Questões de Concurso de História da Arte - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1177918

Concurso SEC Professor - Área: Língua Portuguesa 2017

Questão 26

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere o diálogo escrito por Brecht entre Galileu e seu jovem criado e aluno Andrea.


G – Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver. (Galileu põe uma bacia de ferro no centro do quarto.) Bem, isto é o Sol. Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé, atrás dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?

A – À esquerda.

G – Como fazer para ele passar para a direita?

A – O Senhor carrega a bacia para a direita, claro.

G – E não tem outro jeito? (Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia volta com ele.) Agora, onde é que o Sol está?

A – À direita.

G – E ele se moveu?

A – Ele, não.

G – O que é que se moveu?

A – Eu.

G – (berrando) Errado! A cadeira!

A – Mas eu com ela!

G – Claro. A cadeira é a Terra. Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que ao meio-dia o sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto?

(Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/galileu/a_vida_de_galileu_2012_03_19.pdf)


A teoria que Galileu tentava explicar para seu jovem aluno e que Brecht representa de forma dramática no ato da peça é o


  • A.

    Antropocentrismo.

  • B.

    Geocentrismo.

  • C.

    Heliocentrismo.

  • D.

    Evolucionismo.

  • E.

    Criacionismo.

Questão de Concurso - 1215636

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Professor de Educação Básica - Área Artes 2019

Questão 57

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Em seu livro, História social da arte e da literatura, Arnold Hauser, para desenvolver o conceito de barroco, aponta os estudos de Wölflin. Este desenvolve um sistema de pares de antinomias que mostram o mesmo sentido de uma concepção de arte mais estrita para uma arte mais livre, com a exceção de um desses pares.


Tomando como base a observação de Hauser sobre os estudos do barroco, empreendidos por Wölflin, a antinomia que age como exceção na caracterização deste conceito estético é


  • A.

    clareza e ausência de clareza.

  • B.

    multiplicidade e unidade.

  • C.

    forma fechada e aberta.

  • D.

    linear e pictórico.

Questão de Concurso - 1200055

Concurso Professor - Área: Artes Plásticas 2019

Questão 26

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Ao falarmos da luz na História da Arte, é correto afirmar que:

1. Leonardo da Vinci, em seu Tratado de Pintura, desenvolve a ideia de que a pintura é um efeito e uma composição de sombra e luz.

2. Na escultura não existe qualquer pré-consideração da luz.

3. Com Caravaggio, surge uma arte de violentos contrastes de luz e sombra.

4. Para os impressionistas, a cor é o resultado da incidência da luz solar, não sendo captada pelos olhos de quem a vê, mas sempre uma cor fixa e única para todos.

5. Na gravura Cristo curando os enfermos, de Rembrandt, a luz, o contraste formal entre o claro e o escuro, é o elemento visual predominante na composição da imagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Questão de Concurso - 1203243

Concurso Professor de Educação Básica - Área Artes 2019

Questão 22

Instituto Avança São Paulo (Avança SP)

Nível Superior

No que se refere ao ensino da arte no Brasil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Na escola autoritária, o aluno é responsável pelo seu próprio conhecimento.

II – Na escola nova, o ensino da Arte tinha como finalidade inserir elementos socioculturais, psicológicos, filosóficos e teológicos.

III – Na escola tradicional, eram valorizadas sobretudo as habilidades manuais; o ensino da Arte era marcado pelo domínio técnico.

  • A.

    Apenas o item I é verdadeiro.

  • B.

    Apenas o item II é verdadeiro.

  • C.

    Apenas o item III é verdadeiro.

  • D.

    Apenas os itens I e II são verdadeiros.

  • E.

    Apenas os itens II e III são verdadeiros.

Questão de Concurso - 1192053

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Artes 2019

Questão 41

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

“Os movimentos de Pollock ao pintar e bater a tinta pareciam uma dança, ativando o braço, o ombro e o torso mais do que, como de hábito entre os pintores, o pulso e os dedos, sempre seu ponto fraco quando estudante (…). Seu transe, fundamentado nas profundezas inconscientes, assemelhava-se ao automatismo surrealista, uma prática literária que nunca havia sido bem-sucedida na pintura” (PAGLIA, Camile; Imagens cintilantes, 2014, p. 144). Esse procedimento de Jackson Pollock (1912 – 1956) tornou-se conhecido como:

  • A. live action.
  • B. light painting.
  • C. action painting.
  • D. chroma key.
  • E. Arts and Crafts.

