

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na Red Blue Chair, ou Cadeira Vermelha e Azul, em tradução literal, Gerrit Rietveld manipulou a interação de planos verticais e horizontais da mesma forma que fez em sua arquitetura. Embora a cadeira tenha sido originalmente projetada em 1918, seu esquema de cores primárias (vermelho, amarelo, azul) e preto foi aplicado por volta de 1923. Por esperar que grande parte de seus móveis fossem eventualmente produzidos em massa em vez de feitos à mão, Rietveld buscou a simplicidade na construção. As peças de madeira que compõem a Red Blue Chair correspondiam aos tamanhos padronizados de madeira prontamente disponíveis na época.
Disponível em: https://www.moma.org/. Acesso em: 24 jun. 2022 (adaptado).

Disponível em: http://www.malikgallery.com/. Acesso em: 24 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A Cadeira Vermelha e Azul sintetiza alguns dos ideais que seriam característicos do movimento De Stijl: a simplicidade e pureza das formas, a harmonia estética e o racionalismo em prol da reprodutibilidade.
Il. A Cadeira Vermelha e Azul é um dos expoentes do design de mobiliário característico das vanguardas artísticas europeias que, de modo geral, buscavam empregar as inovações industriais para possibilitar o acesso à grande massa de consumidores.
III. A Cadeira Vermelha e Azul antecipa o funcionalismo que influenciaria a orientação da Bauhaus nos anos seguintes, evidenciado pelas formas geométricas que descartam a necessidade de adornos e pela ênfase nos aspectos ergonômicos, que promovem conforto e segurança à função de sentar.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Quando um cliente deixa claro no seu programa de necessidades que precisa de um espaço que transmita uma sensação de movimento, energia e mais calor, o designer de interiores deve pensar em um espaço que contenha a presença das cores:
Azul, verde e roxo.
Amarelo, azul e roxo.
Branco, preto e cinza.
Laranja, amarelo e vermelho.
Preto, marrom e bege.
Devido às variações significativas nas dimensões corporais individuais, as “médias” são obviamente pouco usadas pelos arquitetos e designers, sendo necessário então trabalhar com essa gama de variação. Estatisticamente, demonstrou-se que, em qualquer grupo populacional dado, as medidas do corpo humano são distribuídas numa faixa média, enquanto um número menor de medidas extremas situa-se nas duas pontas do espectro. Recomenda-se, nos dimensionamentos de projeto, não adotar os extremos das duas pontas e trabalhar com 90% do grupo populacional em questão. A maior parte dos dados antropométricos é frequentemente expressa em percentis. Diante do exposto, considere:
I. Percentis indicam a percentagem de pessoas dentro da população que tem uma dimensão corporal de um certo tamanho ou menor.
II. Para fins de estudo, a população é dividida em 100 categorias percentuais da maior para a menor em relação a algum tipo específico de medida corporal.
III. O primeiro percentil de estatura ou altura, por exemplo, indica que 99% da população estudada teriam altura/estaturas maiores.
IV. O percentil 95 indicaria que somente 5% da população estudada teriam alturas maiores e que 95% dessa população teriam a mesma altura ou menores
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
IV, apenas.
As instalações efêmeras têm caráter temporário, o que permite o exercício do experimental e do artístico, proporcionando que os profissionais abordem temas sociais, urbanos e ambientais. Algumas dessas instalações podem levantar questões que conduzem à reflexão e a mudanças comportamentais na sociedade.

Imagem 1: Espaço de lazer na cidade de Milão.
Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/975279/14-instalacoes-efemeras-que-trazem-novasreflexoes-para-os-espacos-coletivos. Acesso em: 05 jul. 2022.

Imagem 2: Cinema na escada na cidade de Maputo, Moçambique.
Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/975279/14-instalacoes-efemeras-que-trazem-novasreflexoes-para-os-espacos-coletivos. Acesso em: 05 jul. 2022.
Observando as imagens apresentadas e considerando o entendimento sobre instalações efêmeras, avalie as afirmações a seguir.
I. As instalações apresentadas se apropriaram dos espaços de forma a provocar uma nova relação com o usuário.
Il. Nas instalações efêmeras, os materiais devem ser pensados, preferencialmente, de forma a permitir a sua montagem e desmontagem com reaproveitamento total e/ou parcial.
III. Em espaços efêmeros, o perfil de usuários pode variar consideravelmente e, por essa razão, o briefing torna-se dispensável.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Um quarto para crianças deve ser pensado para crianças, não é verdade? Parece Óbvio, mas, na prática, é comum que o adulto, ao solicitar um projeto de design, pense no mundo de acordo com sua perspectiva e deixe de considerar as necessidades da criança. Para mudar isso, arquitetos e designers têm utilizado, cada vez mais, o método Montessori, desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori (1870-1952). A italiana revolucionou a educação ao propor uma forma de ensinar que prezasse pela autonomia e pelo desenvolvimento natural dos pequenos, de acordo com o ritmo deles. Sendo assim, o quarto “montessoriano”, por definição, deve ser planejado de forma a permitir a circulação e a exploração do ambiente pela criança, sem abrir mão da segurança dela.

