Questões de Concurso sobre Rio de Janeiro

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
296 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Ponte Rio-Niterói constitui-se na maior obra do gênero já realizada no Brasil. Sua construção foi iniciada no final da década de 1960 e concluída na primeira metade da década de 1970. Para homenagear o Presidente da República que assinou o Decreto autorizando a obra, a Ponte Rio-Niterói passou a ser chamada também:


A

Ponte Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.


B

Ponte Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.


C

Ponte Presidente Carlos Lacerda.


D

Ponte Presidente Costa e Silva.

Entre 1850 e 1870 o que se viu no município de Valença foi um notável crescimento e uma transformação na sua estrutura, como abertura de estradas, criação da Santa Casa de Misericórdia, estruturação dos serviços da Câmara Municipal, organização do serviço judicial com a criação da Comarca de Valença, canalização de água para o centro da cidade entre outros serviços. Durante esse período, a economia de Valença se sustentava com recursos do(a):


A

exploração do comércio entre o interior do vale e a capital do Rio de Janeiro.


B

industrialização iniciada com a instalação de tecelagens.


C

alta do valor do café no mercado de exportação.


D

diversificação de produtos agrícolas para a exportação asiática.


E

turismo rural nas grandes propriedades cafeicultoras.

Imagem associada para resolução da questão

O texto descreve um movimento ocorrido em quase todo vale sul fluminense cafeicultor. Entre os motivos que justificam essa migração, pode-se apontar:


A

o fortalecimento da mão de obra imigrante, conjugado com o solo fértil do “Oeste” (terra roxa, do italiano “rossa”).


B

as técnicas de cultivo e tratamento mais tradicionais responsáveis pela diferença da quantidade produzida e pela produtividade.


C

o elevado emprego de t rabalhadores remunerados provenientes da migração intrarregional Rio-SP.


D

os investimentos do capital excedente de café em infraestrutura de transporte na Vale Sul fluminense, facilitando o deslocamento populacional.


E

a aquisição de novas terras, por pequenos proprietários imigrantes europeus, no estado de São Paulo, para a prática policultora.

Oprocesso de aquecimento da economia Valenciana seria acelerado a partir de 1910. No início do século XX acontecia uma grande expansão nos negócios ligados à indústria têxtil em todo o país, dando início a um novo ciclo econômico na história de Valença. Além das ferrovias já implantadas no município, aponte um outro fator que favoreceu esse novo ciclo.


A

O povoamento com excedentes demográficos de mão de obra especializada, adaptadas ao trabalho fabril.


B

Redes bancárias com capitais privados provenientes de excedentes do mercado de café e da imigração portuguesa instalada.


C

A sua posição geográfica em relação aos grandes mercados do Rio, São Paulo e Brasília.


D

A concentração de propriedades produtoras de algodão para fornecimento de matéria-prima para as tecelagens locais.


E

A existência no município de barragens e quedas d'água naturais com fornecimento de energia barata para o desenvolvimento industrial.

Em 12 de agosto deste ano, o mundo assistiu ao encerramento das Olimpíadas de Londres. O final da cerimônia foi destinado à apresentação da cidade que sediará a próxima edição dos Jogos Olímpicos, qual seja:


A

Chicago.


B

Moscou.


C

Paris.


D

Rio de Janeiro.


E

Brasília.

Um dos maiores eventos musicais da história do Brasil – o Rock in Rio – terá nova edição em 2011. Em que data será realizado o festival?


A

No mês de setembro, a partir do dia 25


B

Apenas entre os dias 23 e 25 de setembro.


C

Nos os dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro.


D

Entre os dias 23 e 31 de outubro.


E

Na primeira quinzena de dezembro.

Imagem associada para resolução da questão

Em janeiro de 2011, a tragédia relatada no texto ocorreu no Estado


A

de Minas Gerais.


B

do Rio de Janeiro.


C

da Bahia.


D

do Rio Grande do Sul.


E

de Santa Catarina.

Reconhecendo a necessidade de articulação dos diversos Projetos de Educação Ambiental da Bacia de Campos, RJ, o Ibama lançou, em 2006, o documento intitulado Bases para a Formulação de um Programa de E.A. para a Bacia de Campos, que remete ao documento Orientações Pedagógicas do Ibama para a Elaboração e Implementação de Programas de Educação Ambiental no Licenciamento de Atividades de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural, centrado na formulação e execução do Programa de Educação Ambiental.


No âmbito de ambos os documentos, o Programa de Educação Ambiental deverá ser construído em conjunto com


A

os pescadores que serão afetados pela atividade objeto do licenciamento, em todas as etapas do processo, não envolvendo outros grupos sociais.


B

os pescadores e com os trabalhadores das plataformas e bases de apoio marítimo e aéreo da atividade objeto do licenciamento, em todas as etapas do processo, não envolvendo outros grupos sociais.


