Questões de Concurso de Área: Fotografia/Fotógrafo - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1067622

Concurso

Questão 21

Nível

Com relação ao comportamento da luz na iluminação de objetos para registros fotográficos, é correto afirmar que
  • A. a iluminação por luz de vela é um exemplo de incidência de luz suave sobre um objeto.
  • B. quanto maior é o tamanho aparente da fonte de luz, mais dura é a sombra resultante nos objetos iluminados por ela.
  • C. a luz dura resulta em um contorno nítido de sombra no objeto iluminado, com transição entre luz e sombra facilmente identificável.
  • D. a variação do tamanho aparente de uma fonte de luz não interfere nos níveis de suavidade e dureza da luz.
  • E. o uso de um difusor de luz serve unicamente para converter uma luz suave em luz dura.

Questão de Concurso - 1067623

Concurso

Questão 22

Nível

Nas composições fotográficas e seus elementos gráficos,
  • A. que resulte na percepção visual de profundidade, é necessário trabalhar a fotografia em um único plano.
  • B. o enquadramento de uma boa fotografia necessita desfocar o principal elemento visual da composição.
  • C. repetições visuais e padrões devem ser evitados no enquadramento por impedirem a construção de uma composição atrativa ao olhar.
  • D. elemento distrativo é sinônimo de foco visual.
  • E. os elementos principais se organizam tendo como referência o meio da imagem, na composição radial.

Questão de Concurso - 1200050

Concurso Professor - Área: Artes Plásticas 2019

Questão 21

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

A fotografia, no processo de ensino e aprendizagem, pode se dirigir à experimentação do olhar, novas formas de ver o mundo.

Antes de iniciar um projeto de fotografia com os alunos, o professor poderá mostrar como este espaço de pesquisa está presente na obra de fotógrafos e artistas brasileiros como é o caso de:

  • A.

    Vik Muniz, que realizou ensaios temáticos como Êxodos.

  • B.

    Rosangela Rennó, considerada um das pioneiros da fotografia documental.

  • C.

    Sebastião Salgado, que se torna conhecido pelas fotografias de fachada em ângulo frontal.

  • D.

    Geraldo de Barros, que aproximando fotografia e arte, cria cenas a partir de interferências realizadas no negativo, como corte, perfuração e sobreposição de imagens.

  • E.

    Thomas Farkas, que compõe imagens com materiais normalmente instáveis e perecíveis sobre uma superfície e fotografa.

Questão de Concurso - 1067635

Concurso

Questão 34

Nível

Em fotografia, o Flash embutido
  • A. tem uso mais complexo em relação a qualquer outro tipo de Flash, sendo destinado especificamente ao uso profissional.
  • B. dispara de maneira uniforme e em uma única direção.
  • C. é uma fonte de luz difusa e se caracteriza por necessitar de baterias externas para funcionar.
  • D. utiliza a alimentação da câmera e tem como principal característica emitir uma luz mais forte do que a luz fornecida pelas opções externas de Flash.
  • E. emite um feixe de luz que não permite causar sombras na lente da câmera digital, ao contrário do que acontece com o uso dos Flashes externos.

Questão de Concurso - 1067636

Concurso

Questão 35

Nível

Em fotografia, deve-se considerar que o Flash
  • A. dedicado é pouco versátil, porque não pode ser dobrado em diferentes ângulos e nunca permite o estabelecimento de comunicação com o aparelho.
  • B. "Cabeça-de-Martelo” se caracteriza por ser interno (ou seja, é sempre acoplado ao corpo da câmera digital).
  • C. anelar para macro é uma fonte de luz dura e intensa que proporciona uma iluminação disforme.
  • D. externo tem como característica principal a baixa capacidade de emissão de luz.
  • E. incorporado ou embutido geralmente pode ser desligado nas configurações das câmeras digitais que o disponibilizam.