BARROS, L. Quarto montessoriano: o que é e como montar um em casa. Disponível em: https://globo.com.br/. Acesso em: 14 jul. 2022 (adaptado).
Considerando o tema apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de interiores deve manter-se constantemente atualizado, conhecendo diferentes temas que influenciem seu campo de atuação.
PORQUE
Il. Com um bom projeto de interiores, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas e estimular sensações e autonomia, como no caso dos quartos infantis que seguem o princípio montessoriano.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As cores proporcionam conforto visual e psicológico. Conforme a teoria de Newton (disco de Newton de doze cores), quando misturadas, resultam em quais cores?
A branca e as secundárias surgem da mistura de primárias.
A preta e as secundárias surgem da mistura de primárias.
A cinza e as terciárias surgem da mistura de primárias.
Bege e terciárias surgem da mistura de secundárias.
Areia e secundárias surgem da mistura de primárias.
Ao anteparo feito de peças de madeira dispostas em forma de xadrez, colocado na frente de uma janela ou extremidade de saliência abalcoada, com o objetivo de obter uma área sombreada da qual se pode olhar para o exterior sem ser visto, é conhecido como _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Cobogó
Elemento vazado
Lambri
Muxarabi
Na arquitetura de interiores, todo ambiente tem um estilo. A palavra estilo designa o mobiliário, a decoração, o ambiente, o espaço, o compartimento arquitetônico e o design criado e usado em determinadas épocas. Atualmente, o estilo se refere à maneira de ambientar, definida por várias razões. Pode ser um comportamento jovem, um pensamento de vanguarda, uma atitude sofisticada ou uma vontade de aparentar um status social. Hoje em dia é inadmissível uma casa inteiramente em um único estilo. Em muitos casos, a combinação do antigo com o novo, do arrojado com o clássico, tem sido as opções que estão valorizando as vantagens da modernidade, resgatando o requinte da antiguidade e do tradicional. Sabemos que fazer arquitetura de interiores é uma atividade que requer muita atenção, isto por causa dos diferentes estilos de design de interiores. O estilo de vida, a personalidade e as predileções dos usuários que irão utilizar os ambientes de interiores devem ter coerência com o estilo dos ambientes arquitetônicos. Existe uma gama muito variada de estilo, sendo mais comuns os estilos High-Tech, Rústico, Oriental, Kitsch, Tropical, Clean e Palaciano. Em relação aos estilos da arquitetura de interiores, assinale a alternativa INCORRETA.
Pisos e forrações de paredes em materiais nobres, detalhes dourados, tecidos suntuosos e rodameios em todos os ambientes, lustres de cristais, além de móveis, pratarias e quadros de épocas são elementos típicos que compõem o estilo Palaciano.
Rústico é um estilo que pode incluir móveis no estilo country. É um estilo simples, mas aconchegante, pois tem um aspecto artesanal, com sofisticação. Elementos como tapetes de sisal, estampas florais, quadros de flores e cenas de caça são típicos deste estilo
No estilo High-Tech, as novidades eletrônicas predominam. Computadores controlam quase tudo, desde aquecedores, ar condicionado, até persianas automatizadas. Os mobiliários em geral têm aspecto metálico fosco. Há muita interatividade digital entre usuário e dispositivos, como TV, telões, projetores, som, luzes, que podem ser controlados por centrais multimídias a fim de toda esta interatividade.
O Clean é um estilo na arquitetura de interiores caracterizado pelo exagero de cores e formas. Este estilo utiliza muitos móveis de estilos diferentes. Na aplicação das cores deste estilo, o branco e os tons crus não são utilizados, sendo preferencialmente empregadas as cores fortes e vibrantes. Formas geométricas, desenhos complexos e gravuras extremamente coloridas também são as marcas e os elementos típicos deste estilo.
A inovação trouxe muitas opções para um design mais flexível nos mais diversos tipos de uso. Sobre essas inovações considere os itens a seguir:
I- Em escritórios: Móveis ajustáveis remontáveis possuem maiores chances de fornecer flexibilidade para ambientes de trabalho, permitindo personalização e fácil substituição de peças individuais.
II- Em residências: Paredes em drywall que podem ser modificadas para criar mais espaços quando as crianças crescem e precisam de seus próprios quartos.
III- Em hospitais: São ambientes onde ocorrem muitas mudanças. Prever mobiliários médicos flexíveis, assim como solicitar do arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico que ele preveja uma arquitetura mais flexível ajudará a manter os espaços altamente úteis a longo prazo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Nenhuma das alternativas.
Arquitetura de Interiores é a intervenção detalhada nos ambientes internos e externos que lhe são correlatos, definindo uma forma de uso do espaço para adequação às necessidades de utilização. A respeito desse tipo de intervenção, considere as informações a seguir:
I. É um arranjo do espaço interno sem alteração do espaço arquitetônico original, sem modificação nas instalações hidráulicas e elétricas ou ar condicionado.
II É um arranjo do espaço interno criado pela disposição de mobiliário não fixo, obras de arte, cortinas e outros objetos de pequenas dimensões.
III. Implica em alterações como modificação na estrutura.
IV. Implica em alterações como modificação na divisão interna com adição e retirada de paredes.
Está correto o que se afirma APENAS em
Para o projeto de Arquitetura de Interiores de um hotel é importante levar em conta a categoria econômica na qual o hotel está enquadrado, pois as dimensões do mobiliário irão variar conforme sua categoria. Mas, independentemente do tipo de hotel e de sua categoria, a maior parte dos apartamentos são constituídos por vestíbulo de entrada, quarto e banheiro.
-
Observando os leiautes a seguir, analise as afirmativas.
-
-
Figura 1. Planta tipo de apartamento padrão econômico. ______________Figura 2. Planta tipo de apartamento padrão superior.
-
Fonte: ANDRADE, Nelson; DE BRITO, Paulo Lúcio; JORGE, Wilson Edson. Hotel: Planejamento e Projeto. 6ª ed. São Paulo: Editora SENAC; 2003.
-
I. Apesar da Figura 1 ser de apartamentos de padrão econômico, a configuração do leiaute é similar ao dos apartamentos da Figura 2, que é de apartamentos de padrão superior. A variação do leiaute está nas dimensões do mobiliário e áreas livres para circulação.
II. Em ambos os apartamentos se nota que há pontos de iluminação próximo às cabeceiras das camas, elemento importante para o leiaute de apartamentos de hotéis.
III. No apartamento de casal do padrão superior as dimensões da cama são de uma cama do tipo King.
IV. Independente do padrão do apartamento, o ideal é prever uma largura mínima de 80 cm para circulação entre a extremidade da cama e a cômoda à sua frente, deixando esse eixo de circulação à frente da cama livre desde o vestíbulo de entrada.
V. As dimensões dos apartamentos de ambas as figuras se referem ao tipo predominante de leiaute adotado pela maioria das cadeias de hotéis, onde é possível ter a flexibilidade de uso, combinando quartos com camas de casal e quartos com duas camas.
-
Está correto o que se afirma em
IV e V, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Nos últimos anos aumentou a quantidade de lançamentos imobiliários de edifícios de apartamentos conjugados, conhecidos atualmente como estúdio. Se trata de apartamentos compactos, onde o leiaute é fundamental para garantir a funcionalidade do apartamento. Sendo assim, é muito importante a contratação de um profissional para a elaboração de um projeto de arquitetura de interiores. Em relação à planta com leiaute de um apartamento estúdio como o da figura a seguir, não é correto afirmar que:
-

