Imagem de fundo

Considere o texto a seguir. Todas as artes são regidas por...

Considere o texto a seguir.


Todas as artes são regidas por princípios imutáveis, leis fundamentais que não dependem do tempo nem da latitude. As medidas de proporção e equilíbrio, na forma ou na cor, decorrem do que chamamos sentir. Quando as sensações do mundo externo transformam-se em impressões cerebrais, nós ‘sentimos’; para que sintamos de maneira diversa, cúbica ou futurista, é forçoso ou que a harmonia do universo sofra completa alteração, ou que o nosso cérebro esteja em ‘pane’ por virtude de alguma grave lesão.

LOBATO, Monteiro. Ideias de Jeca Tatu. São Paulo: Globo, 2008.


O trecho acima foi extraído do famoso artigo escrito por Monteiro Lobato em 1917 como resposta a uma exposição da pintora Anita Malfatti. Ele expressa uma posição de


A

apoio ao desenvolvimento de novas formas estéticas pela arte moderna, promovendo uma evolução na expressão artística.


B

defesa da manutenção dos valores clássicos e acadêmicos na arte, ressaltando a importância das leis fundamentais de proporção e equilíbrio.


C

apreciação da capacidade artística de transformar desordens mentais em expressões criativas, enriquecendo a arte com novas perspectivas.


D

argumentação de que a verdadeira beleza e conhecimento residem na ciência, minimizando o valor da arte como forma de compreensão do mundo.


E

valorização dos estados alterados de consciência como meios legítimos para alcançar novas formas de percepção e expressão artística.