Questões de Concurso de Intervenção, Performance e Instalação - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1109003

Concurso IFPR Professor - Área: Artes 2019

Questão 37

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro (FAU UNICENTRO)

Nível Superior

Sobre diferentes abordagens em poéticas participativas na arte a partir do século XX, tem-se que:

  • A.

    A música intuitiva de Stockhausen tem como principal característica a participação do público enquanto agente no processo de improvisação.

  • B.

    A arte buscou espaços alternativos às instituições de arte em função única da busca por aumento de público.

  • C.

    O contato improvisação tem como objetivo o destaque de um solista, enquanto outros improvisadores atuam como base do processo.

  • D.

    O poema de Baudelaire, Cent mille milliards de Poèmes foi um marco da abertura para interação com os leitores na poesia.

  • E.

    A performance art tem como característica a possível interação e atuação do público no processo artístico.

Questão de Concurso - 895322

Concurso

Questão 13

Nível

Rotular e definir a dança de espetáculo torna-se cada vez mais difícil, devido ao processo de hibridez que vem acontecendo nesse campo e nas artes cênicas de um modo geral. Com relação a isso, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A dança contemporânea é sempre, e fundamentalmente, apresentada com dramatização teatral.

( ) Performance e performance art vêm acontecendo no Brasil aproximadamente desde a década de 1960, promovendo uma fusão de linguagens artísticas.

( ) Performance é um termo que refere-se à expressão cênica, presente em todas as formas de arte.

( ) Com a dança expressionista alemã, vemos a ruptura de binários como dança/teatro, corpo/ mente e movimento/texto.

( ) A dança contemporânea é abrangente, incluindo dança-teatro, técnicas de artistas específicos, improvisações estruturadas, instalações e outras linhas estéticas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

  • A. V, F, F, V, F
  • B. F, F, V, F, V
  • C. F, F, F, V, V
  • D. V, F, F, F, V
  • E. F, V, V, F, F

Questão de Concurso - 1076823

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica - Área: Artes 2010

Questão 54

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O estudo sobre a ruptura das tradições das linguagens artísticas envolve a compreensão do uso de novos meios, os procedimentos de processos de criação e as diferentes linguagens artísticas. Desta ruptura, destacam-se:

  • A.

    o declínio da aura da arte moderna e a permanência da imaterialidade por meio da arte do virtual.

  • B.

    a música produzida pelos DJs, o hip-hop, a pintura naturalista, o mosaico, o canto gregoriano.

  • C.

    a instalação, o site specific, os musicais, a commedia del arte, a dança contemporânea.

  • D.

    a passagem do chassi para a obra diretamente sobre a parede, do pedestal para o objeto, do corpo como suporte físico da ação para o happening planejado no aqui-agora com rigor.

  • E.

    a música produzida pelos DJs, o teatro-dança, o hiphop, a instalação e o site specific.

Questão de Concurso - 1075614

Concurso SEE SP Professor - Área: Artes 2010

Questão 75

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A fotografia abaixo mostra a obra Gabiente do Dr. Estranho, um estúdio-jaula.

Nessa jaula com instrumentos, o músico Livio Tragtenberg maneja sons colhidos da participação dos visitantes ou que podem ser enviados diretamente ao artista por e-mail. Livio se transforma em Dr. Estranho e compõe sua sinfonia com cacos de sons variados, tão estranhos quanto o mundo em que vivemos e tão estranhos quanto a paisagem sonora que nos rodeia hoje. (Jardel Dias Cavalcanti. 29a Bienal de São Paulo: a política da arte. http://www.digestivocultural.com. Acessado em 30.10.2010). Essa proposição de Tragtenberg aponta a contaminação entre linguagens artísticas, por ser uma

  • A.

    instalação sonora e performática.

  • B.

    música eletroacústica com mistura de sons.

  • C.

    happening e paisagem sonora.

  • D.

    música contemporânea e eletrônica.

  • E.

    obra interativa com ilha de edição musical.

Questão de Concurso - 1096550

Concurso Professor de Educação Básica III - Área Educação Artística no Ensino Fundamental 2011

Questão 38

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

“Termo aplicado hoje, na maioria dos casos, a um desenho ou a uma inscrição gravados, pintados ou desenhados em uma parede.” Esta é a definição de Ian Chilvers para a seguinte técnica:

  • A.

    assemblages.

  • B.

    performance.

  • C.

    happenings.

  • D.

    action painting.

  • E.

    grafitti.

Questão de Concurso - 6992

Concurso SME Professor Adjunto de Ensino Fundamental - Área Artes 2004

Questão 15

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Sobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que

  • a.

    visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.

  • b.

    despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista.

  • c.

    visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.

  • d.

    provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem.

  • e.

    necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra.