De acordo com a NBC TA 706- Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente, quando o auditor independente espera incluir um parágrafo de ênfase ou parágrafo de outros assuntos em seu relatório, ele deve se comunicar com os responsáveis pela governança no que se refere a essa expectativa e à redação proposta desse parágrafo. De acordo com a norma, essa comunicação possibilita que os responsáveis pela governança
possam conversar com o auditor e tenham oportunidade de convencê-lo a modificar a sua opinião sobre os assuntos.
identifiquem os responsáveis dentro da entidade pelos assuntos tratados, de modo a avaliar como o seu trabalho está sendo realizado.
tomem ciência da natureza dos assuntos que o auditor pretende destacar e tenham oportunidade de obter esclarecimento adicional.
destaquem na seção “Relatório da Administração” alguns pontos de defesa em contraste aos assuntos específicos que serão divulgados pelo auditor.
escolham o grau de evidenciação que será dado às demonstrações contábeis, de modo que os usuários externos não julguem negativamente a entidade com base nesses assuntos.