Questão de Concurso - 1192409

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Artística 2019

Questão 42

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

“O neoclassicismo (novo classicismo) se inspirou nas então recentes escavações de Herculano e Pompeia, antigas cidades balneárias enterradas pela erupção do Vesúvio. Houve uma súbita febre de antiguidade, que influenciou tudo, da moda à decoração de interiores” (PAGLIA, Camile. Imagens cintilantes, 2014, p. 79).

Nesse período, há uma imagem célebre de uma pintura neoclássica nomeada:

  • A.

    “Les Demoiselles D`Avignon”, de Pablo Picasso.

  • B.

    “Composição com vermelho, azul e amarelo”, de Piet Mondrian.

  • C. “Vênus ao espelho”, de Ticiano.
  • D. “A Morte de Marat”, de Jacques-Louis David.
  • E. “Cilada de Deus”, de Laocoonte.

Questão de Concurso - 1192417

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Artística 2019

Questão 47

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

No final do século XX, o artista Edson Barrus enfrenta criticamente a questão racial com o projeto “Cão Mulato”. Na arte brasileira da segunda metade do século XIX, também há uma importante alegoria sobre tema semelhante, expressa no trabalho de:

  • A.

    A Redenção de Cã, de Modesto Brocos (1895).

  • B.

    Sócrates afastando Alcebíades do Vício, de Pedro Américo (1864).

  • C.

    Arrufos, de Belmiro de Almeida (1887).

  • D.

    Caipira picando fumo, de Almeida Júnior (1893).

  • E.

    O óbulo da viúva, de João Zeferino da Costa (1876).

Questão de Concurso - 1203355

Concurso Professor de Educação Básica - Área Artes 2019

Questão 35

Instituto Avança São Paulo (Avança SP)

Nível Superior

No que se refere ao Realismo, assinale a alternativa correta:

  • A.

    surgiu na Espanha, no século XIX, e se estendeu apenas à região da Península Ibérica.

  • B.

    Surgiu na França, nas últimas décadas do século XIX, em reação ao romantismo.

  • C.

    Surgiu na França, nas últimas décadas do século XIX, em apoio ao romantismo.

  • D.

    Surgiu na Inglaterra, nas últimas décadas do século XVIII, em oposição à arte real

  • E.

    Surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, opondo-se ao modernismo.

Questão de Concurso - 1203368

Concurso Professor de Educação Básica - Área Artes 2019

Questão 39

Instituto Avança São Paulo (Avança SP)

Nível Superior

No que se refere ao Suprematismo, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Foi uma arte de escola canadense que exerceu profunda influência no pensamento teórico da Escola de Frankfurt.

  • B.

    É um movimento coreano de arte figurativa que dá apoio à arte popular fruto do socialismo.

  • C.

    O termo refere-se à teoria da inclusão sexual na arte.

  • D.

    Foi um movimento artístico fundado por Hans Berger Schulzer.

  • E.

    Apresenta como uma das principais obras o “Quadrado Negro sobre Fundo Branco”, datado de 1913.

Questão de Concurso - 1142810

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Arte 2017

Questão 41

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Se considerarmos, a título de recorte temático, a apropriação de objetos do cotidiano um procedimento recorrente na produção da arte do século XX, é possível ordenar uma série de artistas que, por meio deste procedimento, criaram trabalhos relevantes, principalmente para pensarmos as transformações culturais ocorridas a partir da primeira revolução industrial, visto que boa parte destes objetos são industrializados e, em um primeiro momento, não eram associados às técnicas ligadas às artes de modo geral. Um exemplo seria __I__ , que cunha o termo ready-made para objetos de arte, cuja denominação e conceituação, enquanto arte, pode prescindir do fazer manual. A ideia de um conjunto de objetos que recolhidos passam a abrigar novos significados também está presente na obra de __II__ , em que uma espécie de inventário do mundo vai sendo organizado, segundo ele próprio, para o dia do Juízo Final, por meio não apenas do recolhimento e apropriação de objetos, mas também pela ordenação das coisas por meio de listas de seus nomes.


Os artistas que correspondem às lacunas I e II são, correta e respectivamente,

  • A. Francis Picabia - Arthur Bispo do Rosário
  • B.

    Marcel Duchamp - Arthur Bispo do Rosário

  • C.

    Man Ray - José Antônio da Silva

  • D.

    Man Ray - Manuel Galdino de Freitas

  • E.

    Marcel Duchamp - José Antônio da Silva