Imagem de fundo

Segundo Gohn (2010), uma organização americana intitulada...

Segundo Gohn (2010), uma organização americana intitulada Technology Institute for Music Educators (TI:ME) elaborou um livro com estratégias para usar tecnologias na educação musical, em direta associação com os referenciais nacionais presentes nas leis daquele país. Ao todo, o autor enumera doze estratégias como sugestões para as atividades que utilizem a tecnologia na educação musical.

A estratégia que NÃO corresponde à indicação desse autor diz respeito a


A

gravar performances: softwares de gravação digital podem ser usados para registrar os alunos tocando, para audições comentadas imediatamente após as performances.


B

tocadores mp3 para exemplos musicais: com a grande capacidade de armazenamento dos aparelhos digitais de reprodução sonora, um professor pode carregar toda a sua coleção de música e usá-la em aulas.


C

websites ou blogs: a criação de um espaço virtual serve como extensão da sala de aula, para comunicações, atividades on-line e distribuição e recebimento de tarefas. Esse recurso poderá́ resultar em um estímulo para a participação dos alunos.


D

softwares para acompanhamentos: programas multipista podem ser usados para gerar acompanhamentos específicos aos estudantes de canto e de instrumentos, escolhendo os canais que devem soar e silenciando os demais.


E

formação de grupos musicais: a mistura de instrumentos musicais tradicionais com instrumentos eruditos é uma forma de desencorajar o pensamento musical criativo.