Apesar do apartamento ser compacto, é possível setorizar o leiaute de forma a preservar a área de dormir (quarto).
Para a elaboração do leiaute de um apartamento compacto como o estúdio, a proporção entre mobiliário e espaço é um elemento fundamental. Ou seja, projetar o mobiliário no tamanho adequado para o espaço é essencial.
No apartamento estúdio não há paredes de vedação dividindo os ambientes. Sendo assim, a setorização deve acontecer por meio do mobiliário, ou seja, do leiaute.
Trata-se de apartamento integrado e racional, onde o morador tem um imóvel compacto, não sendo possível prever as funções necessárias à um apartamento. Por isso é ideal para pessoas solteiras.
Nos ambientes pequenos, como os dos apartamentos estúdios, móveis de grandes dimensões ou grande quantidade de mobiliário, fazem os espaços parecerem ainda menores, gerando uma sensação de que o apartamento é menor do que é de fato.
A subdivisão de uma cozinha se apoia em 3 setores de trabalho.
Para cozinhas que têm portas de serviço voltadas para o exterior da unidade, na concepção do leiaute é mais funcional ter próximo à entrada
armários
geladeira
bancada de lavagem
equipamento de cocção
bancada seca ou mesa
O pé direito de 2,20 m é inadequado para ambientes de escritório.
Certo
Errado
O passo a passo de um projeto de interiores pode ser resumido em
definição do programa, desenhos preliminares, apresentação de amostras, desenhos detalhados, especificações, definição de fornecedores, contratação de empreiteiros.
contratação de empreiteiros, definição de fornecedores, escolha das plantas, definição do programa, entrega dos desenhos.
elaboração de detalhes, definição de fornecedores, definição de amostras, desenhos preliminares.
definição de fornecedores, contratação de empreiteiro, elaboração de desenhos, definição do projeto.
especificação dos materiais, apresentação de amostras, definição de fornecedores, contratação de empreiteiro.
Considerando que as bancadas de trabalho doméstico em pé devem se adequar a homens e mulheres adultos, sua dimensão vertical deve variar em torno de
500mm e 600mm.
650mm e 750mm.
850mm e 950mm.
1100mm e 1200mm.
1250mm e 1350mm.