

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considere o texto abaixo:
"Desde 2016, o Brasil é considerado o epicentro das epidemias de chikungunya nas Américas, com 1,6 milhão de casos registrados, enfrentando surtos anuais da doença, segundo o artigo. Uma das razões para essa eminência do vírus no País é o grande número de pessoas suscetíveis, o clima adequado e a abundante presença do vetor do vírus − o mosquito Aedes aegypti. Contudo, a espacialidade da distribuição da doença e do vírus está condicionada à heterogeneidade do território brasileiro."
(Fonte: Jornal da USP (Adaptado). Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/a-escalada-da-chikungunya-nas-americas-37-milhoes-de-casos-em-uma-decada/> Acesso em: 29 de janeiro de 2024.).
De acordo com o texto acima, é CORRETO afirmar que:
O Brasil enfrenta surtos anuais de dengue, mas não há registros de epidemias de chikungunya desde 2016.
A espacialidade da distribuição da doença e do vírus não está relacionada à heterogeneidade do território brasileiro.
O clima é uma das razões para a eminência do vírus no Brasil.
O mosquito Aedes aegypti não é o vetor principal do vírus chikungunya no Brasil, e a presença abundante desse mosquito não contribui para a eminência do vírus no país.
Desde 2016, o Brasil não é considerado o epicentro das epidemias de chikungunya nas Américas, com apenas alguns casos isolados registrados.