Questão de Concurso - 1067637

Concurso

Questão 36

Nível

O modelo de cores aditivas RGB é usado na reprodução de cores de dispositivos eletrônicos como monitores, câmeras digitais e scanners. Nesse modelo, cada canal é representado por um valor inteiro variando de
  • A. 0 a 128 (decimal) ou seja, cada canal pode ter uma variação de 128 tons possibilitando 8.388.608 variações de cores possíveis.
  • B. 0 a 255 (HEX 0 a FF) ou seja, cada canal pode ter uma variação de 256 tons possibilitando 32.777.218 variações de cores possíveis.
  • C. 0a 255 (HEX 0 a FF) ou seja, cada canal pode ter uma variação de 512 tons possibilitando 64.108.864 variações de cores possíveis.
  • D. 0 a 512 (HEX 0 a FF) ou seja, cada canal pode ter uma variação de 512 tons possibilitando 128.217.728 variações de cores possíveis.
  • E. 0a 255 (HEX 0 a FF) ou seja, cada canal pode ter uma variação de 256 tons possibilitando 16.777.216 variações de cores possíveis.

Questão de Concurso - 1177739

Concurso Professor - Área: Artes 2018

Questão 35

Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON UEPB)

Nível Superior

A partir da invenção da fotografia, em 1826, vários pintores brasileiros tiveram a influência das imagens capturadas pela máquina fotográfica nos seus processos de criações. A pintura de paisagens, retratos de pessoas, cenas de ambientes e de objetos, etc., adquiriram uma tendência mais realista e natural.

Observe as obras abaixo:


Assinale na sequência os nomes CORRETOS dos pintores das respectivas telas acima.

  • A.

    1) Almeida Júnior; 2) Belmiro de Almeida; 3) Rodolfo Amoedo.

  • B.

    1) Belmiro de Almeida; 2) Rodolfo Amoedo; 3) Almeida Júnior.

  • C.

    1) Rodolfo Amoedo; 2) Almeida Júnior; 3) Belmiro de Almeida.

  • D.

    1) Belmiro de Almeida; 2) Almeida Júnior; 3) Rodolfo Amoedo.

  • E.

    1) Almeida Júnior; 2) Rodolfo Amoedo; 3) Belmiro de Almeida.

Questão de Concurso - 1157934

Concurso UFPE Técnico em Artes Gráficas 2018

Questão 43

Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)

Nível Médio

Considere as noções de produção e reprodução gráfica para analisar as seguintes afirmações.

1) Uma fotografia é a captura da luz, filtrada por uma lente. Então, a fotografia é uma mídia analógica, pois depende de processos químicos para ocorrer.

2) A reprodução analógica de uma imagem pressupõe perda de informação inerente ao processo a que ela for submetida.

3) A vantagem das mídias digitais é que, por consistir de um conjunto de dados, a sua reprodução não deteriora o arquivo.

4) Há dois tipos de reticulagem: a de amplitude modulada (AM) e a de frequência modulada (FM). A reticulagem FM é a mais utilizada, e é aquela em que os pontos são organizados de forma regular, mas variam em tamanho.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    3 e 4.

  • C.

    2 e 4.

  • D.

    2 e 3.

  • E.

    1 e 4.

Questão de Concurso - 961100

Concurso Câmara de Salvador Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência 2017

Questão 45

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Com base no texto e na imagem, a opção que descreve corretamente a "fotografia militante" de Sebastião Salgado é:

  • A. o fotógrafo prioriza fotos em preto e branco por considerá-las mais respeitosas com os dramas sociais que retrata;
  • B. a fotografia documental de Salgado objetiva imortalizar o instante, oferecendo um registro fidedigno do mesmo;
  • C. para o fotógrafo, a câmera captura a beleza do mundo, emocionando os espectadores;
  • D. o olhar do fotógrafo aproxima o observador da realidade, ao retratar de forma espontânea situações cotidianas;
  • E. as fotografias de Salgado convidam a refletir acerca de problemas sociais, com fotos diretas e impactantes.

Questão de Concurso - 1147257

Concurso IFPE Técnico de Laboratório - Área: Computação Gráfica 2019

Questão 18

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Nível Médio

Entre as várias técnicas fotográficas, o Panning se destaca por capturar uma imagem com quais características?

  • A.

    Um elemento da imagem aparece desfocado e o plano de fundo aparece borrado, construindo a ilusão de movimento.

  • B.

    Um elemento da imagem aparece congelado, enquanto outros elementos ficam borrados, construindo a ilusão de movimento.

  • C.

    Um elemento de luz é colocado borrado na imagem, enquanto o plano de fundo é capturado com pouca luminosidade.

  • D.

    Um elemento da imagem cria uma silhueta escura, enquanto o plano de fundo é retratado com alta luminosidade.

  • E.

    Um elemento da imagem é centralizado, enquanto há uma distorção da luz que reflete diretamente na lente