distâncias máximas horizontais entre arborização e equipamento urbano a serem respeitadas: em um ponto de ônibus, a distância máxima é de 3,50m, sendo importante verificar o tamanho da copa da planta.
A respeito do aumento de áreas verdes em áreas urbanas é correto dizer que os jardins verticais:
Sobre as funções urbanísticas das praças, qual das alternativas descreve sua função ecológica?
São espaços nos quais as pessoas, em contato com os elementos naturais dessas áreas, relaxam, funcionando como ambientes anti-estresse.
São espaços que, graças à qualidade do projeto, permitem a diversidade da paisagem construída e o embelezamento da cidade.
Oferecem como ambiente para o desenvolvimento de atividades extra-classe e de programa de educação.
Nenhuma das anteriores.
CULLEN descreve vários métodos de percepção da paisagem urbana. Com relação a esses métodos, analisar os itens abaixo:
I. Viscosidade é quando o local é simultaneamente objeto de uma ocupação estática pelo equipamento e de uma ocupação pelo movimento.
II. Pontuação é quando ao longo do percurso narrativo da rua, tanto a função como o padrão variam de um ponto para o outro e essas variações são assinaladas por um sinal físico.
III. Deflexão acontece quando nos deparamos com um edifício e temos que recuar para que possamos contemplá-lo.
IV. Perspectiva delimitada consiste em desfazer o edifício ligeiramente em relação ao eixo de uma implantação ortogonal, de modo a criar no observador a expectativa de que isso é feito intencionalmente.
Estão CORRETOS:
Somente os itens I e II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e IV.
Somente os itens II, III e IV.
Os espaços livres possuem três principais valores frente à cidade e a seus cidadãos:
I - Valor visual ou paisagístico, pois representam referenciais nas cidades, contribuindo com a identidade dos locais.
II - Valor recreativo, pois ao levar em consideração as peculiaridades sociais, econômicas e culturais dos usuários, permitem uma melhor apropriação.
III - Valor ambiental, pois contribui com a qualidade ambiental urbana, como, por exemplo, pela presença de arborização que atenua os efeitos das 'ilhas de calor' colabora na proteção do solo contra a erosão e protege os cursos de água.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Nenhuma das anteriores.
No amplo objeto do paisagismo, existem gradações na relação entre a forma e a função que variam com a escala de intervenção. Mascaró (2008) comenta que, na prática, existem no paisagismo urbano várias escalas de intervenção, no mínimo três. Assinale a alternativa correta que apresenta as três escalas de intervenção no paisagismo urbano.
Horta, jardim e floricultura urbana.
Horta, jardim e praça.
Praça, parque suburbano e parque urbano.
Jardim, praça e parque urbano.
Horta, jardim e parque urbano.
Em um terreno situado no município de São Bernardo do Campo, em região de domínio da Mata Atlântica, observa-se a presença de fragmentos florestais em estágio médio de regeneração. Para a implantação de um determinado projeto público, identificou-se a necessidade de supressão e manejo de espécies arbóreas pioneiras nativas, que deverão ser identificadas e quantificadas. Para tal, serão consideradas espécies arbóreas pioneiras nativas, entre outras:
falsa seringueira (Ficus elastica), figueira (Ficus carica) e caxeta.
Pinus elliotti, jacatirão-açu e falsa seringueira (Ficus elastica).
embaúba, Pinus elliotti e figueira (Ficus carica).
jacatirão-açu, falsa seringueira (Ficus elastica) e caxeta.
embaúba, jacatirão-açu e caxeta.
O meio urbano é composto por uma combinação de elementos construídos e naturais que interagem com o ambiente, gerando distintas sensações de conforto e desconforto. No projeto urbano, ao considerar o conforto ambiental, deve-se levar em conta que
a água cria microclimas favoráveis a partir da inércia térmica e evaporaç ão e apresenta baixa refletividade de ondas sonoras.
os albedos das construções típicas de áreas urbanas costumam ser maiores do que os das construções de áreas rurais.
uma grande densidade de edificações proporciona a aceleração do fluxo de ar em ár eas estreitas e redução do vento nas esquinas.
a vegetação apresenta menor capacidade calorífica e menor condutibilidade térmica do que os materiais dos edifícios.