C

os trabalhadores que atuarão nas plataformas e bases de apoio marítimo e aéreo da atividade objeto do licenciamento, em todas as etapas do processo, não envolvendo outros grupos sociais.


D

os grupos sociais dos municípios confrontantes com o Bloco Marítimo, onde ocorrerá a atividade objeto do licenciamento, em todas as etapas do processo.


E

os grupos sociais direta e indiretamente afetados pela atividade objeto do licenciamento, em todas as etapas do processo.

Levantamento apresentado no final de 2010 pela organização não-governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública causou espanto entre os brasileiros, pois, ao mesmo tempo em que apontou o estado de São Paulo como o que mais investiu nesta área, também identificou como estado que mais cortou gastos com a segurança pública justamente aquele que mais se destaca na imprensa por problemas nesta área, principalmente no que tange ao crime organizado. Trata-se:


A

Bahia.


B

Distrito Federal.


C

Rio de Janeiro.


D

Pernambuco.


E

Espírito Santo.

Uma característica marcante dos dias atuais é a mudança de orientação das passeatas populares, agora voltadas para a contestação dos regimes politicamente autoritários.


C

Certo


E

Errado

Como dado relevante para a educação do município, podemos citar que a primeira mulher agrônoma do Brasil, é de Santa Maria Madalena, com o nome de:


A

Dra. Rita de Cássia Rangel de Azevedo Coutinho.


B

Dra. Ana Trajano de Morais.


C

Dra. Zuleika Júdice de Matos.


D

Dra. Elza Barbosa Daumas.


E

Dra. Elísia Loreti.

Com base nos textos acima, expõem-se uma somatória de fatores que contribuíram para a ocorrência da tragédia. Podemos, em função disso, propor o seguinte cálculo:


A

Chuva intensa + moradias irregulares sobre o lixão + melhorias por parte do poder público em comunidades erguidas sobre o lixão + possível explosão de gás (produzido pela decomposição de lixo) = tragédia no Morro do Bumba.


B

Chuva intensa + falta de planejamento urbano + melhorias em comunidades erguidas sobre o lixão + ausência do poder público na promoção de melhorias na favela = tragédia no Morro do Bumba.


C

Deslizamento de terras + moradias irregulares sobre o morro que deslizou + melhorias em comunidades erguidas sobre o lixão + falta de melhorias nas comunidades do morro = tragédia no Morro do Bumba.


D

moradias irregulares sobre o lixão + ausência de planejamento urbano + falta de melhorias em comunidades erguidas no morro + explosão de gás = tragédia no Morro do Bumba.

De acordo com os PCNs, “a diversidade marca a vida social brasileira. Diferentes características regionais e manifestações de cosmologias ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, a organização social nos grupos e regiões, os modos de relação com a natureza, a vivência do sagrado e sua relação com o profano. O campo e a cidade propiciam às suas populações vivências e respostas culturais diversas, que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas. Os processos migratórios colocam em contato grupos sociais com diferenças de fala, de costumes, de valores, de projetos de vida.”

Frequentemente, porém, esse processo complexo presente na vida brasileira é ignorado e/ou descaracterizado. Na escola, onde a diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade, essa presença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada. São múltiplas as origens da omissão com relação à Pluralidade Cultural. (p.125).

Devido à heterogeneidade de sua população, o Brasil desconhece a si mesmo. Muitas vezes, no cotidiano escolar, tendemos a assumir estereótipos. Para superar o racismo e a discriminação presentes no dia a dia escolar, é necessário que os professores


A

discutam pluralidade cultural a partir do reconhecimento das diferenças dos próprios alunos.


B

ensinem artes, literatura e teatro para seus alunos.


C

conheçam as manifestações folclóricas de cada uma das regiões do país.


D

reconheçam as diferenças de seus próprios alunos, mas ensinem as tradições estabelecidas pelo currículo.

A “FLIP” – Feira de Literatura Internacional de Paraty – tem sido um sucesso e já possui definições para o encontro de 2010, que se realizará nos dias 4 a 8 de agosto. Em sua 8ª edição a FLIP homenageará o sociólogo Gilberto Freyre. Assinale a alternativa INCORRETA.


A

Gilberto Freyre foi o primeiro que analisou a constituição da sociedade brasileira sob a perspectiva positivista.


B

Gilberto Freyre escreveu, entre outras, as obras “Casa Grande & Senzala”, “Sobrados e Mucambos”.


C

Gilberto Freyre nasceu no Recife, no ano de 1900 e estudou na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.


D

A cidade de Paraty é uma cidade litorânea e está situada no norte do Estado de São Paulo, próxima ao Rio de Janeiro.


E

A cidade de Paraty é uma bela cidade colonial, litorânea, considerada Patrimônio Histórico Nacional.

   
Gerar simulado